Após sucesso de Juego de Niños no Itaú Cultural , espetáculo engata nova temporada no Teatro Estúdio
Após sucesso de Juego de Niños no Itaú Cultural , espetáculo engata nova temporada no Teatro Estúdio
Com sessões lotadas em sua temporada no Itaú Cultural, que se encerra neste 16 de novembro, Juego de Niños, texto inédito de Newton Moreno que aborda a contundente realidade de crianças imigrantes em campos de detenção, ganha nova temporada no Teatro Estúdio, entre 18 de novembro e 9 de dezembro. O espetáculo repete a parceria de Bernardo Bibancos na direção e Lu Grimaldi, agora como sua assistente e preparadora corporal do elenco, numa realização da ONG Turma do Bem.
A obra traz à cena três personagens infantis – México (menino de 8 anos), Honduras (menina de 11 anos) e Nicarágua (menino de 13 anos) – interpretados por atores fundamentais na dramaturgia brasileira – Genézio de Barros, Vera Mancini e Luiz Guilherme, todos na casa dos 70 anos -, criando um potente contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce causado pelo sofrimento.
Newton Moreno fala sobre o espetáculo: “Este projeto conta com um grupo talentoso de artistas reunidos para dar vazão à sua sensibilidade e indignação frente às desmedidas e violências nas fronteiras bélicas deste mundo” e o diretor complementa: “Existem duas circunstâncias convivendo em Juego de Niños. Uma de foro íntimo: um prazer inenarrável em ter a possibilidade de encenar um grande texto, com esses atores extraordinários. E outra, ainda mais fundamental, de ordem coletiva: uma tragédia humanitária cujas consequências e desenlaces ainda ecoam nas nossas consciências”.
A trama se passa dentro de uma jaula, um campo de detenção, onde as crianças, envoltas em mantas térmicas para suportar o frio extremo, tentam resgatar fragmentos de sua infância através de brincadeiras como pião, amarelinha e boneca. Cada personagem carrega uma história de perda, medo e esperança: México esqueceu o nome do pai e aguarda ansiosamente o dia prometido para reencontrá-lo; Honduras enfrenta a primeira menstruação e acredita estar morrendo de saudade; Nicarágua teme não ser mais reconhecido pelos pais após anos de separação.
O texto utiliza o jogo como metáfora para a sobrevivência, a resistência e a busca por afeto em meio ao abandono. A peça denuncia as condições desumanas dos campos de imigração, o racismo, a violência institucional e principalmente a ampliação da desigualdade econômica mundial, ao mesmo tempo em que celebra a força das crianças para reinventar o mundo através da imaginação.
Com temporada de estreia marcada para acontecer de 30 de outubro a 16 de novembro, no Itaú Cultural da Avenida Paulista, Juego de Niños reúne, além do elenco estelar, nomes como André Abujamra (trilha sonora), Caetano Vilela (iluminação), e parceiros fundamentais como a ONG Cerzindo, que acolhe refugiados, migrantes e brasileiros em situação de vulnerabilidade e os prepara para o mercado de trabalho.
Com linguagem lírica e cenas de forte carga emocional, "Juego de Niños" provoca o público a refletir sobre justiça, fronteiras, famílias, pertencimento e o sagrado direito à infância.
SERVIÇO
Espetáculo Juego de niños
Até 16 de novembro (quinta-feira a sábados, às 20h, e domingos às 19h)
Sala Itaú Cultural (piso térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Entrada gratuita – link para ingressos Link
NOVA TEMPORADA TEATRO ESTÚDIO -
De 18 de novembro a 9 de dezembro – segundas e terças às 20h
.jpg)
Comentários
Postar um comentário