CCBB BH recebe grande encontro de Hip Hop brasileiro com Movimento Improviso

 CCBB BH recebe grande encontro de Hip Hop brasileiro com Movimento Improviso

MC Marechal será atração de hoje no Movimento Improviso — Foto: Beatriz Madeira (@madeira.beatriz)

“Movimento Improviso” reúne artistas, coletivos e MCs de todo o Brasil em Belo Horizonte; todas as atividades são gratuitas e incluem mesas de debate, oficinas, mostra e apresentações artísticas


Um dos marcos mais importantes da cultura Hip Hop no país será celebrado em Belo Horizonte. De 19 de novembro a 1 de dezembro, a Família de Rua realiza, com o patrocínio do Banco do Brasil, o Movimento Improviso, uma mostra cultural e gratuita que ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. A programação celebra os 20 anos das batalhas de MCs no Brasil e reúne artistas, coletivos e representantes de todas as regiões do país, em uma homenagem à história, às vozes e à força do freestyle brasileiro. Todas as atividades são gratuitas, e para participar basta retirar os ingressos no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB BH. 


O Movimento Improviso é um encontro geracional que conecta as origens das batalhas às novas linguagens e formatos da cena atual. “Essas duas décadas são sobre resistência, sobre como o improviso, o verso e o microfone viraram instrumentos de transformação social e cultural. É uma celebração da rua como escola e espaço de liberdade”, destaca PRD da Família de Rua, criadora do Duelo de MCs Nacional e referência na promoção da cultura urbana desde 2007. Outro marco importante celebrado pelo evento são os 22 anos da Batalha do Real (RJ), considerada o primeiro movimento periódico ocupando o espaço público de forma regular, com batalhas de rima toda semana na Lapa, capital do Rio de Janeiro, desde 2003.


Ocupação do CCBB BH

A programação do Movimento Improviso promove uma série de atividades gratuitas no CCBB BH que celebram a cultura Hip Hop em suas múltiplas expressões, do freestyle às batalhas, passando pela dança, formação e shows musicais. Todas as atividades são gratuitas, mais informações no site ccbb.com.br/bh.


Entre os dias 19 a 21 de novembro, o evento promove um Congresso que abre espaço para pensar o Hip Hop enquanto movimento que integra arte, memória, política, formação e pertencimento.


A abertura será no dia 19 de novembro (quarta-feira), a partir das 17h, com o painel expositivo “Cronologia Histórica das Batalhas de Rima no Brasil”, que apresenta uma linha do tempo sobre os 20 anos do movimento no país, e a tela interativa “Mapa Nacional das Batalhas, que expõe um trabalho de pesquisa que mapeou batalhas de rima em todo o país. A exposição ficará até o dia 1 de dezembro, no Foyer do Teatro II.


Ainda na primeira noite, às 18h, acontece a cerimônia de abertura com a presença da Família de Rua, Eliane Parreiras (Secretária de Municipal Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte) e Karina Gama (Diretora de Promoção da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura). Fechando a noite, o público poderá curtir, às 19h, o show de MC Marechal (RJ), um dos grandes nomes e referência do rap nacional com mais de 20 anos de carreira. A abertura acontece no Teatro II, espaço do CCBB BH que irá sediar todas as demais atividades do Movimento Improviso.


