No mês do Dia Mundial da Alimentação o Sesc São Paulo realiza o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura com mais de 180 atividades gratuitas

 SESC SÃO PAULO DISCUTE ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL

NA 9ª EDIÇÃO DO EXPERIMENTA! COMIDA, SAÚDE E CULTURA

 

Projeto que celebra o Dia Mundial da Alimentação apresenta, em todas as unidades do Sesc, mais de 180 atividades gratuitas entre oficinas culinárias, vivências, encontros e palestras sobre alimentação e seus aspectos interdisciplinares.

 

Temporada será inaugurada no Sesc Pompeia com bate-papo sobre alimentação e bem-estar. Participam o médico Drauzio Varella e a nutricionista Patricia Jaime, pesquisadora do NUPENS – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.



 

Experimenta 2024 | Do Campo ao Pote – Sesc Belenzinho | Foto: GiuAZ

 

Entre os dias 14 e 26 de outubro, o Sesc São Paulo realiza a 9ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, projeto anual que potencializa as celebrações em torno de 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. A ação propõe uma abordagem da cultura alimentar a partir de uma perspectiva transdisciplinar, tratando o comer como uma prática para além da ingestão de nutrientes, dialogando com o Guia Alimentar para a População Brasileira e com diversos campos do conhecimento e integrando aspectos como saúde, meio ambiente, temas socioeconômicos e outros desafios contemporâneos.

 

A edição de 2025 convida para uma reflexão sobre como escolhas conscientes podem abrir caminhos para um sistema alimentar mais saudável e sustentável, fortalecendo práticas comunitárias que impactam positivamente o ambiente e a sociedade. Entre elas, destacam-se opções como consumir alimentos da estação, produzidos localmente e fornecidos por feirantes e agricultores familiares. Nesse sentido, a cozinha também aparece como um espaço de transformação, fortalecendo a autonomia nas escolhas, através do preparo coletivo das refeições, com a divisão das tarefas e o cuidado com a redução do desperdício. Essas práticas estão diretamente ligadas à construção de uma alimentação mais responsável com o planeta.

 

A alimentação concentra dilemas contemporâneos, como a padronização dos hábitos, o avanço de doenças associadas ao consumo de ultraprocessados, os conflitos ético-políticos em torno do acesso ao alimento e as urgências relacionadas à sustentabilidade dos sistemas de produção. Reconhecer o vínculo entre esse campo e a conservação dos ecossistemas colabora com a transformação social e com a dignidade humana no presente e no futuro”, afirma Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo. E complementa: “É com base nessa compreensão que se consolida o projeto, que em sua nona edição busca fomentar culturas alimentares saudáveis, sustentáveis e significativas, entendendo o comer como força estruturante de modos de vida, vínculos comunitários e cuidado com o planeta.”

 

A programação inclui encontros, oficinas culinárias, vivências e palestras, ofertando um conjunto de atividades que identificam a alimentação como elemento central para a promoção da saúde individual e coletiva. Essas atividades também estimulam formas mais sensíveis e reflexivas de interação com o ambiente, fortalecendo vínculos com o território, os alimentos e os saberes locais. Essas diretrizes se concretizam por meio dos sete eixos norteadores do projeto: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; Conexão comida.

 

No dia 14 de outubro, terça-feira, às 18h, o Sesc Pompeia recebe o evento de abertura da temporada. Na ocasião, o médico Drauzio Varella e a nutricionista Patricia Jaime, pesquisadora do NUPENS – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo ministram a palestra À mesa com o bem-estar, em que abordam a forma como as escolhas alimentares podem ser aliadas na construção de práticas que promovam a saúde.

 

Sesc 14 Bis, no dia 18/10, às 13h30, apresenta a vivência Na Feira Também Tem! Oralidade e Saberes Gastronômicos, em que a chef e apresentadora Dani Lisboa promove a escuta e a partilha de histórias culinárias que serão reunidas em um livro coletivo de receitas e memórias. Ainda no dia 18, às 15h, o Sesc Santo André realiza a oficina Comida que Sustenta Pessoas, o Planeta e a Felicidadeque propõe um bate-papo sobre como as escolhas alimentares impactam o planeta, a saúde e a cultura e convida o público a repensar o que coloca no prato, e por quê.

 

No dia 21/10, às 19h, o Sesc Consolação recebe a roda de conversa De Onde Vem a Comida Brasileira?, com a pesquisadora Patty Durães, a historiadora e escritora Camila Barraca Spolon e a professora de gastronomia Monica Dias. A atividade propõe uma viagem pelas origens da culinária brasileira, destacando as contribuições indígenas, africanas e de diferentes grupos de imigrantes.

 

No Sesc Belenzinho, dia 22/10, às 19h, a escritora Neide Rigo conduz a oficina Cozinha na Nossa Mão, que aborda a importância de consumir alimentos que estão nas melhores épocas e retirados da natureza.

 

No sábado, 25/10, às 11h, acontecem duas atividades. No Sesc Casa Verde, a nutricionista Manoela Figueiredo conduz a vivência É fome e/ou vontade de comer?que reflete sobre os diferentes aspectos do comportamento alimentar. Já no Sesc Bom Retiro, a chef e autora Aline Chermoula apresenta Sabores do Quilombo: uma Viagem Culinária Afroinfantil, convidando o público infantil a descobrir sabores e histórias transmitidos por gerações em comunidades quilombolas brasileiras, em uma experiência lúdica e participativa.

