Outubro no Sesc 14 Bis: confluência cultural marca o mês com mangás, gastronomia, infância e jazz
Programação reúne festival de quadrinhos japoneses, vivências agroecológicas e gastronômicas, uma celebração ao bairro do Bixiga, atividades cósmicas para crianças e shows internacionais de jazz.
A colombiana Lido Pimienta se apresenta no Sesc Jazz. Foto: Divulgação
O mês de outubro chega recheado de cultura, lazer e descobertas no Sesc 14 Bis. Da explosão criativa dos mangás à imersão nos sabores da feira agroecológica, passando pela riqueza cultural e histórica do bairro do Bixiga, espetáculos e experiências sensoriais para crianças e a inventividade do jazz nacional e internacional, a programação convida o público a experimentar múltiplas linguagens e vivências.
Logo no início do mês, nos dias 4 e 5 de outubro, o Sesc 14 Bis recebe a Mangá Festa!, encontro que celebra a influência dos quadrinhos japoneses na cultura pop mundial. A programação traz mesas de debates com especialistas e editores, oficinas de ilustração e roteiro, espaço para o encontro de cosplayers, quiz interativo, atividades para todas as idades e bate-papos sobre gêneros como Boys e Gils Love, Tokusatsu e Gekigá. Nomes como Marcelo Del Greco, Phellip Willian, Magenta King, Cassius Medauar, Sonia Luyten, Caio Yo e outros marcam presença. Um mergulho no imaginário japonês que dialoga com cinema, música, games e literatura, em um evento feito para fãs, curiosos e educadores.
A partir de 18 de outubro, o Experimenta! transforma a feira do Sesc em espaço de escuta, afeto e saberes gastronômicos. A chef Dani Lisboa conduz vivências como Na Feira Também Tem! Oralidade e Saberes Gastronômicos (18/10), oficinas sensoriais com crianças, que criam seus próprios “jardins comestíveis” (19 e 26/10) e um Mergulho no mundo dos alimentos (25/10), ampliando o olhar de quem cozinha e a compreensão sobre o que se prepara e se consome. Durante todo o mês o projeto Vem Fazer a Feira traz os Sons da Terra, com Alma de Gato (5/10), combinando música e literatura, chorinho com Trio Canoa (12/10), o Coral de Cânticos Guarani Mbyá da Aldeia Paranapuã (19/10) e o forró do Arrudêa (26/10).
No dia 24 de outubro, o projeto Paisagens Postais lança a edição dedicada ao Bixiga, um dos bairros mais icônicos de São Paulo. Nove cartões-postais ilustram seus lugares simbólicos, acompanhados de mapa e de uma programação especial com rodas de conversa, música, oficinas e intervenções artísticas. Entre os destaques estão a participação da cozinheira Baiana Bá em bate papo com Sêo Raimundo Nonato, dono do Rancho Nortestino e mediação do compositor Lirinha, do músico Rom Santana, da Bateria Mirim da Vai-Vai e do coletivo Mobilização Saracura. Mais que um registro, um convite a conhecer a memória e a tradição cultural do bairro.
Outubro também é o mês das crianças, e o Sesc 14 Bis dedica a programação Mundos de brincar -- pés na terra, cabeça na lua especialmente para elas. O destaque fica para o espetáculo “Tum Pá”, do grupo Barbatuques (11 e 12/10), primeiro show do coletivo totalmente voltado ao público infantil. Além disso, atividades como Viagem ao Brincaverso (de 4 a 26/10) convida bebês e seus adultos acompanhantes a explorar o espaço sideral, enquanto a oficina Brinquedo Terra | Mãozinhas no barro, mostra a versatilidade da terra que pode virar desenho, formas e texturas em mãos cheias de criatividade; a instalação Brinquedos Naturalizados desafia os pequenos a reconhecer novos movimentos e habilidades e os espetáculos da 2 Mililitros Cia Teatral, levam as crianças da exploração espacial ao fundo de um rio na Amazônia, em histórias que garantem um mês de descobertas e encantamento para todas as idades.
Na música, Zeca Baleiro e Swami Jr. revisitam obras primas de Dolores Duran (3 a 5/10). A Orquestra Sinfônica Heliópolis sobre novamente ao palco do Teatro Raul Cortez com repertório de Johannes Brahms e Robert Schumann (9/10). O Clube das cordas se apresenta gratuitamente na biblioteca em dois sábados (11 e 18/10), trazendo choros, valsas, marchas e sambas.
Encerrando o mês, o Sesc Jazz traz ao 14 Bis uma mostra de shows e formativas musicais que celebra a diversidade e a vitalidade do gênero. Com artistas nacionais e internacionais, o festival apresenta encontros únicos entre instrumentistas, valorizando tanto os clássicos quanto as experimentações contemporâneas. Destaque para Homenagem à Leny Andrade (16 e 17/10), Lido Pimienta (25/10) e Dominique Fil-Aimé (31/10). Uma oportunidade imperdível para os amantes da música de improviso.
Confira a programação do mês de agosto em: sescsp.org.br/14bis
Programação Crianças Outubro -- Sesc 14 Bis
Experimenta! Comida, saúde e cultura
Na feira também tem! Oralidade e Saberes Gastronômicos
com Dani Lisboa
Vivência imersiva dedicada à escuta e partilha de histórias gastronómicas entre os participantes. As narrativas são registradas em um pequeno livro coletivo de receitas e memórias.
