Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e a Oficina Permanente de Teatro e Circo
Apresentam:
UBU REI – uma Comédia Bufa Popular
Após um processo de formação que iniciou em março deste ano, a Oficina Permanente de Teatro e Circo do CETA, com produção da Cia Atores de Copacabana, realiza apresentação do seu espetáculo de formatura UBU REI – uma Comédia Bufa Popular, nos dias 28 e 29 de novembro, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona Norte do Rio de Janeiro.
O projeto Oficina Permanente de Teatro e Circo é patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura através do Edital Pró-Carioca Linguagens - Programa de Fomento à Cultura Carioca, Edição PNAB - Política Nacional Aldir Blanc, e encabeçado pelo diretor teatral e produtor cultural, Lino Rocca e a atriz e artista circense Vânia Santos.
A oficina tem como base a difusão do Teatro e do Circo nas periferias da cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Segundo Lino Rocca, a Oficina Permanente de Teatro e Circo é um marco na história cultural do Estado do Rio de Janeiro, oferecendo aulas de malabarismo, acrobacias, técnicas teatrais, palhaçaria, perna de pau, lira, tecido entre outras disciplinas.
“A Oficina divide-se em dois tipos de formação: uma de técnicas circenses e outra em técnicas teatrais inserindo seus participantes no mercado de trabalho de animação cultural, recreação infantil e no universo profissional circense e teatral”, afirma Rocca.
A Encenação
A Oficina Permanente tem como eixo seus Estudos sobre a Performance e o Artista (EPA!), que consiste em uma pesquisa realizada, ao longo de 27 anos, sobre o processo criativo do artista. Variadas técnicas psicofísicas, envolvendo as linguagens de teatro e circo, são introduzidas, paulatinamente, no trabalho cotidiano do Artista desenvolvendo seu processo criativo para composições de Performances sejam individuais ou coletivas em suas respectivas linguagens.
“Ubu Rei foi escrita por Alfred Jarry no final do século 19 e, nos 120 anos em que vem sendo encenada em todo o mundo, não perde a atualidade. É considerada uma peça visionária e precursora de vários movimentos estéticos como: o Surrealismo, o Dadaísmo e o Teatro do Absurdo, mas principalmente, por marcar a vinda da era de totalitarismos, extremismos e ditaduras nos séculos 20 e 21”, analisa Vânia Santos.
Rocca faz um paralelo entre os protagonistas da montagem do final do século 19 com alguns mandatários atuais de países, lembrando que o modus operandi é o mesmo de mais de 100 anos atrás.
“Se o Pai e a Mãe Ubu encarnaram casos de deturpação e abuso de poder ao longo da história, hoje, eles representam os dirigentes que incitam o ódio, o preconceito racial e social, disseminando a violência física e digital, desmantelando políticas públicas e sufocando os direitos humanos. Enquanto caem na gargalhada rindo do sofrimento humano com total falta de empatia com os conceitos de Povo e Nação”, pontua Rocca.
Segundo Lino Rocca, a montagem enxerga o mundo sob um olhar bufonesco e a cena surge inspirada pelo movimento de contracultura brasileiro - “Tropicalista – abraçando uma leitura contemporânea repleta de paródia e lirismo. Ainda de acordo com o diretor, a perspectiva é promover nos artistas das periferias, o desejo de desenvolver um treinamento autoral, realizando uma pesquisa sobre o seu processo criativo e fortalecendo seus territórios como a região da Zona Norte do Rio de Janeiro.
“A ideia é formar um grupo de artistas que estejam interessados em processos de pesquisa e que queiram participar da montagem do Ubu Rei, tendo como contexto o seu processo de participação social. Então, UBU REI – uma Comédia Bufa Popular vem com esse intuito de ter essa relação provocativa na sociedade promovendo a discussão sobre a questão do poder e de sistemas autocráticos e ditatoriais que vem assolando a civilização ocidental na atualidade. Como o próprio Pai UBU ressalta: “Se não houvesse a Polônia, não haveria Poloneses”, finaliza o diretor.
Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Lino Rocca
Direção de Elenco: Vânia Santos
Trilha Sonora Original: Chiquinho Rota
Direção de Arte: Marcelo Viégas e Vania Santos
Assessoria de imprensa: Alessandra Costa
Elenco: Andy Lista, Diego Zurc. Day Ventura, Eli Lima, , El Sid , João Gizele, Luci
Machado, Marcio Rufino, Nsinga, Raquel Barros e Tiago Machado.
Serviços:
UBU REI – uma Comédia Bufa Popular
Mini temporada - dias 28/11 e 29/11/2025
Horário: às 19hs
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra - Praça Ênio, s/n - Pavuna, Rio de Janeiro
Classificação; 18 anos
Entrada Gratuita
.jpg)
Comentários
Postar um comentário