União do Parque Acari anuncia Iman Shervington como nova musa para o Carnaval 2026

 União do Parque Acari anuncia Iman Shervington como nova musa para o Carnaval 2026



        A União do Parque Acari segue reforçando seu time de musas para o Carnaval 2026. A mais nova integrante anunciada pela agremiação em suas redes sociais é Iman Shervington, dançarina e professora de dança de origens americanas e jamaicanas, com uma trajetória marcada pelo samba e pela valorização das raízes afro-brasileiras.

        Iman iniciou seus estudos no samba há 15 anos, inspirada pela sua herança cultural e pelo ambiente em que cresceu: a cidade de New Orleans, nos Estados Unidos, conhecida por sua forte ligação com as tradições africanas. Essa vivência despertou nela uma paixão pela expressão artística e pela dança dos povos da diáspora negra, com destaque para o Brasil.

         Além do samba, a nova musa da União do Parque Acari também se dedicou a outras manifestações da cultura popular brasileira, como as danças inspiradas nos orixás, samba de roda, jongo, maculelê, maracatu, cafézal e samba reggae. Fora do Brasil, ela acumula estudos em diferentes estilos, incluindo hip hop, jazz, jazz funk e dança moderna.

         Nos últimos cinco anos, Iman tem feito parte do grupo internacional “Poderosas do Samba”, criado por Alex Coutinho e Ale Jansen, que reúne sambistas espalhados pelo mundo para manter viva a essência do samba e de suas origens afro-brasileiras. Foi nesse contexto que ela teve contato com grandes nomes do samba, como George Louzada, que contribuíram para o seu aprimoramento artístico.

         A artista estreou na Marquês de Sapucaí em 2022 e, desde então, já atuou como musa em cinco ocasiões e como passista em outras duas, desfilando por escolas como Paraíso do Tuiuti, Império da Tijuca, Acadêmicos de Cubango, Em Cima da Hora e a própria União do Parque Acari. Sua experiência internacional inclui apresentações no tradicional Notting Hill Carnival, em Londres; no Hollywood Carnival, em Los Angeles; e no carnaval de Córdoba, na Argentina.

        Fora do universo do samba, Iman atua no campo do audiovisual e da comunicação social em saúde pública, por meio do The Institute of Women & Ethnic Studies, organização sem fins lucrativos com sede em New Orleans. Seu trabalho envolve a criação de filmes e materiais educativos sobre saúde mental, materno-infantil e adolescência.




       Animada para retornar à União do Parque Acari, Iman destaca o carinho que desenvolveu pela escola no primeiro ensaio de rua em que participou no ano passado e o orgulho que a comunidade demonstra pela agremiação. “Quis voltar para fazer parte dessa energia novamente, principalmente com o enredo deste ano, que reforça a importância da verdadeira expressão brasileira no mundo”, disse.

       Em 2026, a União do Parque Acari será a terceira escola a desfilar no primeiro dia dos desfiles da Série Ouro da Liga RJ, levando para a Avenida o enredo “Brasiliana”, desenvolvido pelo carnavalesco Guilherme Estevão.


Comentários