Dia 18/10, sábado, das 13h30 às 15h
Convivência - Piso térreo
Vem fazer a Feira! Raízes e Sons da Terra
com produtores agroecológicos
Foca-se na agricultura como expressão artística e de afeto com a terra, os agricultores mantêm vivas tradições e saberes, com respeito ao tempo da natureza e à força da coletividade.
Dias 19 e 26/10, domingos, das 11h às 15h
Pracinha
Na feira também tem! Coma Seu Próprio Jardim
com Dani Lisboa
Oficina sensorial e educativa voltada ao público infantil. As crianças passeiam pela feira, guiadas pela facilitadora, enquanto observam cores, texturas, aromas e sabores dos alimentos. Com base nessa experiência, criam um "jardim comestível" em seus pratos, estimulando a autonomia, a criatividade e a conexão com a origem dos alimentos.
Dias 19 e 26/10, domingos, das 13h30 às 15h
Convivência - Piso térreo
Na feira também tem! Mergulho no mundo dos alimentos
com Dani Lisboa
Vivência demonstrativa que exploram ingredientes específicos com o propósito de ampliar o olhar de quem cozinha, oferecendo uma compreensão mais sensível, crítica e completa sobre o que se prepara e consome.
Dia 25/10, sábado, das 13h30 às 15h
Convivência - Piso térreo
Feira na Rua
Meio Ambiente
Vem fazer a Feira! Raízes e Sons da Terra
com produtores agroecológicos
Nesta edição, foca-se na agricultura como expressão artística e de afeto com a terra, os agricultores mantêm vivas tradições e saberes, com respeito ao tempo da natureza e à força da coletividade.
Dias 5 e 12/10, domingos, das 11h às 15h
Pracinha
Na feira também tem! Sons da Terra
com Alma de gato
Como parte da programação da Feira, o projeto musical e literário dos artistas Léo Nascimento (voz e violão de 7 cordas) e Giba Santana (pandeiro), traz uma sonoridade intensa e minimalista. A apresentação funde música popular brasileira, poesia falada e crônicas urbanas.
Dias 5 e 16/11, domingos, às 13h30
Pracinha
Na feira também tem! Sons da Terra
com Trio Canoa
Ao som de chorinhos, serestas e violas, convidamos as pessoas a se reunir, como se estivessem no quintal de casa, para ouvir, conversar e explorar as conexões entre o fazer artístico e o fazer agrícola.
Dia 12/10, domingo, às 13h30
Convivência - Piso térreo
Na feira também tem! Sons da Terra
com Coral de Cânticos Guarani Mbyá da Aldeia Paranapuã
Formado por indígenas da Aldeia Paranapuã, o coral atua desde 2010 como expressão viva da espiritualidade Guarani. Canta em Guarani Mbyá, compartilhando saberes ancestrais que reforçam os laços entre cultura, território e resistência.
Dia 19/10, domingo, às 13h30
Pracinha
Na feira também tem! Sons da Terra
com Arrudêa
Banda que celebra o forró tradicional enquanto imprime um sopro contemporâneo ao gênero. Inspirada por mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, a banda combina vocal feminino, violão tenor, guitarras de balanço moderno, teclados, percussões e uma cozinha rítmica pulsante.
Dias 26 e 30/11, domingos, às 13h30
Pracinha
Lançamento Paisagens Postais
Turismo
A Cozinha Nordestina no Bixiga | Ruas 13 de Maio com Santo Antônio
Com Baiana Bá, cozinheira dedicada ao acarajé no Bixiga; Sêo Raimundo Nonato, dono do Rancho Nordestino; e mediação de Lirinha, compositor, poeta e escritor brasileiro
Evento de lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais. Esta edição do projeto conta com nove cartões-postais que apresentam lugares representativos do bairro do Bixiga e um mapa que os localiza em seus arredores. O evento de lançamento celebra o Bixiga e sua comunidade através da realização de atividades culturais protagonizadas por artistas, coletivos e organizações relacionados aos locais representados nos cartões-postais.
Dia 24/10, sexta, das 16h30 às 18h
Convivência - Piso térreo
Rom Santana, o "Príncipe do Bixiga"
Com Rom Santana
lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais".
Dia 24/10, sexta, às 18h
Convivência - Piso térreo
Realejo Saracura
Com Alexandre Leggieri, artista e construtor de realejos
Lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais".
Dia 25/10, sábado, das 12h30 às 16h
Pracinha
Bateria Mirim do Vai-Vai
Com Escola de Samba Vai-Vai
Lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais".
Dia 25/10, sábado, às 13h
Espaço de múltiplo uso 2 - 1º andar
Vem Jogar com a Arena Bela Vista!
Com atletas do projeto
Mini jogos de futebol com atletas do projeto.
Lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais"
Dia 25/10, sábado, das 14h às 16h
Espaço de múltiplo uso 2 - 1º andar
Rio Saracura | Histórias de Ontem, Hoje e Sempre
Com Mobilização Saracura/Vai-Vai, Dona Nice e Dona Eloá, coletivo e moradoras do Bixiga que rememoram suas lembranças do rio
Lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais".