No dia 20 de novembro (quinta-feira), às 10h, o público pode participar da oficina “Independente de Música - Gestão, Criatividade e Sustentabilidade na Música”, ministrada pelo artista MC Marechal. A partir da sua trajetória, MC Marechal compartilha estratégias de construção de carreira, fortalecimento da identidade artística e sustentabilidade na cena. Às 14h, a roda de conversa “Escola da Rua: História, Memória e Luta na Construção das Batalhas de Rima e do Hip Hop” reúne Monge MC (MG), Max B.O. (SP), Malê BXD (RJ), Luiz Carlos Ferrer - Duh (PE) e Mirapotira (BA) com representantes de diferentes gerações do Hip Hop brasileiro, que irão revisitar memórias, contar histórias e refletir sobre luta, festa, resistência, educação e a força coletiva das batalhas de MCs. Em seguida, às 16h, o debate “Articulação Nacional das Batalhas de Rima: Políticas Públicas, Territórios e Garantia de Direitos” traz lideranças de várias regiões do país, como PDR Valentim (MG), Rok Lion (MG), Pyedra Barbosa (BA), Cláudia Maciel (DF) e Clara Costa (MG). A proposta do encontro é pensar a construção de políticas públicas e redes de apoio para fortalecer e reconhecer o movimento cultural, integrando o processo de construção do Mapa Nacional das Batalhas. Encerrando o dia, às 18h, o show da artista Colombiana (MG) convidando Kaemy (GO) traz a força feminina do rap e das novas gerações. Colombiana é mulher preta, mãe solo, artista independente, MC e compositora desde 2015 no Hip Hop, por meio das batalhas de rima, sendo a primeira mulher da história a apresentar o Duelo de MCs Nacional. Ela canta ao lado da rapper goiana Kaemy, MC campeã do Duelo Nacional de 2023. 


A sexta-feira, 21 de novembro, começa às 10h, com a oficina “Formação Técnica para Jurados(as) de Batalhas”, com Com Kamila (SP), Alanssa (BA), Allan Freestyle (RJ), Jhon MC (DF), Bárbara Sweet (MG) e Dmorô (MG). Voltada à profissionalização das disputas de rima, a oficina oferece uma formação inédita que valoriza o olhar profissional e o papel fundamental de quem analisa tecnicamente a arte do improviso na cultura Hip Hop. Às 14h, a roda de conversa “Enfrentamento às violências e promoção de ambientes seguros nas batalhas de rima e rodas culturais”, com Mariana Marmontel (RS), Iza Negratcha (SE), Áurea Carolina (MG) e Winnit (SP), traz lideranças e artistas para debater ações de enfrentamento às violências e promoção de ambientes seguros nas batalhas de rima, rodas culturais e eventos da cultura Hip Hop. Às 16h, o diálogo segue com “O futuro das batalhas de rima - profissionalização, modelos de governança, competições e a indústria do entretenimento”, reunindo representantes de coletivos e movimentos de todo o país para pensar perspectivas para as batalhas nos próximos anos, com Léo Cezário - Duelo Nacional (MG), Roberta Martins - Secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (Ministério da Cultura), Mamuti - FMS (SP), Bob 13 - Batalha da Aldeia (SP), Allan Freestyle - Batalha do Coliseu (RJ), Kaemy - Favera Freestyle (GO), Joaka Barros - RDRAX (PA), Cosca - 3º Round BR (BA), Letícia Fox - Liga BH Freestyle (MG), Amoris - Duelo Estadual Santa Catarina (SC), Carla Letícia - A Liga (RO) e Feijó - Duelo Estadual Espírito Santo (ES). O encerramento do dia traz o show Gugs (MA) convida Inza Princess (MG), às 18h, misturando sotaques e estilos em uma celebração do rap. Gugs é rapper, produtor musical e ativista cultural de São Luís (MA), reconhecido por mesclar rap, reggae e elementos da cultura popular maranhense, inspirando-se em suas raízes afro-indígenas, jamaicanas e amazônicas. Já Inza Princess é uma artista mineira que vem despontando na cena como uma das novas vozes da música eletrônica brasileira.


Já entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro, a programação do Movimento Improviso 2025 chega em sua segunda etapa com destaques para apresentações artísticas musicais e de dança, além de ações formativas. 


