Festival Madureira comemora a Consciência Negra com shows gratuitos no Viaduto, de 20 a 22 de novembro

 Festival Madureira comemora a Consciência Negra com shows gratuitos no Viaduto, de 20 a 22 de novembro

Quarta edição do evento vai trazer shows de artistas consagrados como Awure, Jongo da Companhia de Cia de Aruanda da Serrinha, Bateria do Império Serrano, Agbara Dudu e Baile Charme do Viaduto de Madureira 


Para comemorar o feriado da Consciência Negra no Rio de Janeiro, vem aí o  Festival Madureira, de 20 a 22 de novembro, no Viaduto de Madureira reunindo shows com grandes artistas do bairro, como Awure, Roda de Jongo da Companhia de Aruanda do Morro da Serrinha, Bateria do Império Serrano, Agbara Dudu e o tradicional Baile Charme do Viaduto de Madureira. Toda a programação é gratuita. 


Esse ano, a quarta edição do Festival traz uma novidade: vai acontecer paralelamente à Flup - Feira Literária das Periferias, que escolheu o bairro para sediar a sua nova edição justamente no icônico Viaduto de Madureira. As atividades do Festival Madureira e da Flup vão se unir, somando as suas programações para iluminar os artistas e moradores do bairro numa festa potente em homenagem à cultura preta suburbana carioca.


O Festival é um projeto da Rede Madureira, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroSecretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, pelo edital Pró-Carioca, Programa de Fomento à Cultura Carioca e pelo edital Fomenta Festival da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio, ambos através do Programa Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura.  


Organizado pelas lideranças culturais do nobre bairro suburbano do Rio de Janeiro, o Festival se consolida como um dos principais eventos que pensam e promovem a cultura negra no país. Madureira é um dos berços do samba e do jongo carioca, coração do subúrbio do Rio, onde nasceram as célebres escolas de samba Portela e Império Serrano e onde se estabeleceu o famoso Mercadão de Madureira e o mundialmente famoso, Baile Charme do Viaduto.


O Festival Madureira é uma plataforma para dar visibilidade ao Distrito Criativo de Madureira que criamos para implantar um circuito de turismo étnico e um programa de desenvolvimento da economia criativa preta aqui no nosso bairro. Nossa região tem uma história e uma marca muito poderosa na cultura do Brasil”, afirma Marcos André, um dos organizadores do festival.



PROGRAMAÇÃO CONTARÁ COM ARTISTAS E COLETIVOS DO BAIRRO

A programação começará na quinta, 20 de novembro, com a Feira Crespa funcionando das 14h às 23h e, a partir das 21h, tem a apresentação da Companhia de Aruanda com  atividade “Roda Fuzuê de Aruanda – 15 anos”, que comemora 15 anos de atividade na Praça das Mães, embaixo do Viaduto de Madureira e que contará com a participação especial dos grupos de jongo AfrolajeDandalundaTambor de Cumba e Jongo da Lapa.


Na sexta-feira, dia 21, a Feira Crespa segue no mesmo horário, e às 15h30 o público confere o Bloco Afro Agbara Dudu. À noite, a partir das 22h, se apresentam Mulekada que Agita e a Bateria do Império Serrano, na Praça das Mães, seguidos, às 23h30, pelo show dos grupos Awure e Akyo, com participação especial da Companhia de Aruanda, no Espaço do Baile Charme. 



No sábado, 22 de novembro, tem a Feira Crespa das 14h às 23h e, às 15h30, começa a apresentação de Mestres salas e Portas bandeiras mirins do projeto Madureira Toca canta e dança, no Espaço do Baile Charme. À noite, às 21h30, a Praça das Mães recebe as escolas de samba mirins Filhos da ÁguiaImpério do Futuro, uma homenagem às passistas veteranas Aldione Senna, Karin Rodrigues e Soninha Bum Bum e o Bloco Afro Lemi Ayó.

Encerrando a programação, o Baile Charme do Viaduto anima a madrugada de sábado para domingo, das 24h às 6h.


“O Festival é uma ferramenta que chama a atenção para essa potência enorme da cultura suburbana para a geração de trabalho e renda e de felicidade para os moradores daqui.  É fruto desse movimento da nossa rede local que tá botando Madureira de novo no epicentro da cena cultural da cidade”, completa Rodrigo Nunes, um dos idealizadores da Rede Madureira.


Realização:

Instituto Floresta, Isadora da Silva Corte Silveira e Rede Madureira.


Parceria: 

Flup - Feira Literária das Periferias, Companhia de Aruanda e Ilê Axé Onisegun, Rede de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro e Subprefeitura da Zona Norte.


 

Patrocínio:

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. 


SERVIÇO:

Festival Madureira

Onde: Viaduto de Madureira 

Livre. Grátis.


Programação completa:


Quinta-feira - Dia 20 de novembro de 2025

Das 14h às 23h - Feira Crespa 


21h -  Companhia de Aruanda - “Roda Fuzuê de Aruanda - 15 anos” - com participação especial dos grupos de jongo: Afrolaje, Dandalunda, Tambor de Cumba e Jongo da Lapa.  

Local: Praça das Mães     


Sexta-feira  - Dia 21 de novembro de 2025

Das 14h às 23h - Feira Crespa 



15h30 - Bloco afro Agbara Dudu
Local:Praça da Mães 


22h - Mulekada que Agita e Bateria do Império Serrano  

Local: Praça da Mães 


23h30h - Show com grupo Awure e Akyo

Participação especial: Companhia de Aruanda

Local: Espaço do Baile Charme do Viaduto


Sábado - Dia 22 de novembro de 2025

Das 14h às 23h - Feira Crespa 


15h30 às 16h: Madureira Toca canta e dança
Local: Espaço do Baile Charme do Viaduto.


21h30:  Filhos da Águias, Império do Futuro, Homenagem às passistas veteranas Aldione Senna, Karin Rodrigues e Soninha Bum Bum e Bloco Afro Lemi Ayó
Local: Praça da Mães 


00h: Baile Charme do Viaduto
Local: Espaço do Baile Charme do Viaduto.

Comentários