Mantendo a batida: paisagens sonoras do ativismo negro no Sesc 24 de Maio
Socióloga norte-americana Patricia Hill Collins analisa a música como expressão do ativismo negro em diálogo com pesquisadoras brasileiras
Na foto: Patricia Hill Collins, Márcia Lima e Jaqueline Lima Santos | Créditos: Janel Lee | Wanezza Soares | Divulgação
São Paulo, novembro de 2025 – No dia 14 de novembro, sexta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio recebe a conversa Mantendo a batida: paisagens sonoras do ativismo negro, com a presença da socióloga e teórica do feminismo negro Patricia Hill Collins (University of Maryland, Estados Unidos).
Na apresentação, Collins desenvolve a ideia de paisagens sonoras para explorar como pessoas negras que cresceram em diferentes fases da luta pela liberdade utilizam a música e o som como instrumentos de compreensão e ação no mundo social. O debate conta ainda com a participação da socióloga Márcia Lima (Universidade de São Paulo e AFRO-CEBRAP) e da antropóloga Jaqueline Lima Santos (Universidade Estadual de Campinas).
As tradições musicais afro-americanas — dos spirituals ao hip hop — revelam a criatividade e a resistência da política cultural negra diante do racismo. Cada gênero, a seu modo, compõe paisagens sonoras que refletem experiências coletivas, desafios e aspirações de diferentes gerações de pessoas negras.
Com base na metáfora “mantendo a batida”, Patricia Hill discute o ritmo do ativismo negro intergeracional e como a política cultural contemporânea do hip hop se insere nessa trajetória contínua de luta pela liberdade.
A atividade é organizada pelo Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America), em parceria com o Sesc São Paulo.
Sobre as convidadas:
Patricia Hill Collins
Professora Emérita de Sociologia na Universidade de Maryland e de Estudos Afro-Americanos na Universidade de Cincinnati. Autora de obras fundamentais como Black Feminist Thought, Intersectionality e Intersectionality as Critical Social Theory. Foi a primeira mulher afro-americana a presidir a American Sociological Association (2008) e, em 2022, foi eleita para a American Academy of Arts and Sciences. Em 2023, recebeu o Prêmio Berggruen de Filosofia e Cultura.
Márcia Lima
Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), onde coordena o Programa de Pós-graduação em Sociologia. É pesquisadora sênior associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Seus estudos abordam desigualdades raciais, relações raciais e de gênero, mercado de trabalho e políticas de ações afirmativas.
Jaqueline Lima Santos
Doutora em Antropologia Social pela Unicamp e Harvard Alumni Fellow, atua como professora, pesquisadora e consultora nas áreas de equidade, raça, gênero, diversidade, educação, infância e juventude. Foi premiada por organizações como ONU Mulheres e Fórum África. Desenvolve pesquisas sobre o Hip Hop em São Paulo.
Serviço
Mantendo a batida: paisagens sonoras do ativismo negro
com Patricia Hill Collins, Márcia Lima e Jaqueline Lima Santos
Data: 14/11, sexta-feira, às 19h às 21h
Local: Sesc 24 de Maio, Rua 24 de Maio, 109, São Paulo – 350 metros da estação República do metrô - Hall de Esportes (8º andar)
Classificação: Livre
Ingressos: Grátis, com retirada 30 minutos antes no local.
Mais informações: sescsp.org.br/24demaio
Serviço de Van: Transporte gratuito até as estações de metrô República e Anhangabaú. Saídas da portaria a cada 30 minutos, de terça a sábado, das 20h às 23h, e aos domingos e feriados, das 18h às 21h.
Acompanhe nossas redes:
Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
350 metros do metrô República
Fone: (11) 3350-6300
.png)
Comentários
Postar um comentário