(19/10) Dexter lança single inédito e faz première gratuita aberta ao público neste domingo

Dexter lança novo single com direito a videoclipe e première gratuita aberta ao público neste domingo (19/10)

A faixa “Vida Que Segue” será disponibilizada nesta sexta-feira (17/10) e integra o próximo álbum de inéditas do artista, intitulado “Frustrações, Dogmas, Convicções”. O videoclipe conta com direção de João Wainer e a festa acontece na Ocupação 9 de Julho, região central de SP. 






                                                                                                                                            Foto por Rafa Leforte                                                                                                                             

Um dos maiores nomes do rap brasileiroDexter, lança “Vida que Segue”, seu novo single autoral que marca o início de uma nova fase criativa em sua trajetória. A faixa anuncia Frustrações, Dogmas, Convicções, o tão aguardado álbum do rapper, que chega 10 anos após seu último disco de inéditas, Flor de Lótus (2015). Sempre engajado com temas relevantes para a população periférica, Dexter vislumbra, em suas canções, a possibilidade de ajudar a transformar a realidade das pessoas que vivem à margem da sociedade. “Minha música nunca é feita apenas para curtição, mas, também, para causar reflexões. E para que essas pessoas possam, por meio da  minha voz e da minha música, sentirem que não estão sozinhas. Esse sempre será o viés do meu trabalho.”

A canção “Vida que Segue” retrata a vida do artista e ganha um videoclipe dirigido por João Wainer, jornalista e cineasta referência no audiovisual brasileiro, reconhecido por seu olhar sensível e por obras marcantes que retratam a cultura urbana. A música será disponibilizada nesta sexta-feira (17/10) nas plataformas digitais, enquanto o videoclipe ganha uma première aberta ao público no domingo (19/10) na Ocupação 9 de Julho, com direito a uma roda de samba, bem ao estilo do Dexter. 

Todos os videoclipes da carreira solo do Dexter foram dirigidos por João Wainer, uma parceria que já vem de longa data, desde 1999, quando se conheceram. “Gosto muito de trabalhar com o João, ele tem um sentimento refinado no que diz respeito ao rap nacional. Ele é monstro e um profissional generoso, além de ser um grande amigo.” O cineasta foi o primeiro diretor brasileiro (junto com o Ricardo Souza) a vencer o Prêmio VMA (Video Music Awards) com FUNK RAVE, da Anitta, em 2023, na premiação equivalente ao Oscar, porém, de videoclipes. 

“Vida Que Segue” retrata a adoção, a adolescência e a vida adulta do rapper, tudo se passando num barraco que remete à “casa” em que o artista cresceu, e conta com a sensibilidade do olhar e o talento do diretor. Nego Bala, que interpreta Dexter quando jovem, também já passou por muitas situações difíceis na vida, de forma que conhece o sentimento e o sofrimento de um jovem preto periférico que vive às margens da sociedade. Preta Ferreira faz a mãe biológica do rapper, Mônica Nêga, sua mãe de criação, e Carlos Dafé, o pai de Dexter. A fotografia do videoclipe ficou por conta de Liz Dória, e a direção de arte é de Diego Castilho

“Foi um trabalho que a gente tentou fazer da forma mais sensível e respeitosa possível, tentando mostrar as consequências que um ambiente de total vulnerabilidade como esse retratado em cena podem causar em uma criança. Na nossa interpretação, essa cena da adoção que abre o clipe é o verdadeiro nascedouro do ‘oitavo anjo’ que a gente conhece hoje. O clipe começa com a adoção e acaba com o Dexter ovacionado em cima do palco. No fundo, ele tá reforçando nesse clipe o que ele sempre disse em seu trabalho, mas agora com distanciamento e um olhar mais maduro: ‘Acharam que eu estava derrotado. Quem achou estava errado’”.