Dia 25/10, sábado, às 16h
Biblioteca - Piso térreo
Rio Saracura | Memória em Pintura
Com Diego Mouro, artista plástico e ilustrador do projeto Paisagens Postais, que fará pintura ao vivo do Rio Saracura inspirado pelas lembranças de moradoras do bairro
Dia 25/10, sábado, às 17h
Convivência - Piso térreo
Samba Garoa do Recôncavo com o grupo Quilombolas de Luz Capoeira
Com Casa Mestre Ananias e grupo Quilombolas de Luz Capoeira
Lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais"
Dia 25/10, sábado, às 18h
Convivência - Piso térreo
Bora trocar livros! | Participação Especial Casa 1
Com pessoas educadoras e acervo temático LGBTQIAPN+ da Casa 1
Lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais".
Dia 26/10, domingo, das 14h às 17h
Convivência - Piso térreo
Bloco da Dona Yayá | Canções pelo direito de sermos mulheres livres
Bloco de carnaval do Bixiga
Lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais".
Dia 26/10, domingo, às 16h
Convivência - Piso térreo
Dona Yayá | Feminismo, Patrimônio e Carnaval no Bixiga
Com Dona Amelinha Teles, jornalista, escritora e ativista pelos direitos humanos brasileira; e mediação de Flávia Brito do Nascimento, diretora do Centro de Preservação Cultural da USP - Casa de Dona Yayá
Lançamento da edição do Sesc 14 Bis do projeto "Paisagens Postais".
Dia 26/10, domingo, às 16h
Biblioteca - Piso térreo
Literatura
Clube do livro: O olho mais azul
Mediação: Maria Carolina Casati, mediadora e doutora.
Vamos ler juntos a obra "O Olho Mais Azul", da escritora Toni Morrison. O livro narra a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que cresce na década de 1940. Em um mundo onde é negligenciada pelos adultos e sofre com a crueldade de outras crianças por causa de sua pele retinta e seu cabelo crespo, ela passa a sonhar com olhos azuis, buscando neles a paz.
Dia 28/10, terça, das 19h30 às 21h
Sala de Oficina 2 - 2º andar
Bora trocar livros!
Com a Livraria Gato sem Rabo
Na nossa banca de troca de livros, o público pode trocar até dois livros por outros títulos
25 e 26/10, sábado e domingo, das 14h às 17h
Biblioteca - Piso térreo
Mangá Festa!
Talk show: Akira e sua Influência na Cultura Pop Mundial
Com Guilherme Kroll (Conrad), Cassius Medauar (publisher JBC), Leandro Del Manto (editor da edição Akira, pela Globo) e Renata Leitão (tradutora)
Mais do que um marco dos mangás e animes, Akira é uma obra que redefiniu os rumos da ficção científica, da estética cyberpunk e do audiovisual global. Este bate-papo analisa o impacto cultural e artístico do clássico de Katsuhiro Otomo, debatendo sua influência em obras ocidentais e sua visão futurista do Japão urbano.
Dia 4/10, sábado, às 10h30
Teatro - 2º andar
Roleta do Zodíaco
Com Natalia Palomares (@wasabi_manga)
Gire a Roleta do Zodíaco e descubra o seu destino! Inspirada no universo de "Os Cavaleiros do Zodíaco", um dos maiores clássicos da história dos mangás no Brasil, essa brincadeira convida o público a testar a sorte e levar para casa diversos prêmios! Ideal para quem ama interação, nostalgia e um toque de sorte!
Dias 4 e 5/10, sábado e domingo, das 13h às 17h30
Espaço de múltiplo uso 3 - 1º andar
O que é Mangá?
Com Marina Taki Okamura (Conrad), Daniel Morais (Panini) e Kleber de Sousa (Devir), com mediação de Marcelo Del Greco (JBC).
Muito além de "quadrinhos japoneses", o mangá é uma expressão artística completa, com estilos narrativos e visuais que conquistaram o mundo. Este bate-papo explora as origens do mangá, suas influências culturais e históricas, e como ele se consolidou como uma das maiores formas de entretenimento do Japão e do mundo.
Dia 4/10, sábado, às 13h
Palco Mangá! - Biblioteca - Piso térreo
Mangás na Educação: cultura, aprendizado e futuro
Com Sônia Luyten (Professora e pesquisadora, especialista em histórias em quadrinhos), Cassius Medauar (JBC) e Juh Oliveira (historiadora e socióloga) com mediação de Rafaela Deiab (Companhia na Educação)
Neste bate-papo, vamos explorar como os mangás podem ser incorporados como recurso didático, quais impactos eles já tiveram na formação de leitores e como podem contribuir para um futuro mais inclusivo, criativo e conectado. Uma conversa aberta, inspiradora e necessária para professores, estudantes, pais e apaixonados por cultura pop.
Dia 4/10, sábado, às 13h
Palco Akibas - Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Oficina de Criação de Personagens com Magenta King
Com Magenta King, ilustrador e quadrinista.
Dia 4/10, sábado, das 13h às 15h
Sala Mangaká - Espaço de múltiplo uso 2 - 1º andar
Painel: roteiro e narrativa nos mangás
Com Chris Tex (autor de Blackout e Jiraiya) e Cah Poszar (autora de Teerra & Windy), com mediação de Marcelo Naranjo (JBC).
A conversa vai abordar noções básicas de estrutura, diálogos, construção de mundo e relação entre texto e imagem, mostrando como roteiristas e artistas colaboram para dar vida às páginas. Ideal para quem quer ler com mais atenção ou começar a criar suas próprias histórias.
