Slam do 13 realiza grande final da temporada 2025 no Terminal Santo Amaro na segunda (01)
Evento marca encerramento do projeto “A poesia é compromisso”, que promoveu mais de 200 contratações artísticas e 26 apresentações em escolas públicas com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo
Foto tirada em julho deste ano, na edição de aniversário de 12 anos do Slam do 13 (Foto: Mel Almeida)
São Paulo, 26 de novembro de 2025 - O Slam do 13 apresenta no dia 1º de dezembro, uma segunda, a grande final da temporada 2025. Um dos coletivos mais tradicionais da literatura periférica de São Paulo estará no Terminal Santo Amaro, na zona sul da capital, e reúne os poetas vencedores para competir pelo troféu e prêmios. Além disso, o evento será o marco de encerramento do projeto “A poesia é compromisso”, realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
A atividade será aberta ao público, gratuita e contará com acessibilidade em LIBRAS. Serão disputadas duas modalidades com seus respectivos finalistas das edições que acontecem mensalmente. A “13inho” é para poemas de até 13 segundos e “13ÃO” com poemas de até três minutos.
Além de competir pelo troféu do Slam do 13, os finalistas disputarão, também, R$ 2 mil em premiações, distribuídos entre os três primeiros colocados. Subirão ao microfone nomes que se destacaram nas edições de 2025: Skynav, New Office, Sonho, King, Vinícius BDS, Tai Oliveira, Poeta CJ, Vênus, Mileny, Kimani, Bárbara Aquino e Mina VNT. Representantes de diferentes regiões da cidade, esses artistas trazem em comum a força da palavra falada como expressão de identidade, resistência e transformação social.
A final também será o encerramento do projeto “A poesia é compromisso”, realizado com o apoio do Fomento à Cultura das Periferias, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Durante dois anos de execução, o projeto movimentou a cena cultural da literatura, promovendo mais de 200 contratações artísticas e 26 apresentações em escolas públicas, que levaram a poesia e o pensamento crítico para centenas de estudantes. A iniciativa fortaleceu o papel do Slam do 13 como espaço de formação, encontro e valorização de artistas da literatura marginal contemporânea.
Para Thiago Peixoto, fundador do Slam do 13, a final será mais do que uma disputa, será uma celebração de conquistas. “O Slam do 13 é a prova da importância do investimento em cultura. Nosso projeto movimentou muito a cena, possibilitou uma aproximação fundamental da literatura com as escolas, garantiu que vários poetas tivessem sua primeira contratação artística. Estamos muito orgulhosos e empolgados para essa final, será uma grande celebração de cada uma das conquistas que alcançamos nesses últimos anos”, afirma.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Não é necessário retirar ingresso
Atração: Final da temporada 2025 – Slam do 13
Quando: Segunda (01/12), às 19h
Onde: Terminal Santo Amaro - Avenida Padre José Maria, 400, Santo Amaro
Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário