G.R.E.S. Chatuba de Mesquita lança enredo de 2026 em homenagem a Benedita da Silva


G.R.E.S. Chatuba de Mesquita lança enredo de 2026 em homenagem a Benedita da Silva

Homenagem será apresentada no próximo sábado (13)

 

Foto: Leo Martins / Agência O Globo

A Chatuba de Mesquita lança enredo de 2026 inspirado na trajetória de Benedita da Silva. O tema escolhido pela escola da Baixada Fluminense é “Benedita do Povo”, que será apresentado oficialmente no próximo sábado (13), a partir das 14h, na quadra da agremiação em Mesquita.

Primeira governadora negra do Brasil, ex-senadora e referência na luta por igualdade racial e direitos das mulheres, Benedita terá sua vida contada em um desfile marcado por resistência, fé e compromisso social.

A programação do lançamento inclui feijoada, roda de pagode e participação de escolas convidadas. O evento também reunirá diversas personalidades políticas e culturais, entre elas a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a deputada estadual Elika Takimoto; a secretária municipal de Meio Ambiente do Rio, Tainá de Paula; e o ator Antônio Pitanga, companheiro de Benedita.

“É uma honra imensa ser reconhecida por uma escola de samba que representa tão bem a cultura e a história do nosso povo. O samba sempre foi um espaço de resistência, e ver minha vida transformada em enredo é também celebrar a luta coletiva do nosso povo negro, trabalhador e favelado”, declarou Benedita da Silva.

Aberto ao público, o lançamento promete unir cultura popular, memória coletiva e engajamento político em uma grande celebração na Baixada Fluminense.




Comentários