No sábado, 22 de novembro, o CCBB BH recebe, às 15h, a A Hora do Play - Atividade Multidisciplinar da Cultura Hip Hop, para toda a família, com festa, exposição, oficina, brincadeiras e muito mais, difundindo todos os elementos que integram a cultura Hip Hop. Às 18h, o show Vinijoe (MG) convida Flávio Renegado (MG) traz dois artistas mineiros que representam a potência e a musicalidade do estado no rap. Cantor, compositor, MC e educador social, Vinijoe nasceu e cresceu no Aglomerado da Serra, e hoje se consolida por sua originalidade, vindo da mistura do rap, samba e pagode. Para o palco do Movimento Improviso, ele convida o cantor, rapper e compositor mineiro Renegado. 


No domingo, 23 de novembro, a programação repete a A Hora do Play - Atividade Multidisciplinar da Cultura Hip Hop, às 15h, e às 18h, o “BAILE BLACK – Vem dançar com as damas do Soul!” convida o público para dançar ao som de clássicos da música negra brasileira e internacional, celebrando o protagonismo das mulheres que ajudam a manter viva a história.


A agenda segue na segunda-feira, 24 de novembro, com show de Spike MC (RJ), às 19h. Cria da Baixada Fluminense, o rapper é reconhecido por sua trajetória no rap underground carioca e por ter sido campeão nacional da UNE em 2023.


No dia 26 de novembro (quarta-feira), às 16h, acontece a oficina “Sonorização para Pequenos Eventos”, com Emílio Dragão, que ensina noções práticas de sonorização, montagem e operação de sistemas de áudio acessíveis, voltadas para artistas e produtores independentes. Em seguida, às 19h, acontece o show Tamara Franklin e Samora (MG), que apresentam GINGA, álbum colaborativo que reflete temas contemporâneos sob a perspectiva e o legado da rainha N’zinga, explorando múltiplas linguagens artísticas e subgêneros do Hip Hop.


Na quinta-feira, 27 de novembro, às 16h, o público participa da oficina “Rima e Improvisação”, com BPO, que oferece uma aula expositiva, troca de ideias e exercícios práticos com a proposição de temáticas diversas. Já às 19h, o show é de Soulra (MS), artista revelação do rap nacional, indicada em 2023 ao Prêmio Multishow, e referência da música e da moda autoral e urbana sul-mato-grossense, que se apresenta acompanhada da DJ Gabis, com principais faixas e mais recentes lançamentos da artista, assim como as canções do álbum "Do Interior”.


Na sexta-feira, 28, às 16h, acontece a oficina “Transmissão ao vivo e cobertura audiovisual para pequenos eventos”, com Fael Diogo. O videomaker, fotógrafo e produtor de conteúdos compartilha técnicas acessíveis de captação, iluminação, transmissão e cobertura audiovisual para eventos culturais e projetos independentes. Em seguida acontecerá a primeira fase do Duelo de Times, às 18h30, em que a Família de Rua vai escalar equipes de diferentes territórios brasileiros para realizar a primeira competição oficial de times dentro do cenário nacional das batalhas de rimas improvisadas. O sábado, 29 de novembro, marca a fase final do Duelo de Times, às 18h30


No domingo, 30 de novembro, às 16ho público confere a Batalha de Breaking, que promove a competição de dança individual com inscrições abertas para dançarinos e dançarinas de todo o território nacional. Às 18h, acontece o show do grupo Noroeste Side (MG), grupo de rap underground de BH com estilo musical que passa pelo trap, boombap e drill, formado por Crizin, Mirreiz e Tchouzen.


Encerrando a ocupação, na segunda-feira, 1º de dezembro, às 19h, sobe ao palco Clara Lima (MG), um dos principais nomes do rap mineiro contemporâneo, com um show potente que celebra o protagonismo feminino no Hip Hop. A artista convida o público para uma verdadeira imersão nas raízes do movimento, revisitando o boombap que a solidificou como uma grande campeã das batalhas de rima, apresentando o show do disco “As Ruas Sabem”, lançado em 2025. 


