São Paulo Escola de Dança apresenta “Panapaná” em duas sessões gratuitas
Apresentação é resultado da Residência Artística da SPED com o coreógrafo bolsista Gabriel Tolgyesi, que se inspira em movimentos da Dança Moderna
Residência Artística faz parte de imersão com estudantes. Foto: Wagner Freitas, acervo SPED.
A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, apresenta na próxima quarta-feira (19), às 11h e às 17h, a coreografia da Residência Artística de três semanas com estudantes dos Cursos Regulares. “Panapaná” é a obra do coreógrafo selecionado por meio de edital específico, Gabriel Tolgyesi.
Durante o período da Residência Artística, o coreógrafo desenvolveu uma pesquisa com elementos da Dança Moderna. A obra envolve a poética nas relações entre dança, figurino e iluminação e provoca a imaginação com imagens metafóricas de seres do mundo físico e abstrato. O nome da obra, “Panapaná”, é o coletivo de borboletas, fazendo alusão às asas de borboletas que se debatem em voo. Para assistir ao evento, é necessário se inscrever neste formulário.
A dança serpentina é um estilo criado no século XIX pela artista Loïe Fuller (1862-1928), dançarina e coreógrafa norte-americana radicada em Paris, reconhecida como uma das pioneiras da Dança Moderna. Sua experiência foi inspiração para o primeiro filme em cores já produzido, devido aos movimentos sinuosos e ao uso de figurinos coloridos que provocam mudanças óticas.
“As Residências Artísticas trazem para a São Paulo Escola de Dança olhares e pesquisas de coreógrafos que estão no mercado e no meio acadêmico, transformando o encontro com os estudantes em algo transformador. Com propostas diversificadas, promovemos um constante fluxo de criação a partir de diversas técnicas da dança, o que é muito frutífero. Esperamos que o público venha assistir a mais essa apresentação cheia de cores e movimento”, pontua Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.
Serviço
“Panapaná” | Apresentação da Residência Artística SPED
Data e horário: 19/11, quinta
Sessões às 11h e às 17h
Local: São Paulo Escola de Dança
Inscreva-se para assistir neste formulário
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna 'Dança em Diálogo'. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic's Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L'Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

Comentários
Postar um comentário