Em BH >> Festival Acessa BH divulga programação da semana de 16 a 21 de setembro

 Festival Acessa BH divulga programação da semana de 16 a 21 de setembro

Exibição do premiado filme “Ainda Estou Aqui!” e o espetáculo “CAPENGÁ!” estão entre as atrações gratuitas em Belo Horizonte



Filmes, performance, teatro infantil, além de oficinas e rodas de conversa são os destaques da terceira semana do Acessa BH

 

A semana de 16 a 21 de setembro do Festival Acessa BH,  traz uma programação intensa, diversa e gratuita, que celebra a produção cultural de pessoas com deficiência em alguns dos principais espaços culturais de Belo Horizonte. Nesta semana, o público poderá acompanhar apresentações teatrais, oficinas formativas, exibições de filmes comentados, performances e rodas de conversa, reforçando o compromisso do festival com a acessibilidade.

No Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro, a programação audiovisual começa no dia 16 de setembro, terça-feira, às 19h, com o videoclipe “Nem Um Som Sequer” e a exibição do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. No dia seguinte, 17/09, também às 19h, será exibido o videoclipe “Liberdade”, seguido do longa “Nem Toda História de Amor Acaba em Morte”, dirigido por Bruno Costa. Ambas as sessões contarão com recursos de acessibilidade - Libras, legendas descritivas e audiodescrição - e comentários de especialistas.

Enquanto isso, a Funarte MG se torna palco de intensa troca formativa e artística. Nos dias 16 e 17, acontece a oficina “Veja com outros olhos”, voltada à criação de cenas audiodescritivas para pessoas com e sem deficiência, com condução de Dudu Melo e Junior Dias, das 14h às 17h. Já na quinta-feira, 18/09, às 20h, a artista Estela Lapponi (SP) apresenta o solo “CAPENGÁ!”, obra provocadora que articula som, corpo e tecnologia para discutir deficiência a partir de uma perspectiva estética e política. No fim de semana, Estela também ministra a oficina “DanceAbility”, nos dias 19 e 20, das 10h às 13h.

A noite de sexta-feira, 19/09, também reserva uma das performances mais poéticas da edição: “Pequeno Tratado sobre a Leveza das Pedras”, solo da artista indígena paraense Ro Colares, às 20h. No sábado, 20/09, a programação infantil ganha destaque com “Maria quer ser rio”, da Coletiva de Palhaças (AM), às 16h. Na mesma noite, às 20h, o grupo Trem Tan Tan, referência na luta antimanicomial em Minas Gerais, apresenta o show “Trem Negreiro”, com participações especiais das sambistas Fran Januário e Júlia Rocha.

Encerrando a semana, no domingo, 21 de setembro, às 16h, o espetáculo “Biruta”, do grupo mineiro Sapos e Afogados – Núcleo de Criação e Pesquisa em Arte e Saúde Mental, será apresentado, seguido de bate-papo com o público. A montagem infantil, nascida em centros de saúde mental, utiliza a linguagem da palhaçaria para abordar a saúde mental na infância com sensibilidade e acolhimento.

Quem patrocina o Festival Acessa BH

O Festival Acessa BH conta com o patrocínio master da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio do Instituto Unimed-BH, Itaú Unibanco e Laranjinha Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo. Conta, ainda, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, Funarte MG, Centro Cultural Unimed-BH Minas, Sesc Palladium e Mercure. Uma realização da Vitral Bureau Cultural, Lais Vitral, Governo de Minas Gerais — Governo Diferente, Estado Eficiente e Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

 

Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

 

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

O Instituto Unimed-BH patrocina o Acessa BH desde a segunda edição, reafirmando seu compromisso em promover a inclusão e a formação da cidadania. Conheça mais em: @institutounimedbh.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco, por meio do Itaú Cultural – instituição com sólida trajetória nos campos da arte e da cultura – , reforça o seu compromisso com o incentivo à criatividade, à produção de conhecimento e com experiências que inspiram novos olhares para a nossa realidade. A parceria com o Festival Acessa BH, programação consolidada no calendário do país, dialoga com a constante atuação do banco e da instituição visando a valorização da produção artística de pessoas com deficiência e ampliando o acesso à cultura para todos os públicos.


SERVIÇO

Ingressos gratuitos, conforme regra de cada espaço

Palácio das Artes - Cine Humberto Mauro: Retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema. Um ingresso por pessoa.

Funarte MG - Retirada de ingressos 1 hora antes de cada apresentação, na bilheteria do teatro. Um ingresso por pessoa.

As oficinas já estão com inscrições encerradas.

 

LOCAIS

Palácio das Artes - Cine Humberto Mauro

Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte, MG - Telefone: 31-3236-7400

Funarte MG 

 

Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte - MG

 

Comentários