ESTREIA | Sinfonia Capital - em tempos de segunda mão | Cia. LCT e o quarteto à Deriva | Cine Dom José | De 31/07 a 31/08

 Cia. Les Commediens Tropicales + Quarteto à Deriva | teatro | música


Cine Dom José, no centro, é palco para “Sinfonia Capital - em tempos de segunda mão”; obra é inspirada no livro “O Fim do Homem Soviético


O Cine Dom José é um cinema com exibições de conteúdo adulto, ativo, localizado no centro de São Paulo e abriga há 15 anos a Cia. Les Commediens Tropicales

 



Cena do espetáculo - Foto de Cia. LCT


Celebrando 20 anos de atuação na cidade de São Paulo, o grupo teatral Cia. LCT e o quarteto à Deriva estreiam o espetáculo “Sinfonia Capital - em tempos de segunda mão”. A temporada acontece no Cine Dom José, entre os dias 31 de julho e 31 de agosto, com sessões de quinta a domingo, às 20h, totalizando 20 apresentações. O ponto de encontro com o público é na Galeria Olido (R. Dom José de Barros, 312 - República).

 

A peça é livremente inspirada no livro “O Fim do Homem Soviético” (2013), da escritora bielorrussa, vencedora do Nobel de Literatura de 2015, Svetlana Alexijévich. A dramaturgia foi construída por Carlos Canhameiro, que está em cena ao lado de Beto Sporleder, Daniel Gonzalez, Daniel Muller, Guilherme Marques, Michele Navarro, Paula Mirhan, Rodrigo Bianchini Rui Barossi.

 

Para explorar os escombros afetivos e ideológicos do pós-socialismo, a montagem recria, dentro do cinema, uma típica cozinha soviética, transformando o espaço íntimo em um território também político, onde vozes, memórias e fantasmas dividem o pão com o presente. O cenário é assinado por José Valdir Albuquerque e aposta na cor vermelha, inspirado na obra Desvio para o Vermelho, de Cildo Meireles. Ao longo do espetáculo, o grupo prepara conservas de tomate ao vivo, em referência à tradição russa; ao final, os potes podem ser adquiridos pelo público.

 

Em funcionamento desde 1976, o Cine Dom José é um conhecido cinema adulto. “Estamos hospedados no Cine Dom José desde 2009, e realizar uma peça dentro da sala de cinema é um sonho antigo. Acredito que, para o público, será um encontro inusitado entre linguagens artísticas distintas — arquitetura, teatro, música, cinema — além de gerações e histórias quase esquecidas”, comenta Canhameiro.

 

Sobre a encenação

A narrativa do espetáculo se organiza como uma sinfonia em quatro movimentos — ideia que, inclusive, inspirou o título da obra. Nesse contexto, a música não serve apenas como trilha, mas conduz a encenação. “Uma sinfonia costuma ser composta por quatro movimentos. Seguimos essa estrutura para criar a peça, variando os temas presentes no livro de Svetlana. Há um prólogo, seguido por movimentos que exploram a cozinha política — espaço de conspiração e reflexão soviética —, o amor, a cultura e, por fim, um réquiem”, explica o dramaturgo.

 

A Cia. LCT e o quarteto À Deriva mantêm uma parceria criativa há 13 anos, e em Sinfonia Capital é a música que estrutura a dramaturgia da peça. A montagem explora as características estéticas do quarteto — com ênfase na improvisação sonora — em diálogo com a voz da cantora Paula Mirhan, combinando canções experimentais e atmosferas que transitam entre o épico e o intimista. Neste contexto, o cinema se transforma também em palco para um concerto musical.

 

Definida como uma ficção documental, “Sinfonia Capital” investiga o que resta após o colapso do mundo soviético e de um modo de vida - e o que ainda resiste a desaparecer. A cada movimento da sinfonia, tensionam-se as fronteiras entre política, intimidade e arte.