Dia 4/10, sábado, às 14h15
Palco Mangá! - Biblioteca - Piso térreo
Boys e Girls Love (BL e GL) e a diversidade nos mangás
Com Patricia Machado (JBC), Caio Yo (autor de Cosmico), Amanda Freitas (autora de The Flower Pot) e Debbie Garcia (autora de Forget-me-not).
Este bate-papo apresenta um panorama sobre os gêneros Boys Love (BL) e Girls Love (GL) e sua importância dentro e fora do Japão. Mais do que romances entre garotos ou garotas, essas histórias têm sido espaço para explorar afetos, identidades, conflitos e empatia e ganham cada vez mais reconhecimento por seu papel na ampliação da diversidade de vozes e narrativas nos mangás.
Dia 4/10, sábado, às 14h15
Palco Akibas - Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Painel: O que foi o Movimento Gekigá?
Com Sônia Luyten (Professora e pesquisadora, especialista em histórias em quadrinhos), com mediação de Cassius Medauar (JBC).
Entre o experimental e o engajado, o Gekigá foi um movimento essencial para o amadurecimento dos mangás no pós-guerra. Criado por artistas que buscavam uma abordagem mais realista e autoral, o Gekigá influenciou gerações de criadores e abriu caminho para obras mais densas e profundas. Este bate-papo apresenta o contexto, os protagonistas e o legado desse marco da história dos mangás.
Dia 4/10, sábado, às 15h30
Palco Akibas - Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Mangás e Quadrinhos Nacionais
Com Cah Poszar (autora de Teerra & Windy), e Marcelo Del Greco (JBC).
Neste bate-papo, discute-se o crescimento dos quadrinhos de influência japonesa no país, os desafios e as conquistas dessa cena independente e o diálogo com o mercado editorial tradicional. Um momento para celebrar a produção autoral nacional e seus traços únicos.
Dia 4/10, sábado, às 15h30
Palco Mangá! - Biblioteca - Piso térreo
Oficina de Storyboard para Mangás
Com Amanda Freitas e Caio Yo
Esta oficina vai abordar a narrativa sequencial e um dos passos mais importantes para criação de um quadrinho: o storyboard (também chamado de "name" pelos mangakás). Os participantes vão conhecer um pouco mais sobre os elementos básicos que compõem uma página de quadrinho e criar seus próprios storyboards!
Dia 4/10, sábado, às 16h
Sala Mangaká - Espaço de múltiplo uso 2 - 1º andar
Mangá, anime e games: as conexões do entretenimento
Com Jonatas Carmona (JBC) e Thais Hern (@thaishern), Gusta (curador e apresentador da CCXP)
Este bate-papo discute como o mangá se conecta e dialoga com os games. Como personagens, temas e estéticas atravessam fronteiras culturais e criam universos expandidos que encantam fãs ao redor do mundo.
Dia 4/10, sábado, às 16h45
Palco Akibas - Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Trívia JBC
Com João Saito (@orewakou).
Hora de testar seus conhecimentos! A Trívia JBC é um quiz divertido e descontraído sobre o universo dos mangás e cultura pop. Perguntas de múltipla escolha desafiam desde leitores iniciantes até os otakus mais experientes. Participe, aprenda curiosidades e concorra a brindes especiais entre um painel e outro!
Dias 4 e 5/10, sábado das 18h às 19h e domingo, das 17h às 18h
Palco Akibas - Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Memo Reboot: mangá, ficção científica com tempero brasileiro
Com Phellip Willian (roteirista) e Eduardo Ribas (desenhista), com mediação de Marcelo Naranjo (JBC)
Neste bate-papo, vamos explorar o processo criativo da obra, suas inspirações, a construção dos personagens e os dilemas que atravessam a trama. Uma conversa que conecta cultura pop, ficção científica e reflexão sobre o futuro ¿ perfeita para leitores de mangá, fãs de sci-fi e todos que acreditam no poder da memória e da imaginação. Com o roteirista Phellip Willian, indicado ao Prêmio Eisner em 2024, na categoria de livros infantis com "Saudade".
Dia 5/10, domingo, às 10h30
Teatro - 2º andar
Painel: Editoras discutem: O Que é Demografia?
Com Pedro Catarino (MPEG) e Max Andrade (Taverna do Rei), com mediação de Patricia Machado (JBC).
Neste bate-papo, vamos entender as categorias demográficas dos mangás: mais do que faixas etárias, elas refletem estilos, temáticas e formas de contar histórias. Uma oportunidade de propor uma leitura crítica e divertida sobre como o mercado editorial de mangás se organiza.
Dia 5/10, domingo, às 13h
Palco Mangá! - Biblioteca - Piso térreo
A Gloriosa Saga do Japão: Nos tempos dos samurais
Com Marcelo Naranjo (JBC), Bianca Sakai (AkibaCast) e André Zuliani (Omelete).
Dia 5/10, domingo, das 13h às 14h
Palco Akiba - Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Oficina de Roteiro, decupagem e elaboração de layout
Com Phellip Willian e Eduardo Ribas.
Dia 5/10, domingo, às 13h
Sala Mangaká - Espaço de múltiplo uso 2 - 1º andar
O Que É Tokusatsu?
Com Giuliano Chagas (Tokusatsu BR), Adriano Almeida (Mozu), Elisabete Hayashi (Tokusatsu BR), com mediação de Chibi Martins (Papo Nerd com Elas)
Heróis de armadura, monstros gigantes, efeitos práticos e explosões coreografadas: o tokusatsu marcou gerações no Brasil desde os anos 1980. Neste bate-papo, vamos mergulhar no universo das produções japonesas em live-action que misturam ficção científica, ação e fantasia, como Jaspion, Ultraman e Jiraiya, e discutir sua relação com os mangás e o impacto na cultura pop mundial.