 

No interior e litoral, o Experimenta! também marca presença, no Sesc Sorocaba, dia 14/10 às 19h, acontece a oficina O Que os Rótulos não Contam: Descobrindo o que (Realmente) Comemos, com Mariana Ribeiro, que ensina a interpretar as informações presentes nas embalagens, identificando ingredientes ultraprocessados, aditivos químicos e estratégias de marketing. O Sesc Santos realiza no dia 15/10, às 16h, a oficina Biodiversidade de Ingredientes da Mata Atlântica, conduzida pelo chef Eudes Assis, que apresenta a diversidade de sabores que o bioma oferece.

 

No dia 23, às 19h, o Sesc Franca apresenta a oficina Jornada do Cacau ao Chocolate, uma experiência sensorial que percorre os caminhos do cacau do Sul da Bahia até a produção do chocolate, valorizando a cultura agroflorestal Cabruca. No mesmo dia, no Sesc Taubaté, às 20h, acontece o bate-papo como desenvolver autonomia e responsabilidade alimentar, da infância a adolescência com a nutricionista Gabriela Kapim que aborda de forma prática, as escolhas e rotinas alimentares, saúde infantil a partir do prato, e como desigualdades sociais e econômicas influenciam no que é servido à mesa. O Sesc Campinas recebe, no dia 24/10 às 19h, Adriano Ribeiro, criador do canal Amo Pão Caseiro, para a Oficina de Base para Panificação Caseira, que explora os fundamentos da panificação artesanal com foco em processos simples, ingredientes acessíveis e técnicas que respeitam o tempo do preparo e o ritmo de quem aprende.

 

Dia Mundial da Alimentação | 16 de outubro – Destaques da programação

 

Criado em 1981, e marcando o surgimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância dos alimentos e fazer um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo, o que envolve uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. Desde então, a data pode ser considerada uma ação coletiva anual em 150 países.

 

Em 2025, Experimenta reúne destaques de sua programação nessa data. No Sesc Casa Verde, às 17h, a educadora gastronômica Gabriela Brucoli ministra a oficina Temperos e temperamentos: ervas e especiarias alegrando o nosso dia a dia. A proposta é investigar o uso de ervas e especiarias na busca por sabores naturais e harmônicos, dialogando sobre a importância da sazonalidade. No Sesc Carmo, a partir das 18h, o coletivo Refúgio de Sabores apresenta a ação Comer no Centro: Peru e Venezuela e compartilha com o público o preparo de receitas típicas desses países, destacando a dimensão cultural do ato de alimentar-se. Mais tarde, às 19h, o Sesc Avenida Paulista sedia o debate Como a comida pode ser um agente de transformação social? Participam a empreendedora social Mara Luiza Oliveira, criadora da cozinha Sabores Divinos, no Grajaú; o cozinheiro Edson Leite, assistente social e criador da escola Gastronomia Periférica, que promove a transformação social de jovens e adultos através da gastronomia; Tia Nice, chefe de cozinha orgânica e líder comunitária na região do Campo Limpo.

 

 

Alimentação no Sesc

 

Com uma atuação educativa permanente no campo da alimentação, as unidades do Sesc São Paulo realizam ações programáticas ao longo de todo ano, como oficinas, rodas de conversa, vivências, feiras, entre outros. Entre essas realizações destaca-se o projeto Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, que convida as pessoas a conhecerem o universo da comida e suas interfaces associadas à saúde, cultura e sustentabilidade.

As unidades também contam com as Comedorias, como são denominados os restaurantes, cafeterias e lanchonetes do Sesc SP, espaços acolhedores de convivência que promovem ações socioeducativas e comensalidade, estimulam práticas saudáveis e oferecem refeições equilibradas, saborosas e acessíveis.

Desde 1994, o programa Sesc Mesa Brasil, atua no combate à fome e ao desperdício, conectando empresas doadoras e instituições sociais. Todos os dias caminhões coletam doações e entregam alimentos que complementam refeições servidas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Confira aqui a programação completa

Sobre o Sesc

 

O Serviço Social do Comércio é uma entidade privada com finalidade pública, criada por iniciativa do empresariado do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Tem como missão contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores dessas categorias, seus dependentes e da sociedade em geral.

 

Fundada em 1946, desde então a instituição tem elaborado propostas que efetivam uma atuação educativa continuada no campo da cultura em sua diversidade. No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 44 unidades, incluindo centros culturais e esportivos, bem como unidades especializadas. Oferece, ademais, atividades de turismo social, programas de saúde, educação para sustentabilidade, para a diversidade e para acessibilidade, alimentação, programas especiais para crianças, jovens e pessoas idosas, além do Sesc Mesa Brasil – programa institucional de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

 

O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação não formal permanente com o intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia, a convivência e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

 

 

SERVIÇO – Experimenta! Comida, Saúde e Cultura 

De 14 a 26 de abril de 2025 

Programação completa disponível em sescsp.org.br/experimenta 

Comentários