IMS Paulista promove shows gratuitos com Adriana Moreira, Francineth Germano e Luana Bayô, para celebrar Elizeth Cardoso

 Em celebração aos 105 anos de nascimento de Elizeth Cardoso, IMS Paulista promove shows conduzidos pela cantora Adriana Moreira

 

As apresentações acontecem nos dias 15 e 16 de julho, às 20h, e contarão com a participação das cantoras convidadas Francineth Germano e Luana Bayô. O espetáculo terá como referência o disco Elizete sobe o morro, que completa 60 anos de lançamento.




 

Adriana Moreira. Foto: Joice Aguiar. Divulgação

 

Nos dias 15 e 16 de julho (terça e quarta-feira), às 20h, o IMS Paulista promove shows em celebração aos 105 anos de nascimento da cantora Elizeth Cardoso (1920-1990), também conhecida como “A Divina”. Intitulado Elizete sobe o morro, o espetáculo será realizado no cinema do centro cultural, com apresentação e direção da intérprete e pesquisadora Adriana Moreira, e contará com a participação das cantoras convidadas Francineth Germano e Luana Bayô.

 

Com entrada gratuita, o show faz referência ao disco Elizete sobe o morro, lançado em 1965 e que completa 60 anos. As 12 faixas do álbum apresentam a relação de Elizeth Cardoso com o samba, em um momento em que a cantora se destacava como intérprete de sambas-canção e pelo prestígio de seu disco Canção do amor demais, marco inaugural da bossa nova, lançado poucos anos antes. A obra, produzida por Hermínio Bello de Carvalho, conta com composições de Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Jair do Cavaquinho e Anescarzinho do Salgueiro.

 

No repertório estão as canções “Água do rio”, “Malvadeza durão”, “Rosa de ouro”, “Vou partir”, entre outras. Adriana Moreira trará ainda composições que dialogam com o conteúdo do disco sexagenário. De acordo com a cantora, “Elizeth Cardoso deixa uma história de interpretação, ancestralidade, presença e amor incondicional à música brasileira. Elizete sobe o morro é um disco imprescindível, é uma aula de sonoridade, de interpretação e repertório. O disco é a síntese da consagração de uma artista completa”.

 

Adriana Moreira desenvolve uma trajetória dedicada às múltiplas linguagens da música afro-brasileira. Em sua carreira solo, lançou os discos Direito de sambar (2004) e Cordão (2015), trabalho que lhe rendeu o Prêmio Catavento, da Rádio Cultura, na categoria Melhor Disco de Samba. No show, Adriana será acompanhada por duas outras gerações de cantoras que participam, como convidadas, da homenagem a Elizeth Cardoso: a compositora e pesquisadora Luana Bayô; e Francineth Germano, afilhada musical da própria Elizeth.

 

Poder fazer parte desse show ao lado de duas cantoras que tanto admiro − Francineth Germano, afilhada artística de Elizeth Cardoso, e Luana Bayô, que traz a contemporaneidade para esse palco e para essas canções − é como visitar o baú de memórias afetivas de tantas famílias, das nossas famílias”, afirma Adriana Moreira, sobre a ideia de realizar a apresentação com as cantoras convidadas.

 

Os shows também contarão com projeções de imagens de itens do acervo do IMS, incluindo retratos da cantora e fotografias de alguns músicos e compositores que estão no disco, como Nelson Cavaquinho, Cartola, Candeia, e Paulinho da Viola, além da capa do álbum que dá nome ao evento. Esses materiais integram o arquivo Elizeth Cardoso e a coleção José Ramos Tinhorão, do acervo de música do Instituto Moreira Salles.

 

Juliano Gentile, curador de música do IMS, também comenta a concepção do espetáculo: “O show contará com três gerações de cantoras interpretando as faixas do disco Elizete sobe o morro, que é um marco não só para a carreira da Elizeth, ao reafirmar sua relação com o samba, mas para a música brasileira de modo geral. A proposta é justamente abordar e recriar esse momento de ‘retorno às raízes’, como escreve na contracapa Hermínio Bello de Carvalho, que produziu o álbum a partir do espetáculo Rosa de ouro.” 

 

Elizeth Cardoso no acervo do IMS

 

Adquirido pelo Instituto Moreira Salles em outubro de 2003, o arquivo da cantora carioca Elizette Moreira Cardoso (Elizeth Cardoso) é formado por centenas de documentos, álbuns de fotografias e recortes, coleção de discos, pôsteres de seus shows, partituras com arranjos e orquestrações, objetos de uso pessoal e mais de uma centena de fitas gravadas, com destaque para os formatos cassete (91 itens) e VHS (12 itens). Entre as partituras, há arranjos e orquestrações de maestros, como Léo Peracchi e Lindolfo Gaya, produzidos para discos e espetáculos da artista. As fitas cassete trazem gravações de ensaios de que Elizeth participou, em especial com o violonista Baden Powell.

 

Bia Paes Leme, coordenadora do acervo de música do IMS, aponta que “Elizeth Cardoso interpretou com excelência quase todos os gêneros musicais brasileiros, mas é no samba que a sua musicalidade e seu prazer em cantar mais se revelam”.
 

Serviço:

Show Elizete sobe o morro, por Adriana Moreira

com Adriana Moreira (voz e direção artística), Emerson Bernardes (cavaco), Felipe Gianei (baixo e direção musical), Pedro Moreira (trombone e direção musical), Raphael Moreira (percussão e voz), Xeina Barros (percussão e voz) e as cantoras convidadas: Francineth Germano e Luana Bayô.

 

15 e 16 de julho (terça e quarta-feira), às 20h

Cinema | IMS Paulista

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de uma senha por pessoa .

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Classificação livre.

 

Repertório da apresentação

“Vou partir” - Nelson Cavaquinho/Jair do Cavaquinho

“Malvadeza Durão” - Zé Keti

“Folhas no ar” - Elton Medeiros/Hermínio Bello de Carvalho

“Rosa de ouro” - Elton Medeiros/Paulinho da Viola/Hermínio Bello de Carvalho

“A flor e o espinho” - Nelson Cavaquinho/Alcides Caminha/Guilherme de Brito

“Minhas madrugadas” - Paulinho da Viola/Candeia

“Água do rio (Só resta saudade)” - Noel Rosa de Oliveira/Anescarzinho do Salgueiro

“Sim” - Cartola/Osvaldo Martins

“Meu viver” - Elton Medeiros/Jair do Cavaquinho/Kleber Santos

“Ele deixou” - Nelson Sargento/Jair do Cavaquinho

“Luz negra” - Nelson Cavaquinho/Amâncio Cardoso

“Barracão de zinco” - Luiz Antonio/Oldemar Magalhães

“Cuidado vovó” - Nilton Campolino/Tio Hélio

 

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424. São Paulo

Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h.

 

Comentários