Eventos, filmes e dança: Cursos de Extensão Cultural trazem variedade da cena artística para a São Paulo Escola de Danç

 

Eventos, filmes e dança: Cursos de Extensão Cultural trazem variedade da cena artística para a São Paulo Escola de Dança

Com o total de 280 vagas, os cursos são gratuitos e presenciais, abrangendo diferentes estilos e áreas da indústria cultural




As atividades acontecerão de setembro a outubro. Foto: Iari Davies, Acervo SPED

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, divulga processo seletivo para sete Cursos de Extensão Cultural com carga horária de 32h. As inscrições são realizadas pelo site da SPED, exigindo carta de intenção, currículo artístico atualizado e idade mínima de 16 anos, entre outros requisitos, conforme cada edital. Ao todo, são 280 vagas disponíveis para cursos com aulas voltadas a todos os níveis de experiência em dança, eventos e audiovisual. 


Os cursos são: “Experimentos Coreográficos nas Danças Urbanas: Fundamentos e Técnicas”, “Curadoria, Planejamento e Gestão em Eventos de Dança”, “Dança Moderna – Básico”, “Balé Clássico: Básico 40+”, “Dança de Cabrochas e Malandros: Estudos da Sabedoria dos Quadris”, “Estudos de Repertório: Carnaval em Veneza” e “Filmes que Dançam: Uma Análise de Linguagens e Estruturas Narrativas”. Cada uma das modalidades possui 40 vagas.


Com aulas presenciais e gratuitas, os cursos são definidos por curadores de modo a englobar toda a diversidade da cena da dança. “Desta forma nós também fomentamos a indústria criativa”, explica Inês Bogéa, diretora artística e educacional da SPED. “A dança é uma arte de muitas linguagens e necessidades, por isso a escola procura transmitir novos saberes para quem já trabalha na área e, ao mesmo tempo, introduzir novas pessoas neste universo”, completa Inês.


Veja os detalhes de cada curso:


Inscrições até 22 de agosto


Curadoria de Ciça Veronese


Experimentos Coreográficos nas Danças Urbanas: Fundamentos e Técnicas: trará criações coreográficas com as movimentações fundamentais de cada linguagem das danças urbanas. Este é o único curso com carga horária de 64h. Para se inscrever, é preciso ter nível intermediário em danças urbanas e enviar vídeo de até um minuto de um solo coreográfico desta linguagem. O estudo se guiará na originalidade da cultura de festas de grupos historicamente marginalizados. 


Inscrições até 24 de agosto


Curadoria de Inês Bogéa e José Simões


Curadoria, Planejamento e Gestão em Eventos de Dança: mostrará estratégias para realização de eventos, como festivais, shows e espetáculos. Será tratado desde a logística até a comunicação com finalidade de criar programas artísticos relevantes e sustentáveis. É necessário ter 18 anos, sem necessidade de experiência nesta área. 


Inscrições até 1º de setembro 


Curadoria de Vinicius Anselmo


Dança Moderna – Básico: por meio de vivências práticas e reflexões teóricas, serão trabalhadas técnicas desenvolvidas por coreógrafos como Isadora Duncan, Rudolf Laban, Mary Wigman, Martha Graham, José Limón e Merce Cunningham. Direcionado a quem possui ao menos quatro anos de prática em dança, o curso abordará princípios como peso, queda e recuperação, oposição, espiral, contração, alinhamento e improvisação. Para inscrever-se, é necessário enviar um vídeo dançando coreografia solo de dança moderna de até um minuto.


Balé Clássico: Básico 40+: pessoas a partir de 40 anos podem se inscrever para aprender os fundamentos da dança clássica, mesmo sem experiência nesta modalidade. Os participantes verão técnicas de postura, alinhamentos, musicalidade e coordenação motora. As aulas trarão educação somática e práticas corporais voltadas ao bem-estar, valorizando uma pedagogia humanizada e o respeito às individualidades.


Curadoria de Yaskara Manzini


Dança de Cabrochas e Malandros: Estudos da Sabedoria dos Quadris: serão abordadas as danças de passistas dos desfiles de escolas de samba, com foco nos personagens de malandros e cabrochas, figuras de destaque do carnaval. Para participar deste curso de aulas práticas e teóricas, não é necessário experiência prévia nesta modalidade.


Estudos de Repertório: Carnaval em Veneza: estudará o tradicional repertório do balé, colocando em foco o Grand Pas de Deux de “Carnaval em Veneza”, criado por Marius Petipa, em 1859. Os participantes precisam dominar as técnicas de sapatilhas de pontas e enviar um vídeo dançando uma sequência coreográfica solo de até um minuto. Nas aulas, também serão conhecidos contextos históricos, sociais, políticos e estéticos da obra.


Inscrições até 8 de setembro


Curadoria de Inês Bogéa e José Simões


Filmes que Dançam: Uma Análise de Linguagens e Estruturas Narrativas: aulas com recursos audiovisuais que integram movimento e dramaturgia na tela, trazendo a atuação do corpo como linguagem narrativa. Serão observados o papel da dança como elemento dramatúrgico na construção de relações afetivas e cômicas, bem como sua função de resistência, transformação e ação coletiva. Não é preciso ser desta área para participar do curso. 



Serviço


Inscrições abertas em Cursos Livres e de Extensão Cultural no site da SPED


Inscrições até 22 de agosto


Experimentos Coreográficos nas Danças Urbanas: Fundamentos e Técnicas

Período: 6 de setembro a 25 de outubro, aos sábados, das 9h às 18h


Inscrições até 24 de agosto


Curadoria, Planejamento e Gestão em Eventos de Dança

Período: 6 a 27 de setembro, aos sábados, das 9h às 18h


Inscrições até 1º de setembro

 

Dança Moderna – Básico

Período: 16 de setembro a 28 de outubro, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30 


Balé Clássico: Básico 40+

Período: 15 de setembro a 27 de outubro, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30


Dança de Cabrochas e Malandros: Estudos da Sabedoria dos Quadris

Período: 20 de setembro a 11 de outubro, aos sábados, das 9h às 18h


- Estudos de Repertório: Carnaval em Veneza

Período: 20 de setembro a 18 de outubro, aos sábados, das 14h às 18h e segundas-feiras, das 18h30 às 21h30


Inscrições até 8 de setembro


Filmes que Dançam: Uma Análise de Linguagens e Estruturas Narrativas

Período: 27 de setembro a 18 de outubro, aos sábados, das 9h às 18h



SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA


Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.


DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna 'Dança em Diálogo'. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic's Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L'Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.


Para entrevistas ou mais informações:


São Paulo Escola de Dança

Assessoria de Imprensa

Elara Leite - Coordenadora de Comunicação e Marketing

elara.correia@prodanca.org.br

Acompanhe a SPED: Site | Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube

 

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa

(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585

imprensaculturasp@sp.gov.br

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Comentários