Dia 5/10, domingo, às 14h15
Palco Mangá! - Biblioteca - Piso térreo
Elas no mangá: Mulheres em preto e branco
Com Moo-Chan (influencer), Renata Leitão (tradutora), Ligia Zanella (autora de Calendar) e Elise (Portal Shoujo) e Natalia Palomares (@wasabi.manga)
Os diferentes papéis atribuídos às personagens femininas ao longo da história. A conversa também aborda o protagonismo de autoras no mercado japonês e como essas representações dialogam com o público leitor no Brasil.
Dia 5/10, domingo, às 14h15
Palco Akibas - Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Painel: Quem são os novos grandes autores dos mangás?
Com Marcelo Del Greco (JBC), Kou (@orewakou) e Natália Palomares (@wasabi.manga)
Dia 5/10, domingo, às 15h30
Palco Mangá! - Biblioteca - Piso térreo
25 anos de mangá no Brasil
Com Cassius Medauar (JBC) e Rogério de Campos (Veneta), Santtos (desenhista de Jiraiya e Blackout) e Cah Poszar (autora Teerra & Windy)
Dia 5/10, domingo, às 15h30
Palco Akibas - Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Escrevendo histórias para quadrinhos
Com Eric Peleias.
Quadrinista e roteirista, autor da série Como Fazer Amigos, Eric ministra uma oficina de roteiro para HQs, com foco em estrutura narrativa, personagens e a transposição de ideias para o papel.
Dia 5/10, domingo, às 16h
Sala Mangaká - Espaço de múltiplo uso 2 - 1º andar
Crianças
Rodas de Cuidado
Estratégias para garantir o contato das crianças com elementos vivos na cidade
Com educadores populares Iara Rodrigues, Kata Yalodê e Daniel de Souza
Durante a conversa, crianças e suas pessoas cuidadoras serão convidadas a criar formas com barro de maneira despretensiosa e livre. A partir da escuta dos participantes, teceremos um diálogo aprofundando estes temas, utilizando método dialógico freiriano.
Dias 25 e 30/10, sábado e quinta, das 10h30 às 12h30
Espaço de brincar - Piso térreo
Viradinha
Viagem ao Brincaverso | Vivência intergaláctica para bebês
Com artistas educadores Rosana Araújo, Edu Filho, Karina Nakahara e Weslley Nascimento
Vivências em espaço lúdico-cósmico com convites para viajar em foguetes, adentrar o buraco de minhoca, encontrar com alienígenas e deixar a ludicidade e imaginação tomarem conta da sua órbita.
De 4 a 26/10, sábados e domingos, das 13h às 15h
Espaço de brincar - Piso térreo
Corpo Brincante
Brinquedos naturalizados | Gira, pula e equilibra!
Espaço autogerido
Instalação artística lúdica concebida para as crianças da segunda e terceira infância com brinquedos naturalizados feitos de bambu e madeira bruta que convidam para desafios de movimento no brincar. Espaço autogerido.
De 2/1 a 12/12, terças a sextas, das 10h às 20h45.
Convivência - 1º andar
"Professor(a) de Espantos" nos Brinquedos Naturalizados
Com Francisco Avelaneda e Francine Falcão
Vivência realizada na instalação de brinquedos naturalizados, espaço destinado ao movimento, interação e brincadeiras, com a mediação de pessoas educadoras dedicadas a provocar "espantos" ao propor às crianças reconhecer em si novas habilidades e possibilidades de movimento.
De 4 a 26/10, sábados e domingos, das 13h às 18h
Convivência - 1º andar
Mediações Lúdicas
Estação EB14BIS | Oficinas Espaciais para Crianças
Com artistas educadores Carlos Jordão e Nathy Ananias
Celebrando os elementos intergalácticos e tão misteriosos entre nós humanos, propomos oficinas de construções que buscam conectar ludicidade, encantos e conexão cósmica.
De 8 a 31/10, quartas, das 10h30 às 12h30, quartas a sextas, das 14h às 16h
e quintas e sextas, das 17h às 19h
Espaço de brincar - Piso térreo
Vivências do Brincar Livre
Com equipe de arte-educadoras
Mediações e intervenções com repertório lúdico valorizando as culturas africanas e negras das nossas memórias.
De 9 a 28/10, terças a domingo, das 9h30 às 15h45
Espaço de brincar - Piso térreo
Brinquedo Terra | Mãozinhas no barro
Com educadores populares Iara Rodrigues, Kata Yalodê e Daniel de Souza
Vivências com as mãos na terra, onde ela se torna brinquedo para desenhar, criar formas e fazer melecas com diferentes texturas.
Dias 11 e 12/10, sábado e domingo, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h
Pracinha
Oficina Eu e a Concha
Com 2 Mililitros Cia Teatral
Sobre um grande tecido branco estendido no chão, nesta oficina inspirada no espetáculo "Pororoca" da mesma Cia Teatral, são oferecidos materiais diversos para que cada criança crie sua própria concha.