18 anos de Família de Rua 

Desde 2007, a Família de Rua realiza o Duelo de MCs, projeto que se tornou um dos mais importantes movimentos periódicos de ocupação do espaço público de Belo Horizonte, a partir do encontro das manifestações artísticas do Hip Hop. Fazendo do baixio do Viaduto Santa Tereza - no centro da cidade - a sua casa, o Duelo reúne, a cada edição, uma média de 1.500 pessoas, vindas de todas as regiões da grande BH. 


Nascida em Belo Horizonte, a Família de Rua é um movimento que acredita na essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas e realiza projetos e experiência culturais que conectam as juventudes de todo o país. Nesta missão, a Família trabalha focada na promoção do Hip Hop e do skate em seus moldes originais, preservando a originalidade e a força presentes na arte e no estilo de vida das pessoas que respiram a rua cotidianamente


Circuito Liberdade      

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.


SERVIÇO


Movimento Improviso – CCBB BH

Local: Teatro II Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte

Período: 19 de novembro a 1º de dezembro de 2025

Classificação indicativa: conforme a programação 

Mais Informações: site ccbb.com.br/bh

Redes sociais: @ccbbbh @familia_de_rua


Programação completa


19/11 a 01/12 


Painel Expositivo: Cronologia das Batalhas de Rima no Brasil + Mapa Nacional das Batalhas

Uma imersão que ajuda a traçar a linha do tempo das batalhas de rima no Brasil, apresentando fatos históricos, momentos marcantes e grandes acontecimentos registrados ao longo dos últimos mais de 20 anos. O público também poderá navegar pelo Mapa Nacional das Batalhas, trabalho que é fruto de um amplo levantamento realizado pela Família de Rua em parceria com organizações e coletivos de todas as regiões do país. 

Horários: Abertura em 19/11, às 17h. De quarta a segunda, das 10h às 22h.

Classificação: Livre

Local: Foyer Teatro II

Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso


19/11 - Quarta-feira 


Cerimônia de Abertura

Com Família de Rua, Eliane Parreiras (Secretária de Cultura - Prefeitura de Belo Horizonte) e Karina Gama (Diretora de Promoção da Diversidade Cultural - Ministério da Cultura) 

A Família de Rua abre oficialmente a programação do projeto Movimento Improviso com uma celebração coletiva da Cultura Hip Hop e das batalhas de rima improvisada, reunindo artistas e agentes culturais que constroem cotidianamente a história do freestyle brasileiro. A mesa de abertura do projeto contará com as presenças de Eliane Parreiras - Secretária de Cultura de Belo Horizonte - e Karina Gama - Diretora de Promoção da Diversidade Cultural (Ministério da Cultura). 

Horário: 18h

Duração: 60 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Show: MC Marechal (RJ)

Presente nos mais relevantes festivais de música pelo Brasil, com 20 anos de carreira e sendo elogiado pela crítica com o último lançamento no projeto Favela Vive 5, MC Marechal é o representante da Cultura Hip Hop e Música de Mensagem. O MC tem a peculiaridade de ser um dos maiores em seu ofício sem sequer ter lançado um álbum, pela forma como faz valer o momento e as palavras por onde passa, pelos quatro cantos do país, há mais de duas décadas.

Horário: 19h

Duração: 40 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


20/11 - Quinta-feira 

Oficina: Independente de Música - Gestão, Criatividade e Sustentabilidade na Música - Com MC Marechal 

Ementa: A partir da sua trajetória como artista independente e referência no rap nacional, MC Marechal compartilha estratégias de construção de carreira, fortalecimento da identidade artística e sustentabilidade na cena. A oficina propõe reflexões sobre propósito, autogestão e autonomia criativa.

