II Simpósio Pretaenerd Academy anuncia sua programação on-line completa e gratuita - 16 de agosto, 13, 20 e 27 de setembro de 2025.
II Simpósio Pretaenerd Academy anuncia sua programação completa e gratuita, em edição especial dedicada à cultura pop e dissidências
O evento on-line divulga os nomes dos oficineiros e comunicadores selecionados para suas oficinas e mesas de discussão, que ocorrerão nos dias 16 de agosto, 13, 20 e 27 de setembro de 2025.
Após um processo seletivo que recebeu inscrições vindas de várias regiões do Brasil, o II Simpósio Pretaenerd Academy lança sua programação completa com os nomes dos oficineiros e comunicadores selecionados. Serão realizadas duas oficinas e 4 mesas de discussão on-line, todas com acesso gratuito do público e classificação indicativa livre.
A realização junto ao Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e apoio das editoras Verbal, Boitempo e Darkside Books terá como tema “Cultura Pop & Dissidências”, com o objetivo de criar um ambiente para a troca de conhecimentos permeado de companheirismo, paixão pela cultura pop e rigor intelectual. “Vamos celebrar as identidades, pensamentos e práticas dissidentes com conteúdo crítico sobre os livros, filmes, quadrinhos e jogos que consumimos. Partimos da ideia de nos reunirmos pelas diferenças e também pelo desejo de pertencer, de poder conversar sobre o que amamos, aprender e ensinar com respeito mútuo”, afirma a criadora da iniciativa Anne Quiangala.
Confira a programação completa do II Simpósio Pretaenerd Academy:
Dia 16 de agosto
OFICINA ON-LINE DE ABERTURA
De 14h às 16h - Escreva como uma Super-Heroína - Escrita acadêmica feminista
Com Ellen Alves (RJ)
Inscrições até dia 14 de agosto no link:
Dia 13 de setembro de 2025
De 13h às 15h
- Mesa on-line: “Futuros e passados dissidentes”.
Com as apresentações e comunicadores:
A gente se vê ontem? Sankofa, afro futurismos e passadismos na ficção jovem negra contemporânea, de Leonardo Ortegal (DF); Notas sobre Kindred: uma leitura histórica sobre experiências de mulheres negras entre a escravidão e liberdade, de Maria Eloah Bernardo
(RJ) e A ficção especulativa de mulheres negras: diários, mochilas de viagens e sementes para o futuro, de Agda Beatriz de Souza (PB).
De 16h às 18h
- Mesa online “Dissidências neuroqueer”.
Com as apresentações e comunicadores:
A cegueira iminente de Billie Scott: uma leitura neuroqueer, de Isadora Dias (DF); Dissidência, divergência e potencial na zumbi Melanie, de Stefany Sohn Stettler (PR) e
"Seja você mesmo, Seja um Monstro": narrativas de moda dissidentes no universo de Monster High, com Floriano Laudomir Campos de Luna (RN).
Transmissão gratuita e simultânea nas plataformas digitais Twitch e Youtube, pelos canais Preta, Nerd & Burning Hell e Pretaenerd Academy nos links: www.twitch.tv/pretaenerd e www.youtube.com/@
Dia 20 de setembro de 2025
De 13h às 15h
-Mesa on-line “O rock é negro e dissidente, ponto!”
Com as apresentações dos comunicadores:
Tina Bell, Betty Davis e Poly Styrene: o que essas três mulheres têm em comum?, com Tânia Seles (SP); Rock, blues periférico do DF, com Haynna Jacyara Mendes e Silva (DF);
What's race and gender got to do with It? Tina Turner, Rock 'n' Roll e a liberdade como legado, com Andressa Lima (RS).
De 16h às 18h
-Mesa “O medo, o outro e dissidências.”
Com as apresentações dos comunicadores:
Cronosofias e dissidências na elaboração ficcional: quais ferramentas podemos utilizar, afinal?, de Kétely Oliveira (MG); Quem é, é! Quem não é, cabelo avoa: notas sobre apropriação cultural na música negra, de Hildália Cordeiro (BA) e Eu não sou um monstro: o medo e a exclusão social no audiovisual, de André Severino (RJ).
