Sesc reúne jovens de todas as regiões do país no Festival LABmais

 

Sesc reúne jovens de todas as regiões do país no Festival LABmais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discutirá os meios de inserção das juventudes na cadeia produtiva da cultura

 

 

O Projeto Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes promove, de 4 a 6 de setembro, o Festival LABmais. O evento será realizado na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, trazendo como tema "Entre corres e conexões: o que sustenta as juventudes?". Por meio de oficinas, painéis e performances artísticas, entre outras atividades, serão colocadas em pauta questões como comunicabilidade, corre e coletividade, pilares de construção da programação.

 

O festival mobilizará 13 espaços na cidade gaúcha e contará com a participação de jovens integrantes do Sesc LABmais de todas as regiões do país. O projeto é desenvolvido nos estados do Acre, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe, tendo como foco o trabalho com as juventudes.

 

“O LABmais tem como objetivo desenvolver o potencial dos jovens, sob a ótica da economia da cultura. É um projeto que olha para as habilidades da juventude, as competências diferenciadas que trazem essas novas gerações, fruto de sua afinidade com as novas tecnologias. O Festival LABmais entra para agenda nacional do Sesc como meio de pensar um futuro com maior participação, colaboração e inserção das juventudes na cadeia produtiva da cultura, como agentes criativos e transformadores de seus territórios”, explica o Diretor Interino de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Erlei de Araujo.

 

A programação, totalmente gratuita, é composta por oficinas, painéis, apresentações culturais e uma mostra audiovisual com produções desenvolvidas nos cursos do LABmais, com exibições de filmes do Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Os painéis proporcionarão encontros entre jovens que atuam em áreas como audiovisual, jornalismo, produção cultural, entre outros segmentos da economia criativa, com discussões sobre formalização do trabalho na área de cultura, experiências de comunicação, potências criativas e saúde mental das juventudes.

 

Outro destaque do festival são as oficinas. São oferecidas 20 atividades, com temas como videoarte e educação ambiental, modelagem coletiva em argila, dança K-pop, drone audiovisual e proteção territorial indígena, moda afrocoletiva, entre outros. Por conta da limitação de vagas, os interessados precisam se inscrever até o dia 25 de agosto. O formulário está disponível no site do festival e a lista dos selecionados será divulgada dia 28 de agosto.

 

LABmais

Criado em 2021, o LABmais - Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes é uma plataforma educativa e ao mesmo tempo um laboratório artístico, com foco no trabalho com juventudes, protagonistas da produção e difusão dos conteúdos. As ações realizadas têm a mídia, arte e tecnologia como elementos determinantes para garantir aos jovens uma posição equânime de inserção no mercado de trabalho. O projeto é realizado em 17 estados e forma jovens para o desenvolvimento de diferentes conteúdos, com a produção de podcasts, filmes, clipes, ensaios fotográficos, book trailers, dentre outros processos artístico-culturais, sintonizados com tecnologias de interação midiática comuns a essa geração.

 

Serviço:

Festival LABmais - Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes

Data – 4 a 6 e setembro de 2025

Programação gratuita e formulário de inscrições disponível em sesc.com.br/labmais.

 

Locais de realização das atividades:

Centro de Artes e Esportes Unificados Cidade Nova (CEU) - R. Abel Postali, 1767 – Bairro Cidade Nova

Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho - R. Luiz Antunes, 312 – Bairro Panazzolo

Espaço Cultural Akácio Camargo - Av. Marcopolo, 101 – Bairro Planalto

Fluência Casa Hip-Hop - R. Francisco Barbosa Velho, 132 - Bairro Santa Fé

Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) - Rua Dr. Montaury, s/n - Bairro Exposição

Ponto Coletivo - R. Andrade Neves, 573 - Bairro Exposição

Praça da Bandeira (Praça Dante Marcucci) - R. Sinimbu – Bairro São Pelegrino

Praça Dante Alighieri - R. Sinimbu, s/n - Centro

Reffugio - R. Mal. Floriano, 1083 – Bairro São Pelegrino

Senac Caxias do Sul - Av. Júlio de Castilhos, 3638 – Bairro Cinquentenário

Sesc Caxias do Sul - Rua Moreira César, 2462 – Bairro Pio X

Tem Gente Teatrando Espaço Cultural - R. Reg. Feijó, 37 – Bairro Rio Branco

Vielas Espaço Cultural - R. Vinte de Setembro, 3459 – Bairro Nossa Sra. de Lourdes

 

Comentários