Horário: 10h

Duração: 120 minutos // Vagas: 30 

Classificação: 16 anos 

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis exclusivamente na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Painel Temático: Escola da Rua - História, Memória e Luta na Construção das Batalhas de Rima e do Hip Hop Brasileiro

Com Monge MC (MG), Max B.O. (SP), Malê BXD (RJ), Luiz Carlos Ferrer - Duh (PE) e Mirapotira (BA) 

Representantes de diferentes gerações do Hip Hop brasileiro se encontram para uma conversa franca, que pretende revisitar memórias, contar histórias e refletir sobre luta, festa, resistência, educação e a força coletiva das batalhas de MCs. 

Horário: 14h 

Duração: 90 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis exclusivamente na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Painel Temático: Articulação Nacional das Batalhas de Rima - Políticas Públicas, Territórios e Garantia de Direitos

Com PDR Valentim (MG), Rok Lion (MG), Pyedra Barbosa (BA), Cláudia Maciel (DF) e Clara Costa (MG)

Lideranças da cultura, representantes de coletivos e organizadores de batalhas de diferentes regiões do país se encontram para discutir políticas públicas, redes de apoio e o papel do Hip Hop e das rodas culturais na ocupação dos espaços públicos. O encontro integra o processo de construção do Mapa Nacional das Batalhas.

Horário: 16h

Duração: 90 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis exclusivamente na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Show: Colombiana (MG) convida Kaemy (GO)

Colombiana é mulher preta, mãe solo, artista independente, MC e compositora. Começou sua trajetória no Hip Hop em 2015, por meio das batalhas de rima, e foi a primeira mulher da história a apresentar o Duelo de MCs Nacional. Em 2025, lançou “Fui Eu”, single que expressa a vivência da mãe solo negra, e a maternidade enquanto temática que perpassa a vida de todas as pessoas. Para o show no projeto Movimento Improviso, Colombiana convida a goiana Kaemy, MC campeã do Duelo Nacional de 2023. 

Horário: 18h

Duração: 40 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


21/11 - Sexta-feira 


Oficina: Formação Técnica para Jurados e Juradas de Batalhas de Rima - Com Kamila (SP), Alanssa (BA), Allan Freestyle (RJ), Jhon MC (DF), Bárbara Sweet (MG) e Dmorô (MG)

Ementa: Uma formação inédita que valoriza o olhar profissional e o papel fundamental de quem analisa tecnicamente a arte do improviso na cultura Hip Hop. Ministrada por uma equipe de jurados e juradas de destaque nos principais eventos e competições do país, a oficina propõe um mergulho no trabalho do júri técnico para batalhas de rima, com a proposta de refletir sobre diversas pautas, como: critérios de avaliação das batalhas, profissionalização dos sistemas de votação, formação continuada dos profissionais, entre outras. 

Horário: 10h

Duração: 120 minutos// Vagas: 30 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

 Ingressos disponíveis exclusivamente na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Painel Temático: Enfrentamento às violências e promoção de ambientes seguros nas batalhas de rima e rodas culturais

Com Mariana Marmontel (RS), Iza Negratcha (SE), Áurea Carolina (MG) e Winnit (SP)

Lideranças e artistas debatem ações de enfrentamento às violências e promoção de ambientes seguros nas batalhas de rima, rodas culturais e eventos da cultura Hip Hop. O painel também vai promover a apresentação da cartilha “Mais Hip Hop Menos Violência”, idealizada pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop. 

Horário: 14h 

Duração: 90 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis exclusivamente na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Painel Temático: O futuro das batalhas de rima - profissionalização, modelos de governança, competições e a indústria do entretenimento

Com Léo Cezário - Duelo Nacional (MG), Roberta Martins - Secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (Ministério da Cultura), Mamuti - FMS (SP), Bob 13 - Batalha da Aldeia (SP), Allan Freestyle - Batalha do Coliseu (RJ), Kaemy - Favera Freestyle (GO), Joaka Barros - RDRAX (PA), Cosca - 3º Round BR (BA), Letícia Fox - Liga BH Freestyle (MG), Amoris - Duelo Estadual Santa Catarina (SC), Carla Letícia - A Liga (RO) e Feijó - Duelo Estadual Espírito Santo (ES)

Representantes de diversas organizações e coletivos artísticos e culturais, presentes nas cinco regiões brasileiras, se encontram, pela primeira vez, para debater o futuro das batalhas de rima no país. Na pauta, serão abordados temas como: profissionalização da cena cultural e artística das batalhas, modelos de governança, o calendário nacional de eventos e competições, a relação com a indústria do entretenimento e muito mais. 

