Ativismo é tema do documentário 'Com Causa' no Festival do
Rio
Produção da Giros Filmes traz depoimentos de Kakenya Ntaya, Jeremiah Thoronka, Paul Watson, Carmen Silva, Muzoon Almellehan e outros
'Com Causa', - crédito Giros Filmes
Entre memórias, sonhos, denúncias e reflexões, ativistas do Brasil e do mundo compartilham as causas que movem suas vidas. "Com Causa", de Belisário Franca e Pedro Nóbrega, reúne depoimentos e imagens que vão da Amazônia à África, da Síria ao Rio de Janeiro. O mosaico criado traz vivências e emoções que aproxima o público do olhar de quem escolheu enfrentar os grandes males de nosso tempo sem nunca perder a esperança.
O longa-metragem documental faz sua estreia no dia 4/10 durante o 27º Festival do Rio, que acontece de 2 a 12 de outubro de 2025, dentro da mostra Première Brasil Estado das Coisas. A produção traz depoimentos de Kakenya Ntaya, Jeremiah Thoronka, Paul Watson, Carmen Silva, Muzoon Almellehan e outros outros protagonistas dessa luta.
Ao longo de 84 minutos, o filme desenvolve a importância da cultura da doação e seus impactos transformadores na sociedade, trazendo relatos inspiradores e observações tocantes de ativistas sobre iniciativas solidárias. O filme da dupla Belisario e Pedro foi um dos ganhadores do Runners Up, categoria de filmes internacionais do Kaia Film Festival, Turquia.
Franca é diretor e produtor de documentários premiados como "Amazônia Eterna" e "Menino 23", este último vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017 e indicado para a lista de pré-selecionados ao Oscar. Sua trajetória é marcada por um olhar sensível e escuta atenta aos mais variados personagens e paisagens do país. Nóbrega é roteirista e diretor e colaborou com Belisário em outras produções, entre elas "O Presidente Improvável", filme indicado ao Grande Prêmio de 2023.
“Este filme nasceu da urgência de ouvir e amplificar vozes que transformam indignação em ação. Cada ativista que encontramos carrega uma história que atravessa fronteiras e nos lembra que a luta por justiça e dignidade é universal. Participar do Festival do Rio é uma oportunidade de compartilhar essas causas com ainda mais pessoas”, afirma Belisário Franca, co-diretor do documentário.
"Com Causa" é uma realização da Giros Filmes. A produção fica a cargo de Mauricio Magalhaes e Bianca Lenti.
Serviço
O que: Estreia de “Com Causa”, de Belisário Franca e Pedro Nóbrega
Onde e quando: 27º Festival do Rio, de 2 a 12 de outubro de 2025
Mostra: Première Brasil Estado das Coisas | COP 30
Longa-metragem | Documentário | Duração: 84min | País: Brasil | Ano: 2025
Instagram: girosfilmes
Ficha técnica
Direção: Belisario Franca e Pedro Nóbrega
Roteiro: Belisario Franca, Pedro Nóbrega e Tatiana Gouveia
Empresa Produtora: Giros Filmes
Produção: Mauricio Magalhaes e Bianca Lenti
Direção de Fotografia: Mario Franca
Montagem: Tatiana Gouveia
Música: Rodrigo Lima
Elenco: Kakenya Ntaya, Jeremiah Thoranka, Ailton Krenak, Paul Watson, Andrew Solomon, Flavio Canto, Juliana Camargo, Carmen Silva, Edu Lyra, Muzoon Almellehan e Eugenio Scannavino
Sobre a Giros Filmes
Há quase 30 anos, a Giros Filmes transforma brasilidade em narrativas autênticas para o audiovisual. Liderada por Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães, a produtora já realizou mais de 70 obras originais como Menino 23 (Globofilmes), Amazônia Eterna (Prime Video), O Presidente Improvável (GloboPlay), Apenas Meninas (HBO Max), Samba na Gamboa (TV Brasil) e Massacre na escola (HBO Max), reconhecidos em festivais e premiações nacionais e internacionais como Festival do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, New York Film Festival e Toronto Black Film Festival e Prêmio Grande Otelo do cinema brasileiro.
Em 2025, a produtora traz grandes produções e estreias como o longa Sexa, primeiro filme dirigido e protagonizado por Gloria Pires, os documentários Massa Funkeira, de Ana Rieper, Ninguém pode Provar Nada, de Rodrigo Pinto, Com Causa, de Belisário Franca e Pedro Nóbrega, a segunda temporada da série infanto-juvenil Queimamufa (Canal Futura e GloboPlay) e a sitcom Clube Spelunca (HBO Max). Com mais de 60 prêmios e indicações nacionais e internacionais, a Giros mantém seu compromisso com conteúdo inovador, relevante e profundamente brasileiro.
Conheça mais sobre a história da Giros aqui.
Comentários
Postar um comentário