 [João Wainer, diretor do videoclipe]

A colaboração entre Dexter e Wainer resulta em uma obra visual que reflete a essência da canção: seguir em frente, na fé e com propósito, mesmo diante das adversidades. A música fala sobre a vida pregressa de um jovem preto morador de favela que conhece o rap nos anos 1990 e que transforma sua vida através dessa música. “A minha história também é a história de milhares de jovens que foram recrutados pelo hip hop e que hoje ocupam cadeiras importantes dentro de casa, na quebrada, no Estado. É uma cultura que salva vidas no mundo todo, e comigo não foi diferente”. 

“Esses jovens, assim como eu, encontram no rap e no hip hop uma tábua de salvação. A música fala sobre uma força de vontade interior, ela busca mostrar para as pessoas que elas podem superar as dificuldades. Eu entendo que nem todo mundo vai ser rapper, escritor ou jogador de futebol. Na canção eu falo sobre vencer, de alguma maneira, seja a depressão, seja a crise de ansiedade, o racismo, que, inclusive, tem tudo a ver com essas doenças.” 

[Dexter]

João Wainer reforça o quão especial é a parceria entre os dois: “Quando o Dexter me liga me chamando pra um clipe é igual quando o exército manda uma carta pra sua casa te convocando pra guerra, não existe a possibilidade de eu dizer não”, diz o cineasta. “Pra mim é sempre um orgulho e uma honra fazer os clipes dele e eu vou fazer pro resto da minha vida, já são muitos anos de parceria, de amizade e de trabalho”, completa Wainer.

Com “Vida Que Segue”, o artista reafirma seu compromisso com a palavra e a arte como instrumento de transformação e resistência. Após 35 anos de um sólido legado construído na música, Dexter segue provocando reflexões sobre superação e resiliência. 

Para fazer o pré-save e ouvir “Vida Que Segue”, clique aqui.

SERVIÇO


Première do videoclipe  “Vida Que Segue”

Data: 19 de agosto de 2025 (domingo)

Local: Ocupação 9 de Julho

Endereço: Rua Álvaro de Carvalho, 427 - Bela Vista - São Paulo

Classificação etária: Livre

Entrada gratuita


PROGRAMAÇÃO


12h - Almoço da Cozinha Ocupação 9 de Julho

13h30 - Exibição do videoclipe + bate papo 

14h - Roda de samba com o grupo Os Paccinis

15h30 - Discotecagem DJ Loo

16h30 - Roda de samba com Dexter e o grupo Os Paccinis


Acompanhe Dexter: MEDIA KIT | INSTAGRAM | X | FACEBOOK | YOUTUBE 


Sobre Dexter


Dexter 8º Anjo, como é conhecido pelos fãs, se chama Marcos Fernandes de Omena. Referência no hip-hop nacional, ficou conhecido nos anos 90 quando foi um dos fundadores do grupo 509-E, sucesso nas rádios de todo o Brasil com as músicas “Saudades Mil” e “Oitavo Anjo”, ambas de sua autoria. O apelido foi inspirado no filho de Martin Luther King Júnior, Dexter Scott King, e significa correto, direito, sagaz, esperto e ligeiro. Segundo o rapper, qualidades indispensáveis para sobreviver na periferia. Com 35 anos de carreira, Dexter é um apaixonado pela vida, pelo Hip Hop e, principalmente, pela música. Suas primeiras composições foram inspiradas pelos grupos Public Enemy, NWA, Kool Moe Dee e Racionais MC´s. Privado de sua Liberdade por 13 anos, Dexter reconhece os deslizes do passado e os encara como aprendizado. Hoje, essa experiência é compartilhada através de palestras, bate-papos, shows e eventos. Para ele, a música é uma ferramenta de disseminação de cultura, conhecimento e valores.


Dexter acaba de entrar no ramo das cervejas artesanais e lançar sua própria marca em parceria com a Smoked Brew. O resultado dessa união é a Oitavo Anjo, uma Munich Helles que chegou ao mercado em março de 2025. Num processo de criação que durou um ano, a cerveja foi desenvolvida com o objetivo de alcançar um sabor que harmonizasse a música e a personalidade do artista. Ainda neste ano, tocou duas vezes em Barcelona, na Espanha, e também se apresentou em Portugal, onde já havia feito shows em 2013. No ano passado, esteve duas vezes na Bolívia cumprindo uma agenda de shows. 


