Quadra da Unidos da Tijuca se despede da Avenida Francisco Bicalho
Novo espaço de ensaios será em frente ao Barracão de Alegorias, na Gamboa
A Unidos da Tijuca se prepara para se despedir em setembro da sua atual sede na Avenida Francisco Bicalho, nos Portuários. A agremiação do Morro do Borel, que há mais de três décadas tem sua quadra de ensaios em atividade na Zona Portuária do Rio, terá seu novo espaço para ensaios localizado em frente ao barracão de alegorias, na Gamboa.
Desde 1993, ocupando o terreno situado à Avenida Francisco Bicalho, na zona portuária, espaço que pertencia à União, administrado pelas Docas, a Unidos da Tijuca ao longo desses anos, realizou benfeitorias no local onde funciona a sua quadra de ensaios e de eventos. A principal restauração foi realizada em 2008, sem nenhuma verba pública, para ampliar as instalações, aumentando a capacidade para receber 8 mil pessoas e a criação de novos espaços internos para dar conforto e segurança ao público, formado por sambistas, turistas e outros frequentadores.
Palco dos concorridos ensaios da agremiação, durante esses anos a quadra da Unidos da Tijuca na Zona Portuária se tornou um importante espaço para o entretenimento na cidade do Rio de Janeiro. Oferecendo um ambiente agradável e familiar, com samba de qualidade, frequentada por pessoas de todas as classes, raças e sexualidades, que procuram diversão com conforto, respeito e segurança. Nos ensaios que ocorrem às quintas e sábados, além de receber cariocas de todas as idades e atrair turistas ávidos pela cultura brasileira do samba. A mudança ocorreu devido a um processo de despejo. O novo local foi um acerto entre o presidente Fernando Horta e o prefeito Eduardo Paes.
A quadra da Unidos da Tijuca será localizada na Avenida Rivadavia Correa 227, em frente ao barracão de alegorias. O espaço receberá uma instalação provisória e entrará em obras após o desfile.
NOTA OFICIAL
O PAVÃO em “Casa de Alvenaria”.
Um novo destino para aquela que sempre se renova; a ideia da partida que sempre significa uma chegada.
Anunciamos para toda a comunidade tijucana e o mundo do samba, a conquista de uma quadra definitiva para a nossa agremiação.
Nascida na confluência entre os Morros do Borel e da Casa Branca, a Unidos da Tijuca viveu na pele ao longo de sua história os dilemas urbanos que fazem parte da vida de tantos brasileiros.
Deixamos a rua São Miguel em 1992, em virtude de diversas questões que afligiam a região, e deste tempo em diante, tivemos alguns destinos até nos alojarmos na avenida Francisco Bicalho, onde funcionou um dia o Clube dos Portuários, logradouro que foi nosso refúgio até então.
Mas, como a vida imita a arte, tal qual Carolina, vimos a especulação bater à nossa porta, e o que era Patrimônio Imaterial da cultura da cidade, transformar-se pouco a pouco numa peça de recordação.
Em um esforço imenso de nosso presidente Fernando Horta e seus pares, junto ao prefeito Eduardo Paes, alcançamos agora o sonho de termos, enfim, a nossa Casa de Alvenaria - nossa construção desejada, nosso cantinho na cidade.
A nova quadra, localizada na rua Rivadávia Correa, 227, bem em frente ao barracão da Cidade do Samba, na Gamboa, começa a ser erguida agora como o estandarte merecido em reconhecimento aos 94 anos de contribuição a cultura brasileira, ao legado inestimável de nossa produção artística e manutenção das tradições do samba.
Como uma das matriarcas da festa, a Unidos da Tijuca - do Borel, da Casa Branca, da Barreira, da Providência, Santo Cristo, Morro do Pinto e de toda a cidade, país e mundo - vai morar no coração do Rio de Janeiro de forma definitiva, bem ao lado de onde toda a história do batuque carioca teve seu início.
Aos poucos, vamos nos despedindo de um lugar de muitas alegrias e histórias, com a certeza de que a missão naquele terreiro foi cumprida.
Alguma saudade já batendo a porta; um olhar de esperança e muita fé na caminhada.
Criar o que tiver que criado.
Assentar o que tiver que ser assentado.
E que sejam todos bem-vindos ao nosso novo lar!
Fotos: Geissa Evaristo
Comentários
Postar um comentário