Intersecção encerra temporada de exposição e programação cultural na Matilha Cultural no próximo dia 22 de novembro
Intersecção encerra temporada de exposição e programação cultural na Matilha Cultural no próximo dia 22 de novembro
![]() |
| Foto: Renato Nascimento / Divulgação |
No próximo dia 18, o espaço recebe a discotecagem de DJ Nicácio, a intervenção do poeta Akins Kintê e o show do Aláfia- Funk de Quintal como programação do Festival Ocupação Iniciativa Negra 10 anos
A instalação, com visitas guiadas e acessibilidade, usa a narrativa visual para destacar as realidades de dez atores humanos e mais que humanos impactados pela atual política de guerra às drogas, a partir do processo de produção, trânsito e consumo da cadeia de valor da coca e da cocaína na Bacia Amazônica e no Brasil
Desde setembro, programação semanal realizou uma série de rodas de conversa, debates, cursos, oficinas, além de sessão de cinema e shows com Pagode na Lata, Dexter, Roberta Oliveira e o Bando de Lá, Linn da Quebrada, Família Tamarineira, DJ KL Jay e Ti.ram.ba.ço
São Paulo, novembro de 2025 — No próximo dia 22 , chega ao fim a mostra Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza , que desde setembro ocupou a Matilha Cultural com o projeto socioambiental Intersecção . Foram dois meses de intenso roteiro cultural e formativo que uniu arte, política de drogas, justiça climática e direitos humanos em um mesmo território.
Nessa terça-feira, dia 18 de novembro, a partir das 20h , acontece a programação cultural do Festival Ocupação Iniciativa Negra 10 anos , ação que integra o ciclo de atividades do projeto. Estão escalados para a noite: a discotecagem de DJ Nicácio , famoso na cena paulistana e que conduzirá o público por um percurso sonoro de música brasileira em todas as suas formas; intervenção do poeta e arte-educador Akins Kintê e o show do Aláfia - Funk de Quintal reconhecida pela sonoridade com que funde elementos da música afro-brasileira, rap e MPB, a letras que afirmam identidade, espiritualidade e resistência.
A jornada do Intersecção , ao longo de quase dois meses, transformou a Matilha Cultural , no centro de São Paulo, em um espaço vivo de troca e criação. Entre cursos, oficinas, cine-debates, residências artísticas e encontros musicais , o Intersecção propôs novas formas de pensar a política de drogas e suas correlações com a justiça racial e ambiental. Para isso, reuniu artistas, intelectuais, lideranças comunitárias e público.
O Intersecção é uma realização da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e da International Coalition on Drug Policy Reform and Environmental Justice , com curadoria da VIST Projects e parceria da Matilha Cultural .
Sobre a Iniciativa Negra - Dez anos
A Iniciativa Negra é uma organização da sociedade civil que atua na promoção da justiça racial, com foco em incidência política, advocacy, fomento criativo e produção de conhecimento. Desde 2015, articula ações nas áreas de política de drogas, direitos humanos, cultura, educação popular e economia viva, com destaque para experiências que partem de territórios negros com foco no desenvolvimento da sociedade civil organizada.
*Sobre a Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental *
A Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental é uma rede de mais de 50 ativistas, pesquisadores, defensores, lideranças comunitárias e artistas de dezenas de países que se reúne para abordar o papel das políticas de proibição das drogas na crise socioambiental e climática global.
Sobre a Matilha Cultural
A Matilha Cultural é um centro cultural independente localizado em São Paulo que atua como espaço de resistência, diálogo e transformação social. Reconhecida por sua programação diversa e engajada, a Matilha promove mostras de cinema, exposições de arte, debates, shows e atividades educativas, sempre com foco em pautas sociais, ambientais e de direitos humanos. Além disso, é um ponto de encontro para quem busca novas expressões culturais e alternativas, mantendo um forte compromisso com a causa animal por meio de eventos de adoção e ações de conscientização. A Matilha se consolidou como um espaço plural e inclusivo, que valoriza a coletividade e fomenta a reflexão crítica através da arte e da cultura.
Sobre a VIST Projects
A VIST Projects, responsável pela produção das imagens e curadoria visual, trabalha de forma próxima às comunidades e tem o consentimento das mesmas para uso dessas fotos em todos os formatos. A VIST é uma fundação sem fins lucrativos baseada na Colômbia/América Latina desde 2008 para a criação de um laboratório de conteúdos multiplataforma dedicado à investigação, design e desenvolvimento de narrativas visuais contemporâneas em torno de temáticas sociais e culturais.
SERVIÇO
Ocupação Matilha Cultural
Um projeto Intersecção - Política de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática
Mostra Reformar - políticas de drogas, Restaurar - direitos e Recuperar - natureza
Data: 23 de setembro a 22 de novembro de 2025
Horário: das 14h às 20h, de terça a domingo
Visitas monitoradas: das 14h às 20h, de terça a sábado
Local: Matilha Cultural
Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542- República - São Paulo
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
18 de novembro - terça-feira
DJ Nicácio
Intervenção poética de Akins Kintê
Show Aláfia - Funk de Quintal
Horário: A partir das 20h
Ingressos: via Sympla
Entrada gratuita
Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.
Acessibilidade para pessoas com locomoção restrita.

Comentários
Postar um comentário