(30/11) - Os grupos de “Percussão”, “Dança Afro” e “Canto Coral” da Escola Olodum Rio, se apresentam na Praça da Harmonia, Gamboa, RJ

Os grupos de “Percussão”, “Dança Afro” e “Canto Coral” da Escola Olodum Rio, se apresentam na Praça da Harmonia, Gamboa, RJ

Cortejo saindo do MUHCAB com a participação do público pelas ruas da Pequena África.

 

No Mês da Consciência Negra, a Escola Olodum Rio faz cortejo e apresentação com grupos de Percussão, Dança Afro e Canto Coral, no dia 30/11, domingo, às 11h, na Praça da Harmonia, na Gamboa. O evento comprova o sucesso do trabalho que vem sendo realizado pela direção e professores desde o início do projeto no mês de maio de 2025. A concentração dos alunos das oficinas e o do público será no MUHCAB, sede da escola antirracista.

Escola Olodum Rio tem idealização e direção de Ana Brites. A coordenação é de Anderson Vieira, também regente e professor de canto coral da escola. Realização da Associação Riart.

_Nosso objetivo é valorizar a herança africana, formar a juventude com consciência e oferecer ferramentas para um futuro digno e cheio de possibilidades. O tambor ensinará mais que ritmo: ensinará identidade, letramento racial, educação financeira e empreendedorismo - destaca Ana

Escola Olodum Rio leva apresentações dos alunos pelos diversos espaços da cidade garantindo atrações culturais de qualidade ao público carioca. “É a mais recente escola afrocriativa que reverencia a pedagogia antirracista da Escola Olodum Salvador, trazendo para a Pequena África no Rio de Janeiro, a filosofia, a tecnologia e a ancestralidade da Escola Olodum de Salvador, na Bahia” – diz Anderson Vieira.

 

Vagas abertas para alunos em todas as turmas

Atualmente, A Escola Olodum Rio oferece aulas de PercussãoDança Afro e Canto Coral, além da Formação de Lideranças Afrodescendentes, que “compõe a metodologia Olodum de combate ao racismo com ações voltadas para letramento racial”.  Atende o público de 10 a 29 anos e as aulas acontecem no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), localizado no território histórico no Rio de Janeiro, que abraça os bairros Saúde, Gamboa, Santo Cristo e Caju.

_ A Escola Olodum Rio não se resume ao uso da marca. Trata-se de uma verdadeira transferência de tecnologia social do Olodum, com formação direta de educadores cariocas por profissionais da Escola Olodum da Bahia, em uma conexão legítima com a metodologia original do Olodum – afirma Mara Felipe, conselheira pedagógica do Olodum.

 

Sobre o Olodum

Fundado em 1979, no Pelourinho (BA), o Olodum é um dos mais importantes grupos culturais afro-brasileiros do mundo. Com sua banda internacionalmente reconhecida, o grupo também mantém uma escola, um centro de documentação, um bando de teatro, e promove ações de cidadania e direitos humanos, consolidando-se como uma holding cultural.

  

Sobre o MUHCAB

Localizado no Centro Cultural José Bonifácio, na Gamboa, o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) é um dos principais espaços de memória da população negra do Brasil, com acervo de cerca de 2.500 itens. A direção é de Sinara Rúbia

 

Parcerias Institucionais da Escola do Rio:

·         Escola Olodum – Salvador

·         Secretaria da Juventude Carioca

·         MUHCAB -  Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

 

Patrocínios

·         SBM Offshore, Cnooc, Americanas, Transegurtec, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Mais informações

A secretaria da escola fica aberta de segunda a sexta-feira, 8h30 às 20 horas ou entre em contato pelo WhatsApp - 3322-6358. Inscrições sujeito a lotação das vagas pelo link na bio do Instagram: @escolaolodumrio ou contato pelo Whatsapp (21) 97521-7552.

Comentários