Festival Saudosa Maloca apresenta Preta Batuque e Simoninha na Vila itororó
Dentro da celebração ao Mês do Samba, comemorado neste mês de dezembro, o Festival de Samba Saudosa Maloca apresenta, no próximo dia 13, no Galpão da Vila Itororó, na Bela Vista, uma programação especial, trazendo, mais uma vez, a Roda Saudosa, anfitriã do espaço, que desta vez tem como convidado Wilson Simoninha, além do tradicional Berço do Samba de São Mateus e da DJ Carol Selecta. O projeto integra o edital de Festivais promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia de São Paulo por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Esta 6ª edição do projeto, que terá início às 14h, com seis horas de duração, acontece, de forma extraordinária, no segundo sábado do mês, de modo a celebrar o Mês do Samba, cujo Dia Nacional é comemorado há mais de sessenta anos em 2 de dezembro. No dia 20, a Vila Itororó ainda receberá a última edição do festival no ano, com a presença do conjunto Preta Batuque.
O Berço do Samba de São Mateus surgiu no final dos anos 90 e possui dois álbuns lançados, “Berço de Samba de São Mateus” (2007) e “O samba que vem lá de São Mateus” (2015), sendo uma das rodas de samba mais tradicionais da cidade. O grupo começa a tocar às 15h, depois do “esquenta” da DJ Carol Selecta, que volta à pista logo após o término da apresentação do conjunto da zona leste de São Paulo.
Às 18h, é a vez da Roda Saudosa entrar em campo, promovendo a estreia de duas cantoras “camisa 10” do samba de São Paulo: Esmeralda Ortiz e Roberta Oliveira. Esmeralda foi organizadora, por muitos anos, do projeto Samba na Quebrada, em Pirituba, e, em 2015, lançou pelo Selo Sesc seu primeiro álbum, “Guerreira”. Já Roberta foi integrante do Kolombolo Diá Piratininga e, desde 2013, comanda o projeto Samburbano, tendo lançado, em 2020, o EP “Roberta Oliveira & o Bando de Lá” e, em 2024, o álbum “Pejí - O altar sagrado do samba”.
Como convidado especial da Roda Saudosa, o Festival de Samba Saudosa Maloca apresenta o cantor, compositor, produtor e diretor musical Wilson Simoninha, filho do ícone Wilson Simonal. Tendo a marca de seu trabalho uma musicalidade que mistura samba, soul, MPB e pop com muito suingue, o artista já realizou turnês pelos Estados Unidos, Europa e Ásia e assinou projetos como “O Baile do Simonal”, além de trilhas e campanhas publicitárias.
A Roda Saudosa é um coletivo que reúne sambistas de diferentes regiões de São Paulo e de distintos coletivos, rodas, grupos, comunidades e projetos de samba
da capital paulista. Embora alguns sejam nascidos e até morem, atualmente, em outras cidades do Estado, todos possuem destacada atuação na cena musical, especialmente do samba, na Pauliceia. Os integrantes desta edição possuem raízes e laços com bairros como Pirituba, Limão, São Mateus, Jardim Elba, Vila Penteado, Santa Cecília, Lapa e Perdizes e cidades como, além de São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Santo André e Campinas, atuando - e já tendo atuado - em coletivos/agremiações como Tirambaço, Batuqueiros e Sua Gente, Samba da Quebrada, Samburbano, Inimigos do Batente, Samba da Revoada, Charanga do França, Projeto Samba Solidário, Você Vai se Quiser e Vai-Vai, entre outros.
Redes: @smcculturasp @rodasaudosa @festivalsaudosamaloca @sambadavela @carolselecta
Programação 13 de dezembro:
14h Abertura da casa com a DJ Carol Selecta
15h Berço do Samba de São Mateus
16h DJ Carol Selecta
17h Roda Saudosa
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Wilson Simoninha
Wilson Simoninha é cantor, compositor, produtor e diretor musical, filho do ícone Wilson Simonal. Com carreira consolidada na música brasileira, já realizou turnês pelos Estados Unidos, Europa e Ásia e assinou projetos como “O Baile do Simonal”, além de trilhas e campanhas marcantes para grandes marcas. Seu trabalho mistura samba, soul, MPB e pop com muito suingue, fazendo de cada show uma grande celebração da música negra brasileira.
