Grátis: oficinas de arte e justiça racial, residência artística e cine-debate com discussão sobre a Cracolândia são parte da programação especial, de 13 a 17 de outubro, na Matilha Cultural

 Oficina de Arte e Justiça Racial, residência artística e cine-debate são atividades de programação gratuita na Matilha Cultural

 

Atividades com as artistas e educadoras Ana Lyra e Babi Lopes acontecem de 13 a 17 de outubro, com imersão criativa e oficina gratuita sobre arte, território e justiça racial — Ingressos devem ser retirados pelo Sympla

No dia 16, haverá o cine-debate sobre a série documental Território em Fluxo, e roda de conversa com Raquel Rolnik, urbanista e professora da FAU-USP, Marcos Felipe, artista e integrante do Teatro de Contêiner, e Marcos Vinícius Maia, músico do grupo Pagode na Lata — a mediação será feita por Bruna Imani, da Iniciativa Negra

Programação semanal integra a mostra Reformar - políticas de drogas, Restaurar - direitos e Recuperar - natureza, e marca os dez anos da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas


 

Atividade na Matilha Cultural - Foto: Jason Goulart

São Paulo, outubro de 2025 — Entre os dias 13 e 17 de outubro, a Matilha Cultural se transformará em um espaço de criação, escuta e convivência com iniciativas de destaque: um cine-debate sobre a controvertida região chamada de Cracolândia, na capital paulista, a Oficina de Arte e Justiça Raciale a Residência Artística.

 

Conduzidas por Ana Lyra e Babi Lopes, as artistas e educadoras proporão uma jornada imersiva que integra a programação formativa do festival Ocupação Iniciativa Negra Dez Anos, parte da instalação artística Reformar - políticas de drogas, Restaurar - direitos e Recuperar - natureza, do projeto Intersecção, em cartaz até 22 de novembro. Os ingressos para as atividades devem ser retirados pelo Sympla.

Com um trabalho que une formação, afeto e prática artística, as artistas Ana Lyra e Babi Lopes reafirmam o papel da arte como território de resistência e encontro. Oficina será realizada de 13 a 15 de outubro, das 19h30 às 21h, sendo os participantes levados a pensar a produção de imagens e narrativas a partir de uma perspectiva antirracista e decolonial, explorando a potência política da arte como instrumento de transformação.

 

Já a Residência Artística, marcada para os dias 13 a 17 de outubro, das 10h às 18h, terá o formato de laboratório criativo voltado à experimentação de linguagens visuais e processos colaborativos — momento em que o público será apenas expectador. O foco está em compreender a arte como ferramenta de crítica, reparação e reconstrução simbólica — um meio de narrar o mundo a partir das margens, tensionando as relações entre corpo, território e memória.

 

Na mesma semana, no dia 16, está previsto o cine-debate sobre a série documental Território em Fluxo, que trata da área conhecida como Cracolândia em São Paulo (SP) e dos principais conflitos que atravessam essa região. Na roda de conversa estarão Raquel Rolnik, urbanista e professora da FAU-USP, Marcos Felipe, artista e integrante do Teatro de Contêiner, e Marcos Vinícius Maia, músico do grupo Pagode na Lata. A mediação será de Bruna Imani, assessora de advocacy na Iniciativa Negra. O encerramento ficará por conta do grupo Pagode na Lata, que prepara um repertório especial para a ocasião.

 

As iniciativas se somam às demais atividades da programação formativa do Intersecção, que entre setembro e novembro oferece cursos, cine-debates, oficinas e residências abertas à comunidade, sempre em diálogo com os temas de política de drogas, reparação, clima e justiça racial. Os ingressos para as atividades devem ser retirados pelo Sympla.

 

O projeto é uma realização da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e da International Coalition on Drug Policy Reform and Environmental Justice, com curadoria da VIST Projects e parceria da Matilha Cultural.

 

Grupo Pagode na Lata - Foto: Luca Meola

 

Sobre a Iniciativa Negra - Dez anos

A Iniciativa Negra é uma organização da sociedade civil que atua na promoção da justiça racial, com foco em incidência política, advocacy, fomento criativo e produção de conhecimento. Desde 2015, articula ações nas áreas de política de drogas, direitos humanos, cultura, educação popular e economia viva, com destaque para experiências que partem de territórios negros com foco no desenvolvimento da sociedade civil organizada.

Sobre a Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental
A Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental é uma rede de mais de 50 ativistas, pesquisadores, defensores, lideranças comunitárias e artistas de dezenas de países que se reúne para abordar o papel das políticas de proibição das drogas na crise socioambiental e climática global.

Sobre a Matilha Cultural
A Matilha Cultural é um centro cultural independente localizado em São Paulo que atua como espaço de resistência, diálogo e transformação social. Reconhecida por sua programação diversa e engajada, a Matilha promove mostras de cinema, exposições de arte, debates, shows e atividades educativas, sempre com foco em pautas sociais, ambientais e de direitos humanos. Além disso, é um ponto de encontro para quem busca novas expressões culturais e alternativas, mantendo um forte compromisso com a causa animal por meio de eventos de adoção e ações de conscientização. A Matilha se consolidou como um espaço plural e inclusivo, que valoriza a coletividade e fomenta a reflexão crítica através da arte e da cultura.

Sobre a VIST Projects
A VIST Projects, responsável pela produção das imagens e curadoria visual, trabalha de forma próxima às comunidades e tem o consentimento das mesmas para uso dessas fotos em todos os formatos. A VIST é uma fundação sem fins lucrativos baseada na Colômbia/América Latina desde 2008 para a criação de um laboratório de conteúdos multiplataforma dedicado à investigação, design e desenvolvimento de narrativas visuais contemporâneas em torno de temáticas sociais e culturais.

SERVIÇO
Ocupação Matilha Cultural

Um projeto Intersecção - Política de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática
Mostra Reformar - políticas de drogas, Restaurar - direitos e Recuperar - natureza
 

Data: 23 de setembro a 22 de novembro de 2025
Horário: das 14h às 20h, de terça a domingo
Visitas monitoradas: das 14h às 20h, de terça a sábado
Local: Matilha Cultural
Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542- República - São Paulo

PROGRAMAÇÃO

13 a 17 de outubro – segunda a sexta-feira
Residência Artística
Horário: 10h às 18h
Participantes: Ana Lyra e Babi Lopes

Oficina de Arte e Justiça Racial - aberta ao público
Horário: 19h30 às 21h
Lotação: 15 vagas

16 de outubro – quinta-feira
Cine-debate: Território em Fluxo
Horário: 19h
Participantes: Raquel Rolnik, Marcos Felipe e Marcos Vinícius Maia
Mediação: Bruna Imani
Encerramento apresentação musical do grupo Pagode na Lata.

Ingressos: via Sympla 
Entrada gratuita

Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.

Acessibilidade para pessoas com locomoção restrita.

Comentários