Esta semana: OCAM recebe Edelton Gloeden para concertos nos dias 15 e 17 de agosto

  

Realidades Imaginárias: OCAM recebe Edelton Gloeden para concertos na programação de agosto

 

Como parte da série Sons da USP, a Sinfonia de São Paulo, a OCAM convida Gloeden, um dos mais respeitados músicos brasileiros, para se apresentar no dia 15 de agosto
 

A programação segue com a série Imersão OCAM no Tomie, com concerto marcado para 17 de agosto

André Bachur - Créditos: Heloisa Bortz

 

São Paulo, agosto de 2025 – Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) apresenta, no dia 15 de agosto, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, o concerto Realidades Imaginárias, que integra a série Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo. A performance terá como solista o renomado violonista brasileiro Edelton Gloeden, acompanhado pela orquestra sob a regência do maestro André Bachur. A programação se estende com a série Imersão OCAM no Tomie, com concerto agendado para o dia 17 de agosto, no Instituto Tomie Ohtake.
 

Edelton Gloeden, professor do Departamento de Música da ECA, tem uma trajetória sólida de apresentações internacionais e uma carreira dedicada ao repertório brasileiro. Sua vasta experiência, que inclui estreias mundiais e audições de obras de grandes compositores, eleva o nível do concerto com sua expertise no violão e técnica apurada.
 

No concerto Realidades Imaginárias a OCAM executa um programa variado, apresentando um universo fantástico de sons, ritmos e cores orquestrais, com obras clássicas do século XX e também estreias mundiais. O repertório inclui Gromovnik, de Yuri Behr, o Concerto para violão e pequena orquestra, de Heitor Villa-Lobos, e Amarelo-Bilophila, de Fernando Dias Gomes, obra desenvolvida ao longo do 1º Atelier de Composição da OCAM. O programa ainda conta com Fragmentos, de Marisa Rezende, e a Suite Pulcinella, de Igor Stravinsky.

 

“Ter Edelton Gloeden no palco é uma grande alegria e honra para todos nós, por sua sensibilidade, experiência e seu domínio do violão, somados ao talento dos instrumentistas da OCAM, e a esse interessantíssimo repertório. Escolhemos cada obra para tornar essa experiência memorável e ainda mais especial, e o fato de termos a maioria das peças do concerto escritas por compositores vivos, nos enche de entusiasmo e certo frescor na performance. Trazemos assim a música de nossos tempos para o palco ”, afirmou André Bachur, regente adjunto da OCAM.
 

SERVIÇO

Realidades Imaginárias
 

Regência: André Bachur
Violão: Edelton Gloeden
 

Obras de:

  • Yuri Behr - Gromovnik
  • Heitor Villa-Lobos - Concerto Nº1, para Violão e Pequena Orquestra
  • Fernando Dias Gomes - Amarelo-Bilophila | Ateliê de Composição

OCAM-CMU- - Estreia Mundial

  • Marisa Rezende - Fragmentos
  • Igor Stravinsky - Suite Pulcinella
     

Série Sons da Usp: a Sinfonia de São Paulo

Data: 15 de agosto, sexta

Horário: 12h30

Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri - Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP

Ingressos: aqui

Entrada gratuita/ solidária - doação de: 1 kg de alimento não perecível que serão distribuídos a comunidades do butantã.
 

Série Imersão Ocam no Tomie

Data: 17 de agosto, domingo

Horário: 11h00

Local: Instituto Tomie Ohtake

 

Sobre a OCAM

A Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, celebra 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil. Fundada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a direção do maestro Gil Jardim, de 2001 a 2023 e, desde 2024, do maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório. Ao longo dessas três décadas, a OCAM já formou mais de 800 alunos bolsistas, contou com a participação de cerca de 1 mil convidados, entre maestros e solistas, e promoveu cerca de 300 masterclasses abertas à comunidade. Com aproximadamente 2 mil concertos realizados, a orquestra tem desempenhado um papel essencial na vida cultural da USP e na promoção da música no Brasil. Seu trabalho vai além da arte musical, trazendo à tona questões sociais, promovendo a inclusão e gerando reflexões sobre a música e sua função social. Desde 2021, após a pandemia, a orquestra já arrecadou nove toneladas de alimentos para comunidades em situação de insegurança alimentar.


Comentários