Dia Nacional do Livro - Pontos de leitura e imersão: trens e estações promovem conexão com a cultura diariamente

 Pontos de leitura e imersão: trens e estações promovem conexão com a cultura diariamente

 

No Dia Nacional do Livro, conheça locais de leitura, bibliotecas e exposições que fazem parte do percurso dos passageiros das Linhas 4-Amarela e 9-Esmeralda




 

São Paulo, 29 de outubro de 2025 – Para quem não abre mão de uma boa leitura no trajeto diário, o Dia Nacional do Livro, comemorado hoje, é um convite a desacelerar e mergulhar nas histórias que acompanham os percursos pela cidade. Entre um embarque e outro, há sempre espaço para fazer alguma coisa. Que tal se perder no cheiro das páginas, ler um capítulo a mais e quase perder a hora de descer? São sensações que só um bom livro pode promover. E na hora do desembarque, a história pode continuar. Afinal, são diversas as opções para experiências literárias dentro de estações e em seus arredores.
 

Nas linhas operadas pela ViaQuatro e pela ViaMobilidade há diferentes espaços que celebram o livro e a literatura bem perto das estações, de bibliotecas e centros culturais a exposições dedicadas a grandes escritores brasileiros.

Na Estação Luz, da Linha 4-Amarela, o legado de Clarice Lispector está em destaque com uma exposição inédita promovida pelo Instituto Motiva Trilhos. Parte do Projeto Centenários, a mostra transforma a estação em um espaço literário: paredes reservadas foram adesivadas com trechos e manuscritos da autora, enquanto os degraus das escadas exibem lombadas de suas obras mais conhecidas.
 

Além disso, o espaço conta com um ambiente de leitura abastecido com livros de Clarice, um ponto de coleta para doações e um painel interativo onde o público pode levar para casa frases marcantes da escritora.

Acesso: Estação Luz – (Linha 4-Amarela)
 

Museu da Língua Portuguesa:

Ao sair da mesma estação, uma parada obrigatória para os amantes da leitura é o Museu da Língua Portuguesa, que celebra a diversidade e a história viva do idioma falado por milhões de pessoas. O espaço oferece exposições interativas, instalações sonoras e visuais, além de programações especiais que unem literatura, música e cultura popular.

Endereço: Praça da Luz, s/n – Luz

Acesso: Estação Luz – Linha 4-Amarela
 

Biblioteca Mário de Andrade:

Um dos maiores acervos públicos da América Latina está a poucos minutos da Estação República. Fundada em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade é um refúgio no centro da cidade para quem busca tranquilidade e inspiração. O espaço conta com salas de leitura, exposições literárias e empréstimos gratuitos de livros, além de um ambiente acolhedor para quem deseja se desconectar do ritmo acelerado do dia a dia.

Endereço: Rua da Consolação, 94 – República

Acesso: Estação República – Linha 4-Amarela
 

Casa das Rosas:
Próxima à Estação Paulista, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um dos endereços mais tradicionais da cidade dedicados à poesia. O casarão histórico abriga uma das bibliotecas mais encantadoras de São Paulo, com programação gratuita que inclui saraus, oficinas e lançamentos de livros.

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista

Acesso: Estação Paulista – Linha 4-Amarela
 

Biblioteca Parque Villa-Lobos:

Rodeada por áreas verdes, a Biblioteca Parque Villa-Lobos é um exemplo de como o livro e o lazer podem caminhar juntos. O espaço oferece um acervo com mais de 40 mil títulos, além de atividades culturais e educativas para todas as idades. Ideal para quem deseja ler sob as árvores, assistir a contações de histórias ou participar de clubes de leitura.

Endereço: Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros

Acesso: Estação Villa-Lobos/Jaguaré – Linha 9-Esmeralda
 

O incentivo à leitura também está presente nas ações culturais promovidas pelo Instituto Motiva Trilhos, que já levou o Projeto Centenários a outras estações da Linha 4-Amarela, homenageando artistas como Candido Portinari (Higienópolis-Mackenzie), Tomie Ohtake (Faria Lima), Tarsila do Amaral (Oscar Freire) e Heitor Villa-Lobos (Pinheiros). A iniciativa transforma o transporte público em um espaço de cultura e conhecimento, aproximando milhões de pessoas das artes e da literatura.

+++

Sobre a ViaQuatro

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
+++

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 

A ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. Futuramente, terá conexão também com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

Comentários