Em 2024, Dexter encabeçou o projeto “Direito de Sonhar”, um podcast que amplifica vozes de pessoas em condições de liberdade privada, para relatar depoimentos e histórias que, na maioria das vezes, são ignoradas em nossa sociedade. Como idealizador e apresentador do programa, entrevistou Sérgio Vaz, Dráuzio Varella, Ferréz, Bel Santos Mayer, Preta Ferreira, e os juízes Jayme Garcia dos Santos e Iberê Dias.

Na última década, Dexter manteve-se ativo em diversos projetos musicais, sociais e culturais, consolidando ainda mais sua presença como uma das vozes mais potentes e influentes do rap nacional. Em abril deste ano, o artista apresentou ao público o álbum D’LUXO, projeto que reúne 12 faixas, sendo 9 releituras de grandes sucessos retrabalhados pelos produtores Zegon e Laudz (Tropkillaz), e também com colagens do DJ Loo. 

D’LUXO preparou o terreno para o tão aguardado disco de inéditas Frustrações, Dogmas, Convicções, anunciado ao público com o lançamento de “Vida Que Segue”. Dexter também prepara Na Linha do Tempo, álbum que trará releituras de músicas de outros artistas em que ele participou como convidado, um projeto inovador e diferenciado na cena musical.


FICHA TÉCNICA SINGLE E VIDEOCLIPE “VIDA QUE SEGUE”


PRODUÇÃO EXECUTIVA

Oitavo Anjo Produções 


PRODUÇÃO MUSICAL

Música - Vida Que Segue

Composição - Dexter / N da Norte / Nego Jam

Produção beat - LeX-T

Coprodução beat -

Dexter / BaseMcBeat

Gravação, Mix e Master - BaseMcBeat / RefugiAudioEstúdio


Foto: Rafa Leforte

Arte Capa: Emerson Rosa 


PRODUÇÃO CLIPE

Livre Cine

Direção - João Wainer

Criação de roteiro - Dexter / João Wainer

Equipe de direção - AD / Kauan Okuma Bueno  

Produtor executivo - Josmar Bueno Junior 

Direção de Produção - Adriana Okuma  

Ass. Produção - Anne Okuma Bueno (Caju)


ARTE

Dir. de Arte - Diego Castilho  

Ass. de Arte - Be Coelho  

Produtoras de Objeto - Tico Pereira e Ana Paula Lobo  

Figurino - Fernanda Gunutzmam

Ass. Figurino - Machy Machado 

Make - Carol Romero 

Ass. Make - Rafaela Britto  

Cabelo - Marquinhos Negritude 

Ass. De Set - Carlosart  

Ass. De Set - Alemão

Contra Regra - Pato Roco


FOTOGRAFIA

Dir. de Fotografia - Liz Dórea  

1 AC - Daniel Domingues  

2 AC - Ricardo Dutra


ELENCO

Dexter

Preta Ferreira - Mãe biológica 

Mônica Nêga - Mãe de criação 

Nego Bala - Dexter jovem

Carlos Dafé - Pai


Boia Fria Produções

Há 17 anos no mercado, a Boia Fria Produções é uma produtora cultural, assessoria de comunicação, gestão de talentos, editora musical e selo fonográfico com foco na música negra em todas as suas vertentes, desde a MPB, passando pelo jazz, samba, funk setentista, até o rap e a soul music nacional. Já trabalhou com artistas de renome como Azymuth, Seu Jorge, Racionais MCs e Elza Soares, e foi responsável pelas carreiras dos rappers Dexter e Rincon Sapiência. Atualmente, administra as carreiras de Amanda Magalhães e Samantha Schmütz. Como selo e editora, além das duas artistas, conta com nomes como Lia de Itamaracá, Dexter e MC Soffia no casting. Também se dedica a projetos como o Mestres da Soul e o SP RAP, eleito pelo público do Guia da Folha o melhor festival de 2014, além dos festivais Filhos do Guetto, Fico em Casa BR, Favela em Casa e do projeto Diversidartes.

www.instagram.com/boiafriaproducoes 


Comentários