Em celebração a 30 anos de história, OCAM faz homenagem à obra de Tom Zé
Durante a Série Eventos Especiais - OCAM 30 anos, a orquestra tem exaltado grandes nomes da música de concerto e popular brasileiras
|
São Paulo, julho de 2025 – No mês de julho, celebrando três décadas de história, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) apresenta o segundo espetáculo da Série Eventos Especiais - OCAM 30 anos. Em homenagem a Tom Zé, a orquestra recebe a cantora Lívia Nestrovski para exaltar a obra do artista baiano adaptada para música de concerto.
Sob regência do maestro e diretor da OCAM, Ricardo Bologna, a apresentação acontece no dia 12 de julho, às 19h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, instalado na Universidade de São Paulo. O programa começa com a obra Suite para Lilian, composição do saxofonista Roberto Sion dedicada à baterista Lilian Carmona. A obra reúne três músicas em uma versão orquestral inédita escrita especialmente para a Ocam: Baião de nóis, Rua Altino Arantes e Samba (dá) Alegria.
A orquestra também apresentará a Rapsódia Baiana de Lindembergue Cardoso, compositor que foi, ao lado de Tom Zé, membro do Grupo de Compositores da Bahia. A obra possui elementos da “baianidade” em uma escrita orquestral que utiliza técnicas da música contemporânea.
O concerto segue com arranjos inéditos de músicas do grande homenageado da noite, Tom Zé. Com mais de 60 anos de carreira, o artista foi um dos principais integrantes do Movimento Tropicalista e desde seu álbum de estreia, Grande Liquidação (1968), demonstrou habilidade única de brincar com a linguagem. E para interpretar sua obra, a OCAM recebe Lívia Nestrovski, cantora com cinco álbuns lançados e vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2019 na categoria Cantora e, em 2021, com Fred Ferreira, na categoria Videoclip. O show contará com participações especiais de Fred Ferreira (guitarra e viola caipira), Vinícius Barros (percussão) e Leandro Lui (bateria).
As músicas, selecionadas especialmente para o espetáculo, são de diversas fases da carreira de Tom Zé, e receberam arranjos orquestrais inéditos de Luca Raele, Rodrigo Morte e Paulo Aragão.
“Celebrar os 30 anos da OCAM com um espetáculo em homenagem a Tom Zé, ao lado da voz de Lívia Nestrovski, é uma oportunidade extraordinária. É também uma forma de reconhecer a ousadia, a inovação e a riqueza da música brasileira”, afirma o maestro Ricardo Bologna.
O evento terá a parceria da Incubadora USP de Cooperativas Populares, com a participação da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã, um coletivo que, desde 2017, promove a visibilidade e o protagonismo de mulheres em um evento mensal de comercialização, com foco na economia solidária feminista, autogestão, agroecologia e promoção cultural, e do Ponto de Economia Solidária, um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade de São Paulo, que busca construir, em uma perspectiva intersetorial e intersecretarial, alternativas de geração de renda para usuários da rede de saúde mental. A Edusp, editora da Universidade de São Paulo, também estará presente.
O mesmo concerto será reapresentado no dia 13 de julho, às 12h, no Parque Capivari, como parte da programação do 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão.
SERVIÇO
Homenagem a Tom Zé
Regência:Ricardo Bologna
Canto: Lívia Nestrovski
Obras de:
Roberto Sion - Suite para Lilian
Lindembergue Cardoso - Rapsódia Baiana, op.85
• Cego com cego e Xique-xique (Tom Zé / Zé Miguel Wisnik) (arr. Luca Raele)
• Gênesis Guarani (Tom Zé) (arr. Rodrigo Morte)
• Senhor Cidadão (Tom Zé) (arr. Luca Raele)
• Menina Jesus (Tom Zé) (arr. Paulo Aragão)
• Menina, amanhã de manhã (Tom Zé / Perna Fróes) (arr. Luca Raele)
• Língua Brasileira (Tom Zé) (arr. Rodrigo Morte)
• Tô (Tom Zé / Elton Medeiros) (arr. Paulo Aragão)
• Jimmy, Renda-se (Tom Zé / Valdez) (arr. Rodrigo Morte)
Série Eventos Especiais - OCAM 30 anos
Data: 12 de julho, sábado
Horário: 19h00
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri - Rua do Anfiteatro, 109, Butantã, SP
Entrada gratuita/solidária
Reserva de ingressos através do link
(Doação de um quilo de de alimento não perecível e/ ou agasalhos e cobertores para as comunidades do Butantã)
Capacidade: 436 lugares.
OCAM no 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão
Data: 13 de julho, sábado
Horário: 12h00
Local: Parque Capivari – Campos do Jordão (SP)
Sobre a OCAM
A Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, celebra 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil. Fundada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a direção do maestro Gil Jardim, de 2001 a 2023 e, desde 2024, do maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório. Ao longo dessas três décadas, a OCAM já formou mais de 800 alunos bolsistas, contou com a participação de cerca de 1 mil convidados, entre maestros e solistas, e promoveu cerca de 300 masterclasses abertas à comunidade. Com aproximadamente 2 mil concertos realizados, a orquestra tem desempenhado um papel essencial na vida cultural da USP e na promoção da música no Brasil. Seu trabalho vai além da arte musical, trazendo à tona questões sociais, promovendo a inclusão e gerando reflexões sobre a música e sua função social. Desde 2021, após a pandemia, a orquestra já arrecadou nove toneladas de alimentos para comunidades em situação de insegurança alimentar.
Comentários
Postar um comentário