Casa do Samba Estrela Cadente apresenta suas fantasias para o Carnaval 2026

 Casa do Samba Estrela Cadente apresenta suas fantasias para o Carnaval 2026

Agremiação do Grupo de Acesso 3 da UESP inova em um projeto fotográfico pelas ruas da cidade



A Casa do Samba Estrela Cadente segue firme na preparação do Carnaval 2026. Após evento de apresentação das fantasias, ocorrido no dia 18 de Outubro, a agremiação lança uma série de fotografias que destacam a criatividade, o uso consciente de materiais e questões ligadas ao direito à moradia, em São Paulo

Essa escolha reflete a busca da escola e de seu carnavalesco Gleuson Pinheiro, com colaboração de Fábio Souza e Graziela Bastos, por soluções sustentáveis e criativas, para apresentar um desfile com com alas criadas e desenvolvidas do zero. Para tanto serão utilizadas tampinhas e garrafas, plásticos, sacos de lixo, sobras de espumas e cápsulas de café. As escolhas de reuso são, para além da premissa de sustentabilidade da escola, também forma de se alinhar ao seu enredo, que tem como inspiração o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), abordando a luta por moradia digna e o protagonismo social. 



A confecção garante a autenticidade e a identidade única de cada detalhe. E para valorizar ainda mais o trabalho, a Casa do Samba realizou um ensaio fotográfico com as fantasias. O projeto visual vai além da simples documentação. Ele foi concebido para transformar cada imagem em um manifesto, utilizando a luz, a composição e o cenário para ressaltar a mensagem do enredo.

A ideia central do ensaio fotográfico, idealizado e conduzido por Liz Yau, foi ocupar a cidade e retratar o que cada fantasia realmente representa dentro do enredo. Isso retrata o propósito  da escola de dar voz às histórias necessárias, honrando o Carnaval como expressão viva e real de educação, cultura e transformação social. Além de fotos realizadas no Estúdio Fabin, no Cambuci, cada fantasia foi fotografada em um cenário real da cidade, escolhido de acordo com o que ela simboliza dentro da narrativa.

Com a divulgação dos pilotos, a Casa do Samba reafirma sua missão de ter uma comunidade e formação no samba ativos durante todo o ano. Com foco no desenvolvimento de projetos de carnaval centrados na arte e na cultura. 

O resultado é um conjunto visual potente que prepara o público em seu desfile no Grupo de Acesso de Bairros 3 da Uesp.









Comentários