Jantar "Por Elas" uniu sabores, memórias e música celebrando mulheres visibilizadas da história carioca
Jantar "Por Elas" uniu sabores, memórias e música celebrando mulheres visibilizadas da história carioca
Na noite de ontem (14/08), o charmoso e aconchegante restaurante Sobra
O evento propôs uma imersão sensorial e reflexiva sobre o papel feminino na construção da cidade. Com um menu autoral assinado pela chef Alice Isha, a experiência gastronômica foi cuidadosamente pensada para dialogar com o tema da noite. Dentre os pratos, destacaram-se a torta de figo com gorgonzola e redução de jabuticaba como entrada, opções de filé à polonesa ou peixe ao molho de espumante com arroz negro e, na sobremesa, maçã ao Moscatel com coulis de frutas vermelhas.
A programação contou ainda com música ao vivo da cantora Brenda Jackson & Banda e um bate-papo inspirador com a historiadora Nathalia Vivatqua, que trouxe uma potente reflexão sobre memória, gênero e patrimônio histórico. Em sua fala, ela destacou a urgência de resgatar as narrativas femininas apagadas dos espaços públicos. “As mulheres sempre estiveram presentes na construção da cidade, mas permanecem invisíveis na paisagem. Quando olhamos para os monumentos do Rio, percebemos que nossa história foi apagada ou silenciada. O Por Elas é uma forma de devolver essas vozes ao espaço público, ainda que simbolicamente, por meio da comida, da música e da escuta”, afirmou Carla Teixeira.
Para Carla Teixeira, proprietária do Sobrado da Cidade, também destacou a conexão do espaço com a proposta do evento. “O Jantar Por Elas nasce para unir a memória das mulheres à raiz histórica do Sobrado, servindo histórias junto aos pratos. Buscávamos algo que fosse tão relevante quanto o próprio Sobrado da Cidade, um espaço que, com suas paredes erguidas há 160 anos, carrega a mesma força e resistência dessas mulheres”, declarou.
Mais do que uma experiência gastronômica, o Jantar Por Elas se consolidou como um manifesto cultural e afetivo. Através dos sabores, das músicas e das palavras, o evento lançou luz sobre figuras femininas fundamentais da história do Rio como Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda, Marielle Franco, Ana Néri e Princesa Isabel e promoveu um resgate necessário da representatividade feminina nos espaços públicos.
Serviço:
Sobrado da Cidade
Casarão do séc. XIX
Rua do Rosário, 34 – Centro
Horários de funcionamentos
Segunda a Sexta: 11h30 às 17h
Sábado e Domingo: 12h às 17h
Telefone: 21 97978-4353
Comentários
Postar um comentário