Dias 18 e 19/10, sábado e domingo, das 10h30 às 11h15 e das 11h30 às 12h15
Por sessão serão 25 senhas para crianças + 1 adulto acompanhante
Sala de Oficina 2 - 2º andar
Espetáculo Pororoca
Com 2 Mililitros Cia Teatral
Aruá é um molusco que vive no rio Amazonas. Sua vida seguia bem tranquila até que a passagem da pororoca tira tudo do lugar. No final do espetáculo os pequenos espectadores são convidados a entrar no espaço cênico para interagir com atrizes e adereços.
Dias 18 e 19/10, sábado e domingo, às 15h
Entrega de 40 senhas para bebês junto a 1 pessoa adulta acompanhante (assento almofada). Demais adultos e crianças 4+ ocupam demais lugares (assento cadeira)
Espaço de múltiplo uso 3 - 1º andar
Oficina Pequenos Exploradores do Universo
Com 2 Mililitros Cia Teatral
Oficina onde a criança e suas pessoas cuidadoras irão explorar o jogo de luz e sombra em um clima de viagem espacial acompanhada de trilha musical ao vivo, em uma instalação lúdica inspirada no espetáculo "Os Céus e Suas Histórias", da mesma Cia Teatral.
Dias 25 e 26/10, sábado e domingo, das 10h30 às 11h15 e das 11h30 às Dias
Por sessão serão 20 senhas para crianças + 1 adulto acompanhante
Sala de Oficina 2 - 2º andar
Espetáculo Os Céus e suas Histórias
Com 2 Mililitros Cia Teatral
Baseado na vida da astrônoma Annie Maunder, uma das primeiras mulheres cientistas que criou sua própria câmera fotográfica capaz de captar a imagem de um eclipse solar.
Dias 25 e 26/10, sábado e domingo, das 15h às 16h
Entrega de 40 senhas para bebês junto a 1 pessoa adulta acompanhante (assento almofada). Demais adultos e crianças 4+ ocupam demais lugares (assento cadeira)
Espaço de múltiplo uso 3 - 1º andar
Barbatuques
Show "Tum Pá"
Primeiro espetáculo do grupo totalmente dedicado ao público infantil. Neste show são apresentadas as faixas que compõem o disco. Canções autorais do grupo e outras da cultura popular em versões originais e inusitadas.
Dias 11 e 12/10, sábado e domingo, às 15h
Grátis para crianças até 12 anos, com retirada de ingresso.
R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia) | R$ 12 (Credencial Sesc)
Teatro - 2º andar
Jovens
Filmaê! | Cinema e Juventudes
Com Mauricio Pudenzi e Rafael Pelvini, educadores em atividades infantojuvenis
A oficina propõe um percurso sensível e criativo com uso de cenas de longas e curtas-metragens que estimulam a escuta, a troca e a experimentação com o objetivo de criar um espaço seguro e livre de expressão onde cada participante possa explorar seu modo próprio de ver e contar o mundo.
Os encontros desta atividade são independentes
De 16/9 a 18/11, terças, das 16h30 às 18h30
Sala de Oficina 3 - 2º andar
Aprendizagens sobre Produção de Vídeos
Com educadores do LZBR Produções
Oficinas de aprendizagem sobre captação e edição de vídeos, usando como material as criações dos adolescentes e jovens participantes do projeto "Filmaê" e demais pessoas interessadas.
De 14/10 a 4/11, terças, das 16h30 às 18h30. Exceto dia 21/10
Sala de Oficina 3 - 2º andar
Dança
Som do Movimento
Com Frank Ejara
Celebração da história e do legado do espetáculo de dança urbana criado há 20 anos pelo coreógrafo e diretor da Companhia Discípulos do Ritmo, Frank Ejara. A ação contará com uma vivência de Danças Urbanas, exibição do documentário e apresentação do espetáculo "Som do movimento".
Grátis. Sem retirada de ingresso.
Dia 1/10, quarta, das 17h às 18h30 e das 19h às 21h
Convivência - Piso térreo
Esporte e Atividade física
Quilômetros - Corrida de rua: entre tradições e transformações
Primeiros Quilômetros
Com equipe especializada
Com foco em diversão e aprendizado, crianças e adolescentes de 3 a 16 anos participam desta atividade voltada ao incentivo ao esporte e à prática do atletismo. As crianças serão divididas por faixa etária - (3 a 6) (7 a 10) (11 a 13) (14 a 16), para percorrerem distâncias de 25m, 50m, 100m e 200m. A atividade acontece na Praça 14 Bis, em frente ao Sesc.
Inscrições dia 11/10 na Central de Atendimento - Vagas Limitadas.
Dia 12/10, domingo, das 10h30 às 13h30
Recreações Esportivas de Multimodalidades
Com educadoras(es) do Sesc.
Atividades de recreação esportiva de diferentes modalidades como, tênis de mesa, badminton, mesabol, futebol de mesa, hoquei indoor, minijogos de tabuleiro, entre outros, propostas para diversos públicos.
De 2/1 a 19/12, terças a sextas, das 10h30 às 20h45. sábados e domingos, das 11h30 às 18h.
Espaço de múltiplo uso 3 - 1º andar
Vivências de Gate Ball
Com equipe especializada
Gateball é um esporte coletivo de estratégia e precisão, jogado com tacos e bolas em um campo com arcos. Rápido e acessível para todas as idades, promove raciocínio, coordenação e trabalho em equipe. Ideal para quem busca atividade leve e social.