 

Com esse mosaico de vozes, a Cia. LCT e o quarteto À Deriva reforçam a ideia de que a memória coletiva se constrói, sobretudo, a partir das experiências individuais e dos relatos de pessoas comuns — mais do que pelos grandes acontecimentos históricos. “Svetlana desenvolve em seus livros um trabalho minucioso de escuta e reconstrução da memória e do passado. Como seria inviável levar todos os depoimentos do livro O fim do homem soviético para o palco, buscamos compreender o método da autora e criar nossa própria experiência cênica, partindo da ideia de que o fim, na verdade, é uma ilusão”, explica Canhameiro.

 

O trabalho conta com interlocuções cênicas de Maria Thaís, Jé Oliveira e Janaina Leite. O projeto foi contemplado pela 43ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

 

Atividade paralela - Cine Conserto
A Cia. LCT também se destaca por suas produções audiovisuais em parceria com a Brutaflor Filmes. Como parte das comemorações de seus 20 anos, a companhia exibirá gratuitamente quatro obras cinematográficas na sala de cinema do Cine Dom José.

 

As exibições contarão com trilha sonora ao vivo do quarteto À Deriva e intervenções cênicas dos atores e atrizes da companhia. As obras escolhidas são o documentário Medusa in Conserto e as videoartes Música para Poltronas Vazias, in.verter à deriva e omuroreverorumo. Cada título terá três sessões, sempre às segundas, terças e quartas-feiras, às 20h, ao longo do mês de agosto. O ponto de encontro com o público será na Galeria Olido. Entrada gratuita.

 

Sinopse
Sinfonia Capital – em tempos de segunda mão é a nova criação da Cia. LCT com o quarteto À Deriva, celebrando 20 anos de trajetória conjunta. Livremente inspirada em O fim do homem soviético, de Svetlana Aleksiévitch, a peça ocupa o Cine Dom José, transformado em cozinha soviética, e propõe uma sinfonia em quatro movimentos onde música e memória constroem a cena. Entre ruínas afetivas e ecos históricos, a peça é uma elegia documental sobre o que resiste a desaparecer em tempos de vidas de segunda mão.

Ficha Técnica
Encenação: Cia. LCT & quarteto À Deriva

dramaturgia: Carlos Canhameiro a partir do livro O fim do homem soviético, de Svetlana Aleksiévitch

Elenco: Beto Sporleder, Carlos Canhameiro, Daniel Gonzalez, Daniel Muller, Guilherme Marques, Michele Navarro, Paula Mirhan, Rodrigo Bianchini e Rui Barossi

Criação musical e música ao vivo: quarteto À Deriva e Paula Mirhan

Iluminação: Daniel Gonzalez

Cenário: José Valdir Albuquerque

Figurinos: Anuro e Cacau Francisco
Interlocução cênica: Janaina leite, Jé Oliveira e Maria Thaís

Pensamento Corporal: Andreia Yonashiro

Preparação vocal e canto: Yantó

Videocenografia: Vic von Poser

Técnico de som: Pedro Canales

Técnico de luz: Cauê Gouveia

Produção: Mariana Pessoa

Assistência de produção: Leonardo Inocêncio

Estagiária: Beatriz Guelfi

Estudos teóricos: Elena Vassina, Jean Tible, Marcela Morgana e Mario Ramos Francisco

Apoio: FJ Cines


Este projeto foi contemplado pela 43ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura

 

Serviço
Sinfonia Capital - em tempos de segunda mão

Data: 31 de julho a 31 de agosto, de quinta a domingo, às 20h
Local: Cine Dom José - ponto de encontro: Galeria Olido (entrada lateral)

Endereço: Rua Dom José de Barros, 312 - República, São Paulo - SP

Atenção - Ingressos reservados SOMENTE pela Sympla. Não há bilheteria física no local e não poderá entrar após o início do espetáculo. A meia-entrada é R$20; a inteira R$40

Duração: 90 minutos

Classificação: 14 anos

Capacidade: 50 lugares

Acessibilidade: o espaço não conta com infraestrutura acessível para pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Comentários