Horário: 16h

Duração: 90 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis exclusivamente na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Show: Gugs (MA) convida Inza Princess (MG)

Gugs é rapper, produtor musical e ativista cultural de São Luís (MA), reconhecido por mesclar rap, reggae e elementos da cultura popular maranhense, inspirando-se em suas raízes afro-indígenas, jamaicanas e amazônicas. Em sua discografia, destacam-se o álbum Mudando o Final da História (2024), com participações de Zeca Baleiro e Rapadura, e o mais recente EP Tega Na Manteiga (2025). Sua estreia em Belo Horizonte também terá a participação de Inza Princess, artista de Belo Horizonte que é uma das novas vozes da música eletrônica brasileira.

Horário: 18h 

Duração: 40 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


22/11 - Sábado 


A Hora do Play - Atividade Multidisciplinar da Cultura Hip Hop 

Atividade multidisciplinar para toda a família, com festa, exposição, oficina, brincadeiras e muito mais. Trabalhando o lúdico com música, dança e animação, o projeto A Hora do Play tem o objetivo de celebrar a Cultura Hip Hop em todas as suas vertentes, com atividades para todas as idades.

Horário: 15h

Duração: 120 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Show: Vinijoe (MG) convida Renegado (MG)

Cantor, compositor, MC e educador social, Vinijoe nasceu e cresceu no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e hoje se consolida como um dos nomes mais originais da cena musical brasileira, misturando rap, samba e pagode em um som autêntico e cheio de identidade. Para o palco do Movimento Improviso, ele convida o cantor, rapper e compositor mineiro Renegado. 

Horário: 18h 

Duração: 40 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


23/11 - Domingo 


A Hora do Play - Atividade Multidisciplinar da Cultura Hip Hop 

Atividade multidisciplinar para toda a família, com festa, exposição, oficina, brincadeiras e muito mais. Trabalhando o lúdico com música, dança e animação, o projeto A Hora do Play tem o objetivo de celebrar a Cultura Hip Hop em todas as suas vertentes, com atividades para todas as idades.

Horário: 15h

Duração: 120 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Baile Black – Vem dançar com as Damas do Soul!

Celebrando o protagonismo das mulheres que ajudam a manter viva a história, a tradição e o legado da música negra e da cultura black da Grande BH, o projeto Movimento Improviso convida geral para ocupar o CCBB BH, curtir a festa e se jogar na pista durante o Baile Black - Vem dançar com as damas do Soul! 

Horário: 17h

Duração: 180 minutos

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


24/11 - Segunda-feira 


Show: Spike MC (RJ)

Spike MC é cria da comunidade da Fazenda Botafogo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e atual representante da Baixada Fluminense. Ícone nas batalhas de rima, coleciona mais de 300 conquistas dentro e fora do estado, além de carregar o título de Campeão Nacional da UNE (2023). Em 2024, lançou sua primeira Mixtape, intitulada “021 rap de carteira assinada”. Atualmente se dedica à carreira musical, explorando diferentes vertentes do Rap e se consolidando como um dos grandes nomes do boombap. 

Horário: 19h 

Duração: 40 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


26/11 - Quarta-feira 


Oficina: Sonorização para Pequenos Eventos - Com Emílio Dragão

Ementa: Técnico de som com vasta experiência em eventos culturais, Emílio Dragão apresenta noções práticas de sonorização, montagem e operação de sistemas de áudio acessíveis, voltadas para artistas e produtores independentes.