De 3 a 31/10, sextas, das 11h30 às 12h30
De 11 a 26/10, sábados e domingos, das 14h às 18h
Espaço de múltiplo uso 2 - 1º andar
Vivência de Eutonia
Com Renata Saito
A aula de eutonia propõe um momento de consciência corporal e equilíbrio entre corpo e mente, por meio de movimentos suaves, percepção sensorial e alongamentos. A eutonia é uma abordagem corporal terapêutica e educativa criada pela alemã Gerda Alexander, que visa o equilíbrio do tônus muscular (daí o nome eu = bom, tonia = tônus) por meio da consciência corporal, do toque, da atenção plena ao movimento e da percepção sensorial.
De 4 a 25/10, sábados, às 10h30
Espaço de múltiplo uso 3 - 1º andar
Aula aberta de Ubuntu Yoga
com Tati Cassiano
O Ubuntuyoga respeita a subjetividade de cada indivíduo, assim como as suas filosofias de vida e crença pessoal, valoriza a cultura e filosofia africana, fazendo ligações filosóficas a partir do olhar afro diaspórico.
Dia 7/10, terça, às 18h. De 12 a 26/10, domingos, às 10h30
Espaço de múltiplo uso 3 - 1º andar
Corpo em movimento - Aulas abertas de Zouk
Com Anna Rodrigues e Dodô Carvalho
Em clima leve e acolhedor, as aulas abertas de Zouk convidam iniciantes e curiosos a descobrirem a fluidez e a conexão desse ritmo envolvente. Com movimentos suaves e música contagiante, os participantes vivenciam os primeiros passos da dança a dois, explorando coordenação, ritmo e expressão corporal.
De 11 a 25/10, sábados, às 17h
Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Meio Ambiente
Sons da Terra - Vida em Nossas Mãos
Thiago Luiz
Oficina com foco em educação agroecológica voltada para crianças e jovens. Com rodas de histórias sobre a origem das sementes, os participantes fazem observações com lupa e microscópio, além da dissecação de grãos e montagem de um catálogo de variedades locais.
Dia 9/10, quinta, das 14h às 15h30
Pracinha
Sons da Terra - Explorando a Anatomia das Sementes
Thiago Luiz
Oficina em que as crianças usam lupas, microscópios simples e ferramentas de
observação para analisar diferentes tipos de sementes. Aprendem sobre tegumento, embrião, cotilédones e funções vitais. Além de dissecar sementes de feijão e milho germinados para identificação de partes, com desenho científico ilustrativo.
Dias 10 e 12/10, sexta e domingo, das 11h às 12h30
Pracinha
Sons da Terra - Sementes e suas diversidades
Thiago Luiz
Vivência com exposição de variedades tradicionais de milho, feijão, abóbora,
arroz e outros. Os participantes exploram as diferenças visuais, táteis e sensoriais das sementes. Oficina de criação de um "Catálogo Viajante de Sementes", com registros técnicos simplificados (cor, tamanho, nome popular, uso).
Dia 11/10, sábado, das 14h às 15h30
Pracinha
Sesc Jazz
Homenagem a Leny Andrade (Brasil)
O show homenageia a cantora Leny Andrade, nome essencial do jazz brasileiro, reunindo no palco Eliana Pittman, Rosa Marya Colin e Indiana Nomma. As três artistas interpretam músicas que marcaram a carreira de Leny, com destaque para o samba-jazz, a bossa nova e outros gêneros que ela ajudou a consagrar.
Dias 16 e 17/10, quinta e sexta, às 20h
Teatro - 2º andar
R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia) | R$ 18 (Credencial Sesc)
Tigran Hamasyan (Armênia)
Nascido na Armênia, o compositor e pianista Tigran Hamasyan prova que a música atravessa qualquer fronteira. Através dele, a tradição e folclore do leste europeu dialogam intensamente com sonoridades contemporâneas, trazendo uma visão peculiar do jazz ao rock progressivo, em apresentações onde a técnica impecável encontra o transe místico.
Dia 18/10, sábado, às 20h e 19/10, domingo, às 18h
Teatro - 2º andar
R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia) | R$ 18 (Credencial Sesc)
Hugo Fattoruso (Uruguai)
Candombe World Temátika apresenta um espetáculo que funde o candombe clássico, contemporâneo e vanguardista com elementos eletrônicos, mantendo viva a tradição herdada pelos irmãos Silva, terceira geração da família e líderes da premiada comparsa C1080, vencedora do Concurso de Carnaval e do Desfile de Llamadas de Montevidéu.
Dias 23 e 24/10, quinta e sexta, às 20h
Teatro - 2º andar
R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia) | R$ 18 (Credencial Sesc)
Lido Pimienta (Colômbia/Canadá)
Dia 25/10, sábado, às 20h e 26/10, domingo, às 18h
Teatro - 2º andar
R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia) | R$ 18 (Credencial Sesc)
Virgínia Rodrigues Toca Sol Negro (Brasil)
Dia 30/10, quinta, às 20h
Teatro - 2º andar
R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia) | R$ 18 (Credencial Sesc)
Dominique Fil-Aimé (Canadá)
Dia 31/10, sexta, às 20h
Teatro - 2º andar
R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia) | R$ 18 (Credencial Sesc)
Masterclass com Tigran Hamasyan (Armênia)
O pianista armênio Tigran Hamasyan compartilha no Sesc Jazz 2025 seu processo criativo em uma imersão sobre improvisação e linguagem musical
Reconhecido por unir improvisação jazzística, rock progressivo e melodias do folclore armênio, Tigran Hamasyan ministra no Sesc Jazz 2025 uma masterclass para apresentar a sua linguagem musical. Na atividade, ele compartilha seu processo criativo em uma imersão completa discutindo melodia, harmonia, ritmo, audição, improvisação, interação em conjunto e o efeito de autoconsciência através da manifestação musical de encontrar a sua própria voz. O encontro busca oferecer ferramentas práticas e reflexões sobre o ato de criar e se expressar pela música.
