DANÇA | Focus Cia de Dança estreia 'Entre a pele e a alma' em curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso | de 31/07 a 03/08

 Ministério da Cultura e Petrobras

apresentam

 

Circulação Petrobras Focus 25 anos em
 

Entre a pele e a alma
Direção artística e coreografia de Alex Neoral

Comemorando 25 anos, Focus Cia de Dança apresenta no Teatro Sérgio Cardoso, de 31 de julho a 3 de agosto

Entre a pele e a alma © Renato Mangolin_ALTA 156 (1)

A Focus Cia de Dança, sob a direção artística do renomado coreógrafo Alex Neoral, desembarca em São Paulo com sua mais recente coreografia “Entre a Pele e a Alma” que integra a programação da Circulação Petrobras Focus 25 anos. De 31 de julho a 03 de agosto, o espetáculo será apresentado no Teatro Sérgio Cardoso. Superprodução, “Entre a pele e a alma” toma como referência o secular tríptico “Jardim das delícias terrenas”, de Hieronymus Bosch, acervo do Museu do Prado, em Madri, para entregar à plateia uma epifania através da voz de Ney Matogrosso. Especialmente em São Paulo, a montagem será em dois atos. A Petrobras é patrocinadora exclusiva da Focus Cia de Dança, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A estreia, registre-se, será na véspera do aniversário de 84 anos de Ney Matogrosso, motivo a mais para comemorar com o público.

“Entre a pele e a alma” insere uma estreia nos mais de 50 anos de trabalho de Ney. É a primeira vez que o artista interpreta músicas para dança contemporânea. Cada composição, exclusivamente criada para o espetáculo, reúne letras e arranjos dos músicos Sacha Amback e Paula Raia, que tem um timbre muito próximo ao de Ney e faz participação especial na trilha. Vale destacar que Ney Matogrosso acaba de lançar o EP “Pássaro Branco”, com músicas originais do espetáculo no Spotify. “Entre a pele e a alma” chega a São Paulo no âmbito de 25 anos de trabalho da Focus Cia de Dança.

“Chegar à São Paulo com esse espetáculo é uma honra e um dever. Nossa estreia nacional foi em junho de 2024 no Theatro Municipal do Rio. O tempo só nos faz bem. E posso provar. ‘Entre a pele e a alma’ oferece o nosso melhor à exigente plateia paulista. Há três bailarinos que são de São Paulo no elenco de dez artistas em cena. Hoje, 30% da Focus é paulista. Temos uma responsabilidade gigante”, afirma, com bom humor, Alex Neoral, cidadão do mundo que fundou a Focus Cia de Dança com a gestora Tati Garcias, ex-bailarina e amiga há 30 anos do artista. Tati também vive atualmente em São Paulo.

Tudo ao mesmo tempo agora

Elétrico, em permanente estado de criação, Neoral desenvolve novo espetáculo para estrear em março de 2026, no Theatro Municipal do Rio. “A Focus foi fundada em novembro de 2000. Estamos viajando por todo o Brasil com nosso repertório, o que também me enche de referências para ‘Bodas de Prata’, o próximo trabalho", destaca o diretor. Dentro e fora do Brasil, a Focus Cia de Dança já esteve em mais de 100 cidades brasileiras com seu repertório e países como Espanha, Itália, França, Alemanha, para citar alguns.

Nos bastidores, tudo se orquestra para que “Entre a pele e a alma” vá ao encontro da plateia em sintonia perfeita. O cenário monumental é habitado pela coreografia que exige trocas de figurinos, criados por João Pimenta, num timing preciso, traz visagismo elaborado e acontece sob uma luz feérica O rigor estético envolve na ficha técnica artistas consagrados como a cenógrafa Natalia Lana, o visagista Fernando Torquatto, o light designer Anderson Ratto e os já citados músicos Sacha Amback e Paula Raia.

