Documentário narra a história de reassentamento de Famílias em Cubatão
O documentário VARANDAS conta a história de reassentamento de sete famílias que viviam na comunidade Varandas, localizada em Cubatão/SP. A vila nasceupara abrigar os trabalhadores da ferrovia e suas famílias no início do século XX. Setenta casas, todas iguais, com varandas na frente, por isso o lugar ficou conhecido com esse nome.
Dirigido por Leonardo Brant,o documentário reúnedepoimentos de quem acompanhou o processo, numa relação que começa com a remoção dos moradores e termina com a aquisição de novas casas para as 7 famílias que viviam ali.
No dia 17 de julho,às 19h, no Cine Roxy 2 Cubatão,essa história será compartilhada com o público. A entrada no cinema é gratuita. A memória da comunidade Varandas eternizada na tela é um marco histórico para a região.
Direito à moradia A temática do direito à moradia sustenta o documentário. Anézia Marques Batista e Aline Miguel da Silva, moradoras da comunidade, relembram fragmentos dos bons tempos de uma vila atualmente precária e sem condições básicasde moradia. Seus relatos trazem à tona a força e a luta de quem viveu uma vida à margem da ferrovia, com enchentes, animais peçonhentos, risco de acidentes e proximidade de indústrias.
Segundo a Fundação João Pinheiro, o Brasil registrou em 2022 cerca de 6 milhões de déficits de domicílios. “O déficit habitacional é um conceito que dá sustentação aos indicadores que buscam estimar a necessidade de substituição ou mesmo construção de habitações devido à grande precariedade de determinadas habitações (domicílios improvisados, rústicos), ao ônus excessivo com aluguel e à existência de coabitação (famílias habitando cômodose unidades domésticas conviventes). Em últimaanálise, esses indicadores têm o papel de dimensionar a quantidade de habitações que são incapazes de atender o direito de acesso, por parte de segmentos da população brasileira, a uma habitação minimamente adequada.”, explica a Fundação. O número representa 8,3% do total de habitações ocupadas no país.
O debatepúblico sobre o direito à moradia é urgente. A proposta do filme é dar ferramentas para iniciar a conversa sobre o tema, em diferentes esferas.
Conteúdo expandido e acesso gratuito
Juntamente com o documentário, será disponibilizado conteúdoscomplementares gratuítos que servem para expandir o debate sobre o tema. O objetivo do filme é chegar, sobretudo, em escolas e comunidades. E esse material dá apoio para que educadores e líderes comunitários possam trabalhar o tema, a partir de material didático e propostas de atividades.
Após a fase de pré-lançamentos, o filme ficará disponível de forma gratuita na plataforma Link. Nessa é possível solicitar exibições educativas e comunitárias do VARANDAS e de diversosdocumentários, podendo levar temas relevantes para seu meio a partir da linguagem audiovisual e material complementar.
SERVIÇO Documentário VARANDAS Direção LeonardoBrant
Exibição abertae gratuita no Cine Roxy 2 Cubatão 17 de julho de 2025 19h Cine Roxy 2 - Av. 9 de Abril,s/n - Parque Anilinas - Cubatão
Personagens Anézia MarquesBatista Aline Miguel da Silva Antonio Pádua Wilson Amorim
Uma produçãoda Deusdará Filmescom patrocínio da MRS Logística pela Lei Rouanet.
Ficha técnica Produzido por Graziela Mantoanelli e Leonardo Brant Direção: Leonardo Brant Fotografiae montagem: Ricardo Martensen Assistência de direção: Fernanda Rosário Produção executiva: AnaCastro, Graziela Mantoanelli e Leonardo Brant Direção de produção: Leticia Filardie Rick Nagash Argumento:Gustavo Rocha e Leonardo Brant Pesquisa: Ana Castro, FernandaRosário, Gustavo Rocha e Sérgio Rizzo Roteiro: Leonardo Brant e RicardoMartensen
Produção: Deusdará Filmes Distribuição: Doc Station Patrocínio: MRS Logística S.A. Realização:Ministério da Cultura Lei Rouanet| Incentivo a Projetos Culturais
Leonardo Brant Documentarista brasileiro que transforma questões complexas em narrativas inspiradoras. Seus filmes, como DESCARTE e COMIDA PARA QUEM PRECISA, abordam temas urgentes da sociedade atual.Além de diretor,é produtor e empreendedor criativo, utilizando o documentário para promover a transformação social.
Deusdará Filmes Produtora audiovisual especializada em documentários, a Deusdará cria conteúdos transformadores para todas as plataformas. Realiza filmes, séries e programas de TV próprios e em parceria com agentes da indústria criativa,organizações sociais e empresas. Comunica a partir de narrativas inclusivas, compromisso ético com a justiça social e a diversidade.
MRS Logística S.A A MRS é uma operadora logísticaque administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje,a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasilexporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS. |
Comentários
Postar um comentário