Horário: 16h

Duração: 120 minutos// Vagas: 30 

Classificação: Livre 

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis exclusivamente na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Show: Samora N’zinga e Tamara Franklin (MG)

Samora N’zinga e Tamara Franklin apresentam GINGA, show do álbum colaborativo que reflete temas contemporâneos, sob a perspectiva e o legado da rainha N’zinga, explorando múltiplas linguagens artísticas e subgêneros do Hip Hop.

Horário: 19h

Duração: 40 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


27/11 - Quinta-feira 


Oficina: Rima e Improvisação - com BPO

Aula expositiva, troca de ideias e exercícios práticos com a proposição de temáticas diversas. Serão abordadas contextualização histórica, musicalidade e poesia na cultura Hip Hop, além de oralidade, improviso e comunicação com ênfase na produção musical do rap brasileiro e nas batalhas de MCs.

Horário: 16h

Duração: 120 minutos // Vagas: 30 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis exclusivamente na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Show: SoulRa (MS)

A cantora SoulRa, indicada em 2023 ao Prêmio Multishow, e referência da música e da moda autoral e urbana sul-mato-grossense, apresenta seu show ao vivo, acompanhada da brabíssima DJ Gabis na condução dos instrumentais. A performance traz as principais faixas e mais recentes lançamentos da artista, assim como as canções do álbum "Do Interior”.

Horário: 19h

Duração: 60 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h



28/11 - Sexta-feira 


Oficina: Transmissão ao Vivo e Cobertura Audiovisual para Pequenos Eventos - Com Fael Diogo

Ementa: O videomaker, fotógrafo e produtor de conteúdos Fael Diogo compartilha técnicas acessíveis de captação, iluminação, transmissão e cobertura audiovisual para eventos culturais e projetos independentes.

Horário: 16h

Duração: 120 minutos// Vagas: 30

Classificação: 16 anos 

Local: Teatro II 

Ingressos disponíveis exclusivamente na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Duelo de Times - 1ª Fase 

A Família de Rua vai escalar equipes de diferentes territórios brasileiros para realizar a primeira competição oficial de times dentro do cenário nacional das batalhas de rimas improvisadas. 

Horário: 18h

Duração: 120 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


29/11 - Sábado


Duelo de Times - Fase Final 

A Família de Rua vai escalar equipes de diferentes territórios brasileiros para realizar a primeira competição oficial de times dentro do cenário nacional das batalhas de rimas improvisadas. 

Horário: 18h

Duração: 120 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


30/11 - Domingo 


Batalha de Breaking

Batalha de dança individual com inscrições abertas para dançarinos e dançarinas de todo o território nacional. 

Horário: 16h 

Duração: 90 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


Show: Noroeste Side (MG)

Formado por Crizin, Mirreiz e Tchouzen, o Noroeste Side (NS) é um dos grupos de rap underground mais respeitados atualmente nas ruas de Belo Horizonte, com estilo musical que passa pelo trap, boombap e drill, com letras escritas pelos artistas que comunicam o cotidiano da periferia e os gritos de revolta que se somam a outras expressões artísticas urbanas. 

Horário: 19h

Duração: 40 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h


01/12 - Segunda-feira 


Show: Clara Lima (MG)

Reconhecida como uma das vozes mais potentes do Hip Hop nacional, Clara Lima convida o público para uma verdadeira imersão nas raízes do movimento, revisitando o boombap que solidificou a cultura e o som. Com a lírica que a tornou uma das maiores campeãs de batalhas do Brasil, Clara encerra a programação do projeto Movimento Improviso em grande estilo, apresentando o show do disco “As Ruas Sabem”, lançado em 2025. 

Horário: 19h

Duração: 40 minutos 

Classificação: Livre

Local: Teatro II

Ingressos disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria no dia da atividade, a partir das 10h




Comentários