Evento Sinergia Marginal Convida promove diversas apresentações gratuitas no CEU São Miguel

 

Evento Sinergia Marginal Convida promove diversas apresentações gratuitas no CEU São Miguel


A programação reúne dança contemporânea, teatro físico, música ao vivo e expressões da cultura popular, celebrando vozes periféricas e histórias de resistência.





Sinergia Marginal apresenta “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou” no CEU São Miguel


No dia 29 de julho de 2025 (terça-feira), a partir de 11h, com entrada gratuita, o coletivo Sinergia Marginal (@sinergiamarginal), promove um encontro artístico gratuito no CEU São Miguel, localizado na Zona Leste de São Paulo. A programação reúne dança contemporânea, teatro físico, música ao vivo e expressões da cultura popular, celebrando vozes periféricas e histórias de resistência.


Formado pelos artistas Emersu e Mafê, o coletivo Sinergia Marginal atua com múltiplas linguagens artísticas e propõe com o evento Sinergia Marginal Convida uma ocupação sensível e potente do espaço público, reunindo diferentes grupos e propostas cênicas que dialogam com o corpo, a cidade e a ancestralidade.


A abertura do evento acontece às 11h com o espetáculo “Metro Quadrado”, do grupo Nosso Acervo, uma criação bem-humorada que une dança contemporânea e teatro físico. Com trilha sonora original, propõe uma reflexão profunda sobre o ego, os relacionamentos humanos e a dificuldade de escuta no mundo atual. A performance questiona: “Tô aqui pra quem?”, abrindo espaço para discussões sobre individualismo e a busca por pertencimento.


Às 14h, é a vez da Cia Becos e Batuques apresentar “Concerto na Encruzilhada”, uma performance musical inusitada. Em cena, dois multi artistas dialogam com o público por meio de números cheios de encantaria e virtuosismo, misturando malabarismo com chapéus e congas, violino e monociclo, dança e poesia. O espetáculo é uma celebração da arte popular, das heranças afro-brasileiras e da criatividade periférica.


Encerrando a programação, às 15h, o coletivo anfitrião Sinergia Marginal apresenta “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou”, espetáculo de dança e multilinguagem que retrata a migração nordestina para a capital paulista. Misturando música, corpo, voz e contação de histórias, o espetáculo aborda a importância do povo nordestino na construção cultural e estrutural de São Paulo. A partir de uma vivência periférica, o espetáculo revisita memórias, questiona o apagamento histórico e celebra a ancestralidade como força criadora e transformadora.


A apresentação do Sinergia Marginal faz parte do projeto “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou”contemplado pelo Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


Serviço:  Evento Sinergia Marginal Convida

Com Sinergia Marginal e grupos convidados - Grátis. Classificação Livre. 

Quando: 29 de julho de 2025 (terça-feira) - Horário: 11h - Onde: CEU São Miguel R. José Ferreira Crespo, 475 - Jardim São Vicente, Zona Leste de São Paulo - SP. No Foyer em frente ao teatro. 

Capacidade: 200 lugares. Acessibilidade: Não. Estacionamento: Não. 

Programação: 

11h – Grupo Nosso Acervo -  Espetáculo: “Metro Quadrado” - Duração: 40 minutos. 

14h – Cia Becos e Batuques -  Espetáculo: “Concerto na Encruzilhada” - Duração: 40 minutos

15h – Sinergia Marginal -  Espetáculo: “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou” - Duração: 40 minutos


Comentários