Plástico vira poesia visual na CASACOR Rio
Artista Zilah Garcia apresenta a Exposição Elas Tramam no espaço da Artmotiv
Ao longe, parecem apenas cores, texturas, movimentos em harmonia. Mas, ao se aproximar, o olhar se surpreende: são sacolas plásticas transformadas em tapeçarias, criadas pela artista plástica Zilah Garcia.
Depois de anos recolhendo o lixo que chegava às praias — muitas sacolas vindas de supermercados, lavanderias, lojas, a artista decidiu dar a esses resíduos um novo destino. Do descarte, surge das mãos de Zilah um crochê delicado, em peças que combinam paciência, técnica e sensibilidade estética, ressignificando o plástico em arte.
Como resultado, a artista leva à CASACOR Rio de Janeiro, no Fashion Mall, mais de 20 obras feitas com destaque para o painel de 7m x 3m, no espaço destinado à Artmotiv. A mostra Elas Tramam é um convite a pensar sobre consumo, descarte e cuidado com o planeta, provando que, às vezes, o que parecia perdido pode ganhar nova vida — e ainda encantar os olhos. Cada tapeçaria é também uma experiência estética que provoca encanto, surpresa e reflexão. A curadoria é de Christiane Laclau, fundadora da Artmotiv.
“Cada sacola que recolhi era um lembrete do impacto do nosso consumo. Transformá-las em arte foi minha maneira de dar vida ao que parecia perdido”, explica Zilah. “O crochê me permite criar texturas e movimentos, quase como se cada peça tivesse sua própria respiração. É a poesia do plástico, que desafia quem olha a enxergar além do óbvio.”
“O mais fascinante é perceber o olhar das pessoas quando descobrem que aquilo que parecia apenas uma tapeçaria colorida é, na verdade, plástico. É um choque de beleza e consciência ao mesmo tempo”, conclui a artista.
Elas tramam
Zilah Garcia (@zilahzgarcia)
Dificilmente terminamos de fazer compras sem levar conosco uma sacola plástica. No entanto, não nos perguntamos sobre qual será seu destino após o fim do ciclo de uso. Para onde vão quando não servem mais a ninguém? Há doze anos, o momento de colocar os pés no mar se transformou para Zilah Garcia. Uma sacola a alcançou, revelando uma mensagem como as míticas garrafas que viajavam boiando pelas águas.
Desde então, a artista interveio no destino, recolhendo sacolas por onde passa e lhes dando uma vida nova, como a matéria-prima da obra que apresentamos na Casa Cor Rio de Janeiro. A instalação de grandes dimensões e a série de quadros são a parte final de um processo meticuloso que transforma as sacolas em fios para tramá-los à mão pacientemente. O trabalho deixou de ser solitário e passou a gerar renda para uma rede de mulheres que foram formadas por Zilah para colaborarem na produção.
“Elas tramam” transforma materiais descartados em superfícies de forte presença visual, resgatando a relação entre gesto, matéria e tempo que antecede a industrialização da arte. A origem plástica se dissolve e o que emerge são composições de padrões geométricos e de manchas mais livres e informais que remetem à aquarela e ao afresco, técnicas que a artista estudou durante anos na Itália e no Brasil.
Junto às cores, os desenhos, especialmente o da instalação, sugerem cartografias, zonas climáticas, mas também podem ser a paisagem de águas que se rebelam por termos feito delas um mar de resíduos. Zilah Garcia transforma o que invisibilizamos no cotidiano em arte têxtil sensível e política. O trançar das sacolas é também o trançar de vínculos: entre mulheres, entre territórios, entre nós — e o que escolhemos transformar.
Christiane Laclau (@artmotiv.brasil)
Curadora.
Sobre:
Zilah Garcia
Zilah Garcia (1967, Olímpia – SP. Vive e trabalha em São Paulo), teve seu primeiro contato com arte a partir dos cinco anos de idade, no ateliê de pintura em porcelana e gesso da sua mãe. Desde então, a arte passou a ser presente em sua vida. Formada em 1989 em Turismo, com especialização em Controle de produção, se dedicou por 28 anos ao mercado têxtil e de moda, se tornando referência em produção de costura no país. Sempre ligada à arte, em diversas oportunidades pode estar em cursos, bienais e exposições pelo mundo.
Seus trabalhos retratam a luta constante contra a ecoansiedade, um fenômeno crescente diante da degradação ambiental e são um chamado à ação, um convite para contemplar, entender e finalmente agir diante dos desafios do Antropoceno.
Na busca por soluções, em “Tecendo novos Destinos “ela não se limita ao tangível, mas se estende à esfera do psicológico, emocional e mental. Zilah convida os espectadores a refletir sobre seu próprio impacto ambiental e a considerar maneiras de transformar tanto o lixo material quanto o psicológico em suas vidas.
A artista continua a explorar o tema em “Terras de Secura e Resistência: uma Viagem aos Sertões” onde trabalha o consumo e o descarte de livros, muitas vezes negligenciados, possuem um potencial enorme para transmitir conhecimento e se transformarem em algo significativo. Um exemplo é sua obra, que demonstra como livros aparentemente 'abandonados' podem ser revitalizados e provocar reflexões profundas, ressignificando seu valor cultural e intelectual.
Artmotiv
A ARTMOTIV nasceu em 2015 do olhar curioso e sensível de Christiane Laclau para o que ainda está por vir na arte contemporânea. Mais do que uma empresa, somos um ponto de encontro entre o novo e o inesperado no universo artístico.
Com cursos, curadorias, viagens culturais, visitas guiadas e consultoria de arte, criamos experiências que despertam o olhar, refinam a escuta e ampliam horizontes. Aqui, a arte não é distante nem inacessível — ela é parte da vida, uma forma de ver o mundo com mais leveza, profundidade e encantamento.
Enquanto o mercado muitas vezes se prende ao óbvio, nós escolhemos o frescor, o movimento e a descoberta constante. Acreditamos que atualizar o repertório cultural é mais do que acompanhar tendências: é abrir espaço para o novo dentro de si.
Sobre: Exposição Elas Tramam, de Zilah Garcia
CASACOR Rio de Janeiro
End: Fashion Mall - Rua Povina Cavalcanti, 120. Rio de Janeiro - RJ, 22610080
Abertura: 9 de setembro
De 9 de setembro a 26 de outubro de 2025
Horário: das 12h às 21h
Site:
https://www.zilahzgarcia.com.
Comentários
Postar um comentário