Casa do Samba lança samba-enredo sobre luta por moradia ao lado do Casarão do MTST, no Bixiga
Evento será realizado neste sábado (27), com festa gratuita e estreia de jovens talentos
A Casa do Samba Estrela Cadente, a mais nova escola de samba paulistana, lança neste sábado, dia 27 de setembro, seu samba-enredo para o desfile de 2026. A composição de Julio Hercowitz, escolhida entre sete obras inscritas, dará o tom ao enredo que tem como tema central o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e homenageia a luta social pelos princípios teto, trabalho e pão. O evento será realizado ao ar livre, ao lado do Casarão Cultural do MTST – Espaço Lélia Gonzalez, no Bixiga, com entrada gratuita.
A ocasião marca um importante momento de celebração cultural. Entre os destaques da noite estão a cerimônia de posse do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Renato Neto e Hanna Rodrigues. Jovens talentos em suas primeiras passagens oficiais pela avenida, eles vão conduzir o pavilhão turquesa e branco da Casa do Samba Estrela Cadente, reafirmando o compromisso da escola com a formação artística de novas gerações.
A festa contará ainda com a coroação da rainha de bateria, Graziela Bastos, e muito samba e pagode com o grupo Samba de Maria, do MTST, garantindo o clima de celebração popular e resistência.
É a primeira vez que o movimento social inspira o enredo de escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Casa do Samba Estrela Cadente vai levar para a avenida a realidade de milhares de famílias, denunciando a especulação imobiliária e a omissão do Estado, que transformam as cidades em espaços excludentes.
O local escolhido para o lançamento é um símbolo dessa trajetória. O casarão, erguido no início do século XX em estilo neoflorentino e tombado como patrimônio cultural, já sediou a Delegacia Regional do Trabalho e atualmente abriga o Casarão Cultural do MTST – Espaço Lélia Gonzalez.
Situado no Bixiga, o centro cultural integra um bairro que foi território do quilombo urbano Saracura e, posteriormente, lar de trabalhadores negros, imigrantes italianos e migrantes nordestinos. Muitos viveram em cortiços e porões de antigos sobrados, do fim do século XIX até hoje, mantendo viva uma história marcada por resistência e diversidade.
A Casa do Samba faz sua estreia oficial no Grupo de Acesso de Bairros 3 da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) e será a oitava escola a desfilar no sábado de Carnaval, 14 de fevereiro de 2026, na Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã. Com um enredo crítico, a escola promete emocionar e provocar reflexão na avenida.
Lançamento do Samba-Enredo da Casa do Samba Estrela Cadente
Data: Sábado, 27 de setembro de 2025
Horário? A partir das 17h
Local: Ao lado do Casarão Cultural do MTST – Espaço Lélia Gonzalez
Rua Dr Ricardo Batista, 141 – Bixiga, São Paulo – SP
Entrada gratuita
Comentários
Postar um comentário