Roteiro

O roteiro é marcado por dilemas ancestrais, sobretudo o direito ao prazer, desde a origem da humanidade. As três partes do tríptico “O Jardim das Delícias Terrenas” somam 2,20 x 3,89. Fechadas as abas laterais, a parte central simboliza o Terceiro Dia da Criação do Mundo por Deus. Completo, o tríptico mostra no quadro central o jardim, repleto de hedonismo e, na sequência, a condenação ao fogo eterno. Tal como na pintura de Bosch, “Entre a pele e a alma” evoca os sete pecados capitais. “Para nós, Deus surge nos trejeitos e até figurinos inspirados em Ney Matogrosso. Ele é o nosso Deus por tudo o que simboliza”, explica o coreógrafo e diretor.

Ao longo de 75 minutos, há aspectos do Carnaval, a festa pagã da alegria, números de solo e aéreos em que os bailarinos performam, às vezes, com nudez parcial, construindo diante do público narrativas incomuns. “É lindo admirar o corpo íntegro e pleno dos bailarinos ao longo da coreografia, ora sem figurinos, porque é parte da natureza do que nós somos e de extrema beleza”, declara Ney Matogrosso.

O cenário também funciona como uma grande instalação cênica. “São três grandes mudanças durante o espetáculo. A principal, vai se montando em cena aberta, com 1.540 metros de malha trabalhadas e 300 nós em diferentes alturas, estudadas em 3D”, revela a premiada cenógrafa Natalia Lana.

O espetáculo é dançado com Afonso Gondim, Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cosme Gregory, Felipe Silva, Jeison Lopes, Paloma Tauffer, Yasmin Almeida, Yasmin Matos e Wesley Tavares.

Bodas de parceria

Cidadão do mundo, Alex Neoral já perdeu as contas dos carimbos no passaporte. Esse ano esteve em Stuttgart – aliás, onde a Focus Cia de Dança apresentou seu primeiro trabalho internacionalmente –, Áustria e Suíça. “As férias me abrem novas possibilidades de criação entre o Carnaval e as estreias da Focus. Agora, paralelamente às viagens, há também os preparativos para a comissão de frente da Unidos de Vila Isabel. O enredo será vida e obra do pintor Heitor dos Prazeres. Vivo em estado de arte o ano todo, há 30 anos”, brinca.

Pouco comum no meio artístico do Brasil, os 25 anos de vida da Focus Cia de Dança escrevem um capítulo na dança nacional. Vinte e cinco anos de vidas: de gente que lota as plateias dentro e fora do Brasil, mas também bailarinos, diretores de arte, cenógrafos, iluminadores, figurinistas, regidos pelo diretor Alex Neoral e pela gestora Tati Garcias, fundadores da premiada companhia.

Gestora da Focus Cia de Dança, Tati Garcias passou 2024 de olho nesse 2025. Bodas de prata são bodas de prata. “Nossa principal meta é incluir e ampliar o público em nossas turnês. Por isso, a programação prevê ingressos acessíveis além da entrada franca em parte das nossas apresentações por todo o Brasil. Esse ano já dançamos em Vitória, ES, e itineramos por quatro cidades de Minas Gerais, além de cidades em nosso estado, Rio de Janeiro. É sempre importante lembrar que toda a estrutura que permite nossas viagens pelo Brasil e pelo mundo, além da contratação dos bailarinos, ter uma sede no Centro do Rio, enfim, movimentar toda essa engrenagem, é resultado da parceria com a Petrobras”, destaca Tati.

Com 26 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá.

SERVIÇO

Circulação Petrobras Focus 25 anos

Entre a Pele e a Alma – Focus Cia de Dança

Direção artística e Coreografia: Alex Neoral

Classificação: 14 anos

Duração: 75 minutos / com intervalo

Local: Teatro Sérgio Cardoso quinta a sábado 20h domingo às 19h Rua Rui Barbosa 153 – São Paulo

Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 153. São Paulo - SP

Ingressos: A partir de R$ 20 https://bileto.sympla.com.br/event/107656/d/324471

 

Colaboradores da Petrobras tem desconto de 50% na compra de até 2 ingressos mediante a apresentação da carteirinha

 




Comentários