Grátis: Cine debate exibe nesta quinta, dia 13, na Matilha Cultural, série documental que discute os impactos da proibição da maconha -- diretor e roteirista Matias Maxx participa de papo

 Cine-debate na Matilha Cultural exibe a série De Ponta a Ponta: É só uma planta! com presença do diretor Matias Maxx


Cultivo, luta pela legalização, narcotráfico, cultura canábica e maconha medicinal são alguns dos temas abordados pela obra audiovisual

Sessão integra a Ocupação Intersecção, que propõe um olhar sobre cultura, território e políticas de drogas, com debate após a exibição




 

Cena do documentário “De Ponta a Ponta: É só uma planta!” | Foto: Rafael Censi / Divulgação

São Paulo, novembro de 2025 — Na próxima quinta, dia 13 de novembro, às 20h, a Matilha Cultural recebe o Cine Debate: De Ponta a Ponta – É só uma planta!, atividade que integra o Festival Ocupação Iniciativa Negra 10 anos, e marca mais um encontro entre arte, política e direitos humanos, como parte da mostra do projeto Intersecção. A sessão exibe o episódio de estreia da série documental De Ponta a Ponta, seguido de um bate-papo com o diretor e roteirista Matias Maxx. Os ingressos gratuitos devem ser retirados via Sympla.

 

Produzido pela Tarja Preta, o documentário percorre o Brasil de norte a sul para revelar a diversidade de formas de cultivo da maconha — orgânico e mineral, indoor outdoor, legal e clandestino — e discutir os impactos da proibição sobre pessoas, territórios e ecossistemas. Com fotografia sensível e narrativa imersiva, o filme retrata o cotidiano de produtores que, durante décadas, mantiveram vivas técnicas e genéticas sob risco de criminalização, evidenciando a força da cultura e da autonomia no enfrentamento ao estigma.

 

Após a exibição do episódio, em conversa aberta com o público, o diretor Matias Maxx compartilhará os bastidores do processo criativo, fazendo reflexões sobre o papel do cinema documental na construção de novas narrativas sobre drogas, sustentabilidade e liberdade. A mediação será conduzida por Nathália Oliveira, socióloga e diretora executiva da Iniciativa Negra, em um formato de troca aberta e horizontal.

 

O encontro faz parte da mostra Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza, que ocupa desde final de setembro a Matilha Cultural com exposições, oficinas, debates e cine-exibições voltadas à justiça climática, racial e social, indo até o dia 22 de novembro. A iniciativa reafirma o propósito do Intersecção: conectar saberes, linguagens e territórios para promover diálogos sobre o presente e o futuro de políticas públicas que possam garantir os direitos universais das pessoas.

 

Realizado pela Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e pela International Coalition on Drug Policy Reform and Environmental Justice, com curadoria da VIST Projects e parceria da Matilha Cultural, o projeto transforma o espaço em um pólo de reflexão crítica e celebração da cultura como ferramenta de transformação coletiva.

 

Sobre a Iniciativa Negra - Dez anos

A Iniciativa Negra é uma organização da sociedade civil que atua na promoção da justiça racial, com foco em incidência política, advocacy, fomento criativo e produção de conhecimento. Desde 2015, articula ações nas áreas de política de drogas, direitos humanos, cultura, educação popular e economia viva, com destaque para experiências que partem de territórios negros com foco no desenvolvimento da sociedade civil organizada.

Sobre a Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental
A Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental é uma rede de mais de 50 ativistas, pesquisadores, defensores, lideranças comunitárias e artistas de dezenas de países que se reúne para abordar o papel das políticas de proibição das drogas na crise socioambiental e climática global.

Sobre a Matilha Cultural
A Matilha Cultural é um centro cultural independente localizado em São Paulo que atua como espaço de resistência, diálogo e transformação social. Reconhecida por sua programação diversa e engajada, a Matilha promove mostras de cinema, exposições de arte, debates, shows e atividades educativas, sempre com foco em pautas sociais, ambientais e de direitos humanos. Além disso, é um ponto de encontro para quem busca novas expressões culturais e alternativas, mantendo um forte compromisso com a causa animal por meio de eventos de adoção e ações de conscientização. A Matilha se consolidou como um espaço plural e inclusivo, que valoriza a coletividade e fomenta a reflexão crítica através da arte e da cultura.

Sobre a VIST Projects
A VIST Projects, responsável pela produção das imagens e curadoria visual, trabalha de forma próxima às comunidades e tem o consentimento das mesmas para uso dessas fotos em todos os formatos. A VIST é uma fundação sem fins lucrativos baseada na Colômbia/América Latina desde 2008 para a criação de um laboratório de conteúdos multiplataforma dedicado à investigação, design e desenvolvimento de narrativas visuais contemporâneas em torno de temáticas sociais e culturais.

 

SERVIÇO
Ocupação Matilha Cultural

Um projeto Intersecção - Política de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática
Mostra Reformar - políticas de drogas, Restaurar - direitos e Recuperar - natureza
 

Data: 23 de setembro a 22 de novembro de 2025
Horário: das 14h às 20h, de terça a domingo
Visitas monitoradas: das 14h às 20h, de terça a sábado
Local: Matilha Cultural
Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542- República - São Paulo

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
 

Cine Debate: De Ponta a Ponta – É só uma planta!

Data: 13 de novembro – quinta-feira

Horário: 20h

Série documental: De Ponta a Ponta – É só uma planta! (21 min) - Exibição de dois episódios

Conversa com Matias Maxx (diretor e roteirista)

Endereço: Matilha Cultural – Rua Rêgo Freitas, 542 – República, São Paulo/SP

Ingressos: via Sympla. Entrada gratuita

Classificação indicativa: 18 anos (menores acompanhados de responsável)

Acessibilidade para pessoas com locomoção restrita.


Comentários