Transmissão gratuita e simultânea nas plataformas digitais Twitch e Youtube, pelos canais Preta, Nerd & Burning Hell e Pretaenerd Academy nos links: www.twitch.tv/pretaenerd e www.youtube.com/@
Dia 27 de setembro de 2025
OFICINA ON-LINE DE ENCERRAMENTO
De 14h às 18h - Imaginação radical dissidente e a escrita do impossível: corpos dissidentes em rotas de fugas no tempo e espaço da ficção
Com Isa e Pétala Souza (SP)
Inscrições de 25 de agosto a 15 de setembro no site: www.pretaenerd.com.br
Saiba mais sobre a comunidade Preta, Nerd & Burning Hell e a Pretaenerd Academy:
Preta, Nerd & Burning Hell é uma comunidade digital para compartilhar conhecimento, criada há 10 anos por Anne Quiangala. A Pretaenerd Academy é um dos pilares da plataforma, que funciona como um ambiente de ensino informal e democrático para apaixonados pela cultura pop. Com o objetivo inicial de compartilhar seu processo de pesquisa, ao longo do mestrado em literatura numa universidade federal, a iniciativa tornou-se algo muito maior. O espaço virtual criado por Anne transformou-se em um ambiente acolhedor, inclusivo, acessível, com estímulo ao diálogo e à pesquisa entre apaixonados pela cultura pop. Nela, pessoas marginalizadas por sua raça, gênero, classe, por serem neurodivergentes ou queer - entre outros grupos excluídos por não caberem nos estereótipos da intelectualidade e nerdice - passaram a se reunir e propor conversas que não encontrariam espaço na Academia nem no mundo Nerd. As atividades são destinadas a qualquer pessoa que deseje pertencer, contribuir e participar de discussões profundas sobre cultura pop e acadêmica.
Quando fundou a plataforma, no final de 2014, Anne quis criar um título que expressasse tudo o que era motivo de escárnio, por não ser considerada a possibilidade de pessoas negras - ou uma jovem adulta preta, em particular - ser nerd ou se interessar por cultura pop e metal. Escolheu a expressão burning hell, muito presente nas canções de heavy metal e que significa inferno ardente em português, por descrever o quão desagradáveis e infernais alguns espaços podem ser para pessoas como ela. “Burning Heller” tornou-se então, a expressão usada para definir o grupo de pessoas que acompanha e faz parte da comunidade virtual.
Anne, que naquele momento havia ingressado no mestrado em uma universidade federal, quis mostrar para mais pessoas que era possível ocupar estes espaços. E acabou por se conectar com muita gente que se sentia excluída em diversos contextos, por não corresponderem ao que era esperado de uma pessoa intelectual, por serem pretas, nerds, fãs de rock ou por gostarem de conversar sobre cultura pop de modo analítico.
“Aos poucos, fui me vendo cercada por pessoas parecidas comigo: que se empolgam falando de super-heróis, de sabre de luz e outros temas sem que ninguém fizesse pouco caso disso. Era uma realidade que só existia na minha cabeça, mas que foi se mostrando um sonho mais coletivo do que eu imaginava! 10 anos depois, aqui estamos com mais de um milhão de acessos no site, quase 6 mil seguidores na Twitch e mais de 12 mil seguidores no Instagram”, comemora a criadora da comunidade.
Serviço:
II Simpósio Pretaenerd Academy
Datas dos eventos on-line:
16 de agosto, 13, 20 e 27 de setembro de 2025
Acesso: gratuito
Classificação indicativa: livre
Saiba mais nos canais:
Site: www.pretaenerd.com.br
Instagram: www.instagram.com/pretaenerd
Youtube: www.youtube.com/@
Twitch: www.twitch.tv/pretaenerd
Comentários
Postar um comentário