A Composta Companhia leva literatura, poesia e música ao Sesc Ipiranga todos os sábados de dezembro

 A Composta Companhia leva literatura, poesia e música ao 

Sesc Ipiranga todos os sábados de dezembro
 

 O projeto Ocupação Literária conduz o público a uma experiência imersiva com contação de histórias, intervenções e mediação de leitura. 



Foto: Dani Souza
 

De 6 a 27/12, todos os sábados do mês de dezembro, às 16h, a Composta Companhia marca presença no Sesc Ipiranga com o “Projeto Ocupação Literária”, criando encontros sensíveis e potentes entre palavra, imaginação e respeito à natureza. A proposta convida o público a mergulhar em diferentes paisagens poéticas e redescobrir, através da literatura, o poder da escuta e imaginação.
 

Por meio de contações de histórias, mediações de leituras e intervenções literárias, a Composta Companhia une a força da literatura ao cuidado e à valorização da natureza. O projeto conta com três ações que seguem o objetivo de aproximar as crianças do universo literário a partir de temas relacionados com o meio ambiente.
 

Elementos da natureza são utilizados para remeter a ambientes naturais, a exemplo da ocupação literária Pé de Livros, em que os exemplares pendurados, em uma estrutura de bambus, ficam à disposição das crianças, que podem colhê-los como se fossem frutos de um verdadeiro ‘pé de livros’.
 

Já na contação de histórias O menino dos pés de barroque narra a história de Tico e sua amizade com uma árvore de seu quintal, os contadores convidam o público a explorar o imaginário e o poder da invenção ao utilizar galhos e folhas para reinventar brinquedos e brincadeiras. O público é convidado a participar dessa experiência lúdica e sensorial, reconstruindo, juntos, um imaginário coletivo, onde o ato de brincar também é um ato de reflorestar.
 

Em celebração à natureza, na intervenção artística Floresta em Pé, é feita a construção de uma estrutura-ninho que permite que o público suba e brinque nas alturas, resgatando a leveza e a liberdade dos seres que habitam as copas das árvores. O ambiente se preenche de música e literatura em um canto-poesia que exalta a floresta.

 

Sinopse

" Floresta em pé" 

Seres meio-bicho, meio-gente cantam e constroem uma morada de bambu itinerante, onde memória, sonho e natureza se entrelaçam. Essa instalação efêmera de varas interligadas permite subir, se pendurar e brincar nas alturas, resgatando a leveza e a liberdade dos seres que habitam as copas das árvores. O público é convidado a participar de uma experiência lúdica e sensorial, com a proposta de reflorestar o imaginário.

 

"O menino dos pés de barro" 

A história de Tico e sua amizade com Folhuda, a árvore de seu quintal que lhe dá muitos brinquedos-presentes. Ao crescer, Tico deixa o quintal e se perde em um mundo de brinquedos eletrônicos. No entanto, ele logo percebe que a verdadeira felicidade está na simplicidade e na imaginação. Tico retorna ao quintal e se torna o Menino Bonito dos Pés de Barro', comandante de sua imaginação.
 

"Pé de Livros”

 

Tem o formato de morada e aconchego. A mediação de leitura acontece em uma estrutura de bambus com diversos livros pendurados, as crianças poderão escolher, desenvolvendo assim o gosto pela leitura e autonomia, com temas relacionados a natureza propondo um reflorestamento do imaginário infantil.

 

Composta Companhia

É um coletivo artístico formado por profissionais da arte-educação que desenvolvem pesquisas e projetos em Teatro, Circo e Literatura desde 2016. Um dos pilares da Companhia é fomentar ações sustentáveis através da construção e utilização de estruturas artesanais de bambu como plataforma de atuação e promoção de atividades culturais para crianças, jovens e adultos. Dentre seus principais projetos estão: "Pé de Livros", "O Menino dos Pés de Barro", "Floresta em Pé", "Intervenção O Barão nas Árvores" e "Memórias de Sabedô".

 

Intervenção Floresta em pé 

Dia 6/12, sábado, às 16h

Quintal.

Livre. Grátis

 

Contação de histórias O menino dos pés de barro 

Dias 13 e 20/12, sábados, às 16h.

Convivência.

Livre. Grátis

 

Intervenção | Pé de livros 

Dia 27/12, sábado, às 16h.

Quintal.

Livre. Grátis.

 

Confira a programação completa em sescsp.org.br/ipiranga

 

Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga - São Paulo SP | (11) 3340-2000 

  

 

Comentários