RODA SAUDOSA
VOZES
Esmeralda Ortiz (Da Brasilândia, vive em São Mateus - Samba na Quebrada)
Roberta Oliveira (De Campinas, vive em Pirituba - Samburbano)
VIOLONISTAS
Rodrigo Campos (São Mateus - Ganhador do 24º Prêmio da Música Brasileira na categoria Revelação)
Rodrigo Aranha (Jardim Elba - Você Vai Se Quiser)
CAVAQUINISTAS
Edu Batata (Pirituba - Projeto Samba Solidário)
BANDOLIM
Maik Oliveira (De São Bernardo do Campo, vive em Jundiaí - Regional Descendo a Serra)
SAXOFONE
Thiago França (Belo Horizonte, vive na Santa Cecília - Charanga do França)
PERCUSSIONISTAS
Simone Gonçalves (Lapa - Bateria do Vai-Vai)
Mumu de Oliveira (Santo André - Samba da Revoada)
Paulinho Timor (Perdizes - Inimigos do Batente)
Alfredo Castro (De Guarulhos, vive no Limão - Tirambaço e Batuqueiros e Sua Gente)
RODA SAUDOSA - Favor usar as fotos e videos enviadas no link
A Roda Saudosa é um encontro de gerações e tradições, um mergulho no tempo e espaço do samba paulistano. Idealizada como um espaço de celebração, reverência e continuidade, a roda propõe o resgate da memória dos grandes mestres do samba e o diálogo vivo entre o passado e o presente da cultura popular da cidade.
Com direção musical do músico, compositor e produtor cultural Paulinho Timor, a Roda Saudosa reúne grandes nomes da cena do samba paulistano, num espetáculo que celebra a diversidade de estilos, origens e trajetórias. De conjuntos clássicos da noite paulistana, como Samba da Revoada, Charanga do França, Inimigos do Batente, Batuqueiros e Sua Gente, Tirambaço, Pagoterapia, Samba de Dandara e Berço do Samba de São Mateus, a seleção é um retrato da riqueza cultural do samba de São Paulo.
A cada edição, a Roda Saudosa reserva uma participação especial, que aparece como ponte entre as gerações — podem ser mestres reverenciados, nomes emergentes que já deixaram sua marca, ou convidados-surpresa que reforçam o caráter festivo e memorável da roda.
Plural, diversa e representativa, a Roda Saudosa é um convite à escuta e à celebração — onde o tempo se dobra em música, e o samba, como sempre, continua sendo ponto de encontro, memória e resistência.
Berço do Samba de São Mateus
O Samba que nasceu no quintal se transformou em um dos maiores redutos do gênero no Brasil. Com quase três décadas de história, o projeto Berço do Samba de São Mateus foi idealizado pelos irmãos Pessoas — Yvison, Everson e Victor, integrantes do tradicional Quinteto em Branco e Preto, e se consolidou como referência cultural na região de São Mateus, Zona Leste de São Paulo.
O trabalho desenvolvido ao lado de compositores e artistas locais ganhou projeção nacional com a gravação do primeiro álbum pelo Selo Sesc, que alcançou recorde de vendas da gravadora. O reconhecimento abriu portas para uma linda turnê por festivais internacionais, além de inspirar documentários, pesquisas acadêmicas e diversas teses de TCC que destacam o impacto do Samba como ferramenta de transformação sociocultural.
Hoje, o Berço de São Matheus continua fortalecendo a cena, revelando talentos e reafirmando a importância das periferias como pulsantes centros de criação e resistência musical.
DJ CAROL SELECTA
Caroline Barbosa aka Carol Selecta é pesquisadora e DJ de ritmos afrodiaspóricos. Navega entre diversos gêneros como samba, reggae, funk, soul, r&b e hip-hop.
Conta com apresentações em Casas de Cultura, Morada Jaraguá Okênozune, Flipei, Festival Coala, Museu das Favelas e CCSP.


Comentários
Postar um comentário