19/10, domingo, às 14h, Sesc 14 Bis. (Teatro). Livre.
Grátis
Bate-papo com Dominique Fils-Aimé (Canadá)
A cantora e compositora Dominique Fils-Aimé, referência contemporânea do jazz e da música soul, participa de um bate-papo para compartilhar sua trajetória artística, influências musicais e processos criativos. A conversa aborda sua carreira internacional, o desenvolvimento de seus álbuns aclamados e a forma como mistura jazz, soul e R&B para criar sua identidade sonora.
30/10, quinta, às 17h, Sesc 14 Bis. Local. Livre.
Grátis
Música
Zeca Baleiro e Swami Jr. Interpretam Dolores Duran
Neste show, Swami Jr. convida Zeca Baleiro para revisitarem as obras-primas dos anos 1950 de Dolores Duran, uma das vozes mais marcantes do samba-canção e da bossa nova. Com arranjos que misturam respeito à tradição e ousadia contemporânea, a dupla promete um diálogo emocionante entre o passado e o presente.
Dias 3 e 4/10, sexta e sábado, às 20h. Dia 5/10, domingo, às 18h
Teatro - 2º andar
R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia) | R$ 18 (Credencial Sesc)
Orquestra Sinfônica Heliópolis
Regência: Paulo Galvão
Nesse concerto clássico, apresentam repertório de obras sinfônicas de Johannes Brahms e Robert Schumann.
Dia 9/10, quinta, às 20h
Teatro - 2º andar
R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia) | R$ 12 (Credencial Sesc)
Clube das cordas
Com André Moura, Laura Campanér e Danilo Japolé
O trio apresenta diferentes estilos da música brasileira, explorando a linguagem das cordas e se reveza nos solos das melodias com choros, valsas, guarânias, toadas, marchas e sambas.
Dias 11 e 18/10, sábados, às 18h
Biblioteca - Piso térreo
Saúde
do Consumo - Fazendo seu protetor Solar Natural e Eficaz
Com Chama Verde Nutre
Nessa vivência, acontece o preparo de uma loção pós sol/protetor solar com barreira física com ingredientes popularmente conhecidos e cada participante levará uma amostra para si.
Dia 16/10, quinta, das 11h às 13h e das 15h às 17h. 18/10, sábado, das 16h às 18h. Retirada de Senhas 30 min antes da atividade
Sala de Oficina 2 - 2º andar
Idosos
Samba no Pé
com Niltes Lopes e Aline Soares
Venham dançar o verdadeiro samba no pé, contar e escutar muitas histórias sobre o que é envelhecer de forma ativa, social e fisicamente, com quem realmente vive o samba.
De 3 a 31/10, quartas e sextas, às 14h
Espaço de múltiplo uso 1 - 1º andar
Psicomotricidade para pessoas idosas
Com Gabriela Alcofra
Venha conhecer a Psicomotricidade para pessoas idosas e entender como essa área de estudo e prática pode estimular a mobilidade articular, tônus, flexibilidade e equilíbrio e como o movimento corporal se relaciona com as emoções, o aprendizado e a socialização.
De 7 a 28/10, terças, das 14h às 16h
Espaço de múltiplo uso 3 - 1º andar
Ponto de Encontro
Com Ricardo Silvestre, técnico da programação
Neste encontro, vamos refletir sobre o envelhecimento no aspecto psico-social.
Dia 30/10, quinta, às 15h
Sala de Oficina 2 - 2º andar
Serviço do Sesc 14 Bis
Horário de funcionamento: terça a sábado, 10h às 21h; domingos e feriados, 10h às 19h.
Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo - SP
Estacionamento: Vagas para carros, motos e bicicletas.
R$ 12 para as 3 primeiras horas e R$ 2 a cada hora adicional (Credencial Plena)
R$ 18 para as 3 primeiras horas e R$ 3 a cada hora adicional (Público geral)
Para atividades no Teatro Raul Cortez, preço único: R$ 12 (Credencial Plena) e R$ 18 (Público geral)
*Em dias de shows e espetáculos é possível retirar o veículo após o término das apresentações.
**Transporte gratuito da unidade até a estação de metrô Trianon-Masp da linha 2-verde para os participantes das atividades, de terça a sexta, às 21h40, 21h55 e 22h05.
Como chegar
Ônibus: a 260 metros do ponto Getúlio Vargas 2 (sentido Centro-Bairro), a 280 metros do ponto Parada 14 Bis (sentido Bairro-Centro) e a 2000 metros do Terminal Bandeira.
Metrô: a 700 metros da estação Trianon-Masp da Linha 2-Verde e a 2000 metros da estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha.
Acompanhe o Sesc 14 Bis na internet
Site:sescsp.org.br/14bis
Facebook: facebook.com/sesc14bis
Instagram: sesc14bis
.jpg)
Comentários
Postar um comentário