Clube 28 de Setembro, mais antigo clube social negro em funcionamento em São Paulo, é um dos destaques da exposição Cidade em Movimento, no Sesc Jundiaí
Mostra, que presta homenagem ao 28 de Setembro, recebe visitantes a partir de 04 de outubro e reúne registros históricos, objetos e imagens que marcaram o esporte jundiaiense
Cordão carnavalesco 28 de Setembro desfilando na Rua Barão de Jundiaí. 1960.
Fotos no link: https://tinyurl.com/34tf226a
Um dos palcos mais importantes não só para a história esportiva da cidade de Jundiaí, mas também para a sociedade brasileira e a população negra, receberá uma justa homenagem, a partir do mês de outubro. Trata-se do clube 28 de Setembro, um dos destaques da mostra Cidade em Movimento, que receberá visitantes a partir do dia 04/10, no Sesc Jundiaí.
Na mostra, com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim e Luciane de Castro, e assistência curatorial de Michele Silva Joaquim, ginásios, clubes, praças e parques de Jundiaí são revisitados como lugares de sociabilidade e memória, com o público sendo convidado a refletir sobre como esses espaços marcaram a vida de gerações e contribuíram para a projeção de Jundiaí no cenário regional e nacional.
A exposição reunirá, distribuídos entre os cerca de 500 m² do percurso expositivo, registros históricos, objetos, imagens e relatos que revelam a importância dos espaços esportivos e das práticas corporais para a vida comunitária da cidade. A inspiradora trajetória esportiva de Jundiaí e alguns de seus personagens icônicos, os espaços que marcaram a cultura local e as memórias que conectam passado e presente estarão presentes no conjunto expositivo.
Homenagem - Dentre estes espaços homenageados está o Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro, clube social negro mais antigo em funcionamento no estado de São Paulo – fundado em 02 de abril de 1895 por ferroviários negros da Companhia Paulista de Estradas de Ferro – e terceiro mais antigo do Brasil, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Jundiaí. O clube comemorará seus 130 anos de existência junto com a inauguração da exposição e parte significativa do acervo fotográfico preservado e recentemente digitalizado será apresentado de maneira inédita na expografia da mostra.
Luta e Esperança - O nome do clube faz referência às Leis do Ventre Livre (1871) e dos Sexagenários (1885), ambas sancionadas em 28 de setembro, simbolizando a luta e a esperança da população negra ainda no período pré-abolicionista.
Coroação de Aparecida Machado eleita Rainha do Clube. 1966.
Alguns anos após a abolição, em um contexto de extrema exclusão social, um grupo de ex-escravizados e seus descendentes criou uma agremiação própria voltada ao lazer, à educação e à assistência mútua, num tempo em que reuniões públicas de negros eram vistas com desconfiança.
Desde então, o Clube 28 de Setembro consolidou-se como espaço de sociabilidade, resistência e formação cultural. Nas décadas seguintes, ele abrigou uma escola de samba, fundou a escola de alfabetização Cruz e Souza, promoveu saraus literários, encenações teatrais, bailes e concursos de beleza. Também ofereceu cursos de datilografia, costura e outras formações profissionalizantes, ampliando as oportunidades educacionais, inclusive para mulheres.
A relevância histórica do clube foi reconhecida oficialmente em 2016, quando foi tombado como patrimônio imaterial pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí.
Cidade em Movimento – Por meio de uma abordagem interativa e acessível, a mostra apresenta os desafios e as potencialidades que moldaram a cultura esportiva da cidade ao longo dos anos, evidenciando como o esporte se consolidou como um elemento fundamental na formação da identidade local. Para isso, o percurso expositivo terá totens informativos espalhados por toda a unidade, medindo cerca de 2,10 m, com fatos relacionados ao esporte jundiaiense, bem como imagens raras de como a cidade tem se divertido ao longo de mais de 100 anos.
EXPOSIÇÃO CIDADE EM MOVIMENTO
Abertura 3 de outubro de 2025 às 11h
Visitação de 4 de outubro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026
Sesc Jundiaí
Horários: Terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, 10h30 às 17h30
Endereço: Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 - Jardim Botânico, Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4583-4900
Grátis – Agendamentos pelo e-mail agendamento.jundiai@sescsp.
Mais informações: www.sescsp.org.br/jundiai
Comentários
Postar um comentário