Em cartaz: exposição online Quilombo do Jaó apresenta comunidade quilombola de Itapeva (SP)
Mostra virtual apresenta a história, a memória e o cotidiano de uma das mais antigas comunidades quilombolas do Estado de São Paulo
![]() |
| Helen-Cassia-de-Lima-Fogaca-em-Oficina-de-Amarracao-de-Turbantes-na-Semana-da-Consciencia-Negra.-Foto--Luiz-G.-Valcazaras |
São Paulo, 29 de dezembro de 2025 — O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo apresenta a exposição Quilombo do Jaó, disponível ao público em formato digital. A mostra propõe um mergulho na história, nos saberes e na vida contemporânea do Quilombo do Jaó, comunidade localizada em Itapeva (SP) e reconhecida como uma das mais antigas do estado. A exposição fica em cartaz até o dia 1º de fevereiro de 2026.
Com curadoria construída em diálogo entre lideranças e profissionais de educação da comunidade, Quilombo do Jaó reúne registros fotográficos e narrativas visuais que evidenciam o cotidiano, os modos de vida, as práticas agrícolas, as manifestações culturais e as lutas pela terra e pela identidade quilombola.
Fundado entre 1889 e 1897 pelo casal Joaquim Carneiro de Camargo e Josepha Paula Lima, o Quilombo do Jaó abriga atualmente mais de 300 pessoas, distribuídas em cerca de 78 famílias. A comunidade preserva saberes ancestrais, histórias de seres da cultura brasileira, além de iniciativas ligadas à educação quilombola e à economia comunitária.
A exposição também destaca a importância da Escola Municipal Quilombola Josepha de Paula Lima, referência na valorização da história e da cultura da África e da diáspora africana no currículo escolar, fortalecendo a transmissão de saberes entre gerações, como, por exemplo, a capoeira e o maculelê.
“A exposição integra o Projeto Quilombos Paulistas, desenvolvido em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo, no âmbito do Programa Conexões Museus SP, e reafirma o compromisso do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo com a valorização, a preservação e a difusão das histórias afro-brasileiras, ampliando o acesso do público por meio do ambiente virtual”, comenta Janderson Brasil Paiva, analista responsável pelo Programa Conexões Museus SP do Museu Afro Brasil.
Ao adotar o formato online, Quilombo do Jaó amplia o alcance da exposição e convida o público de diferentes regiões do país a conhecer e refletir sobre a presença, a resistência e a contribuição das comunidades quilombolas na formação social e cultural do Brasil.
![]() |
| 10.-Senhor-Roque-Camargo-Lima-apresentando-a-Casa-de-Taipa-pau-a-pique-durante-a-Semana-da-Consciencia-Negra.-Foto--Luiz-G.-Valcazaras |
Serviço:
Exposição: Quilombo do Jaó
Em cartaz até o dia 1º de fevereiro de 2026
Formato: Online (exposição virtual)
Realização: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Acesso: https://museuafrobrasil.org.


Comentários
Postar um comentário