Espetáculo de dança inspirado no universo musical de Elis Regina faz duas apresentações em São Paulo
Espetáculo de dança inspirado no universo musical de Elis Regina faz duas apresentações em São Paulo
O Teatro da Unesp recebe nos dias 22 (sex) e 23 (sáb) de agosto “Corpos Estelares e Falsos Brilhantes”, espetáculo que já passou por Brasília, Salvador, Belém e Uberlândia (MG) celebrando a cantora que faria 80 anos em 2025
Imagem 1 - Cena do espetáculo “Corpos Estelares e Falsos Brilhantes” Foto: Tom Lima
Nos próximos dias 22 (sex) e 23 (sáb) de agosto, o espetáculo de dança contemporânea “Corpos Estelares e Falsos Brilhantes” contará com duas apresentações gratuitas em São Paulo, no Teatro da Unesp. Após o sucesso das apresentações em Brasília, neste ano, o grupo CEDA-SI realiza turnê com passagem por Salvador (BA), Belém (PA) e Uberlândia (MG), além de São Paulo (SP). A obra de dança é Inspirada no universo musical de Elis Regina (1945-1982) com direção de Diego Pizarro, que aos 14 anos foi arrebatado ao ouvir a voz da cantora pela primeira vez.
“Não é uma obra biográfica. É sobre como aquela voz, a melodia e os temas das músicas de seu repertório são capazes de co-mover as pessoas”, conta. Diego destaca ainda a importância de recuperar o legado artístico da cantora gaúcha para as novas gerações.
“Corpos Estelares e Falsos Brilhantes” é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal e resultado de anos de pesquisas do diretor e coreógrafo, iniciadas em sua graduação em Artes Cênicas, na Universidade de Brasília, até ser aprofundada em sua investigação de pós-doutorado, na qual Pizarro estudou a expressão vocal a partir de princípios somáticos dançantes. Ele trabalha a ideia do que chama de “Anatomia Corpoética”, ou seja, movimentos que surgem das provocações da sensorialidade dos sistemas corporais. Trata-se de um modo de criar no qual o que o público vê no palco é uma resposta de quem dança aos estímulos sonoros do repertório musical e artístico de Elis em seus corpos.
Para que a criação da obra fosse o mais profunda e poética possível, o processo envolveu a leitura coletiva, pelo elenco e equipe técnica, da biografia mais completa e recente “Elis Regina – Nada será como antes”, de Júlio Maria. A atmosfera única e imersiva do espetáculo se intensifica com a trilha sonora de João Lucas, músico português especialista em criação musical para dança que isolou a voz de Elis e compôs uma faixa totalmente nova.
No sábado (23) a apresentação é acessível, com audiodescrição e tradução simultânea para libras. As cidades e os locais de apresentação escolhidos para receber a obra reforçam o compromisso do grupo com a democratização da arte e o diálogo com estudantes e novos públicos pelo país. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
FICHA TÉCNICA
Direção geral, pesquisa, concepção e coreografia – Diego Pizarro
Direção artística, preparação musical e rítmica – Victória Oliveira
Assistência de direção – Sabrina Cunha
Coordenadora administrativa, gestão e produção – Jaqueline Marques
Desenho de luz e coordenação técnica – Ana Quintas
Criação musical – João Lucas, incluindo releituras de canções interpretadas por Elis Regina, de composições de Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Roberto Carlos/Erasmo Carlos, João Bosco/Aldir Blanc, Edu Lobo/Vinicius de Moraes, Milton Nascimento/Ronaldo Bastos, Milton Nascimento/Fernando Brant e Dante Marchetti/Maurice de Féraudy/Armando Louzada
Cenografia e figurinos – Roustang Carrilho
Pessoas dançarinas: Camilla Nyarady, Cleani Calazans, Guilherme Victor, Isabel Oliveira, Romulo Santos
Assessoria de comunicação – Ona Murka
Assistência de produção – Dany Cristina
Designer gráfico – Ricardo Augusto Mendes dos Santos
Foto, vídeo e projeção – Tom Lima
SERVIÇO:
“Corpos Estelares e Falsos Brilhantes”
O quê: Espetáculo de dança contemporânea
Quando: 22 e 23 de agosto às 19h
Onde: Teatro Reynuncio Lima - UNESP (R. Jorn. Aloysio Biondi, 215, Barra Funda)
Quanto: Gratuito. Retirada de ingressos uma hora antes no local.
Acessibilidade: Tradução em libras e audiodescrição (sáb 23)
Comentários
Postar um comentário