Festa Xingó chega a sua 5ª edição com shows, saraus, teatro e feira de artesanato e gastronomia no Teatro Arthur Azevedo
Festa Xingó chega a sua 5ª edição com shows, saraus, teatro e feira de artesanato e gastronomia no Teatro Arthur Azevedo
Evento ocorre de sexta (29) a domingo (31), na Mooca
Primeira edição da Festa Xingó teve fogueira, além de brincadeiras e cultura de diversas regiões do Brasil. Foto: divulgação.
São Paulo, 28 de agosto de 2025 – A quinta edição da Festa Xingó chega ao Teatro Arthur Azevedo nesta sexta (29), e continua até domingo (31), com três dias de programação gratuita que conta com shows, espetáculos, saraus, exposições, oficinas, dança, comida e muita cultura.
Nesta quinta edição da Festa Xingó, organizada pelo Grupo Xingó, será celebrada a memória de Floriana Carvalho, conhecida como Dona Florzinha e representada na figura de seus filhos, netos e toda família, retratada em quase meio século de cantos, tecidos e bordados, em São Paulo.
O jardim do teatro está reservado para a Feira do Boi no jardim, onde o público poderá comprar, vender e trocar artesanatos e comidas. Além disso, vão ter atividades dentro do teatro e no saguão como shows, espetáculos e saraus para pessoas de todas as idades.
O público ainda pode observar uma exposição fotográfica, participar de oficinas, assistir o tradicional teatro de bonecos do nordeste conhecidos como mamulengo e aproveitar uma vivência aberta de Bumba meu Boi, conduzida por Ana Flor de Carvalho e Alfredo Madre Deus, que fecha os três dias de festa.
A primeira edição da festa foi realizada em abril de 2017 e foi tão aprovada pelo público que mesmo durante a pandemia da Covid-19 recebeu uma edição online com a presença de cerca de 800 pessoas.
A ideia é trazer festas anuais em que o teatro e a dança estejam desassociadas de qualquer data religiosa específica, e voltadas completamente à necessidade humana de brincar, recuperando o espaço do teatro como espaço do bairro, dos moradores, em relações mais humanas, proporcionando de forma gratuita, programações de alta qualidade artística e com interatividade, numa mescla do tradicional com o contemporâneo, sem restrições de idade ou experiência.
“O pipoqueiro que está há mais de 20 anos na frente do teatro participou da primeira edição da festa e comentou: “nossa, isso aqui fica igual um cemitério. Agora, sim, tá parecendo teatro!”. Algumas senhoras perguntavam: “É candomblé? É religião?” e a gente dizia que era teatro mesmo, brincadeira, exercício de fazer junto”, diz relato no site da primeira edição do evento.
Serviço
Atração: Festa Xingó
Quando: sexta (29), a partir das 21h, no sábado (30), a partir das 10h e no domingo (31), a partir das 15h
Onde: Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Mooca
Quanto: Grátis
Classificação: Livre
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Comentários
Postar um comentário