Brasília será representada no Encontro Baque Angola, em Ribeirão Preto
A presidenta do Instituto Rosa dos Ventos, Stéffanie Oliveira; a produtora cultural Makota Kambakassule; e integrantes do grupo Maracatu Zenga Baque Angola formam a comitiva do DF no evento, que ocorre entre os dias 17 e 19 de outubro
O 4º Encontro Baque Angola, que ocorre entre os dias 17 e 19 de outubro, em Ribeirão Preto (SP), terá como uma das representações de Brasília o Instituto Rosa dos Ventos, entidade dedicada à pesquisa, difusão, produção, comunicação e fomento de manifestações artísticas que carregam, em sua essência, a identidade brasileira.
Além da presidenta Stéffanie Oliveira, o Instituto é representado no encontro pela produtora cultural Makota Kambakassule (Marta Raquel). Também integram a comitiva do Distrito Federal Alessandra Rosa (regente) e Samia Gomes (sub-regente) do Maracatu Zenga Baque Angola. O evento reúne mestres, batuqueiros e grupos de maracatu de diferentes estados do país, promovendo o intercâmbio de saberes e tradições.
Segundo a organização, a experiência de Stéffanie, somada ao histórico de ações do Instituto Rosa dos Ventos, será de grande contribuição para a roda de conversa com o tema “A Importância da Cultura no Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa".
"É uma honra ser convidada para um evento tão especial quanto o 4º Encontro Baque Angola, ainda mais para compor, junto aos meus, uma roda de conversa e tratar de um assunto tão relevante, que traduz, em boa medida, a razão de existir do Instituto Rosa dos Ventos", destaca a presidenta.
Stéffanie ainda sublinha a relevância do encontro para a preservação e valorização de manifestações tão fundamentais para a cultura brasileira. “O encontro de Baques em Ribeirão Preto é uma expressão vibrante da força e da alma dos Brasis que se espalham por todo o seu território. É uma celebração de cultura viva, pulsante, que reafirma nossa resistência através da festa e da fé. Salve nossos maracatus, candomblés e afoxés, guardiões de nossa identidade, força e sabedoria!”, conclui.
Encontro Baque Angola
O Encontro Baque Angola, idealizado pela Nação de Maracatu Leão da Campina (Recife – PE), é um evento anual cuja missão é promover e valorizar a Cultura do Maracatu Nação Angola, uma importante manifestação cultural de origem afro-brasileira.
Com uma programação de três dias, o evento promove o compartilhamento de saberes entre grupos de Maracatu de diferentes cidades e regiões do país, além da transmissão e vivência da cultura popular e dos conhecimentos ancestrais, oferecidos a toda a comunidade por meio de apresentações artísticas e culturais, rodas de conversa e oficinas de Maracatu Baque Angola.
Serviço - 4º Encontro Baque Angola
Local: Ribeirão Preto / SP
17/10 - Sexta-feira
19h - Roda de Conversa: a importância dos movimentos culturais nas lutas contra o racismo e à intolerância religiosa.
Convidados: Mameto Nadja Baléginam, Iya Neide Ribeiro, Ana Oyarinu, Camila Lebara, Stéffanie Oliveira
21h - Sarau: Microfone Aberto!
Grupo Maracangalha de Capoeira + convidados / inscritos
18/10 - Sábado
9h - Oficina de Percussão com Mestre Hugo - Maracatu Baque Angola
11h40 - Oficina de Maracatu Baque Angola com Mestre Hugo, Nação Leão da Campina
13h30 - Oficina de Percussão com Mestre Hugo - Maracatu Baque Angola
17:00 Oficina de Maracatu Baque Angola com Mestre Hugo, Nação Leão da Campina
19h - Noite Cultural: Dj Tuff Mar
20h - Noite Cultural: Batuque de Raízes
21h - Noite Cultural: Coco de Besouro Mangangá
19/10 - Domingo
10h - Roda de Conversa: Arte e Cultura nas periferias: Fortalecimento e Resistência Cultural
Convidados: Mestre Hugo Leonardo e representantes de coletivos culturais.
14h - Cortejo de Maracatu
16h - Cortejo de Maracatu com grupos afilhados da Nação Maracatu Leão da Campina e convidados.
Comentários
Postar um comentário