Confraria do Fraga, de Belém do Pará, é eleito o melhor buteco do país Final nacional do concurso Comida di Buteco aconteceu nesta noite de terça (1) e contou com os 27 vencedores de cada região Foto: Dreison Medeiros
Nesta terça, dia 1º, o clima de festa tomou conta do Solar Fábio Prado, em São Paulo, para celebrar a final nacional da edição de 2025 do Comida di Buteco. O grande vencedor da noite, Confraria do Fraga, de Belém do Pará, foi eleito o melhor buteco do país; seguido por Boteco do Durante (Campinas) e Nunes Bar (Vale do Aço) que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Todos os 27 concorrentes se reuniram no evento, que contou com um público de mais de 300 pessoas e com o cardápio que contemplava os petiscos campeões regionais, com culinária marcante com características de todas as partes do Brasil. Mais de mil botecos, divididos em 27 circuitos, participaram do concurso de norte a sul do país. Na primeira fase, cada região elegeu um vencedor local, que, em seguida, passou a concorrer ao título de melhor boteco do país. Após a definição dos campeões regionais, cada um dos bares eleitos recebeu três jurados – um local e dois de outras cidades –, que avaliaram os requisitos do concurso. São eles: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias levam 10% cada uma. Como diz Eudes Fraga, dono da Confraria: “muitas pessoas acham que ganha o melhor petisco. Mas não, é o melhor boteco em petisco, atendimento, temperatura da cerveja e higiene. Atualmente, a gente é tricampeão do concurso regional, foi vice-campeão nacional em 2018, terceiro lugar nacional em 2022, e, agora, campeão brasileiro. Não é fácil chegar até aqui, mas conseguimos”. Natural do Ceará, seu prato é uma homenagem à comida dos cangaceiros do sertão. A conquista da Confraria do Fraga vem em um ano emblemático para Belém. A capital paraense se prepara para receber a atenção do mundo com a realização da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em novembro. A vitória do bar paraense não apenas celebra a riqueza gastronômica da região Norte, como também reforça o momento de projeção internacional que Belém vive. A cidade, que será palco de discussões globais sobre o futuro do planeta, também mostra sua força cultural e criativa. Confira a lista com todos os premiados da noite: Campeão - Confraria do Fraga (Belém) Segundo lugar - Boteco do Durante (Campinas) Terceiro lugar - Nunes Bar (Vale do Aço) História e dinâmica do Concurso O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz. É um concurso e não um festival!
Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: na primeira fase, público e jurados visitaram os estabelecimentos para eleger o melhor buteco de cada circuito, com o voto do público valendo 50% do peso total e dos jurados 50%. Depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visitou e avaliou os campeões para que fosse eleito o MELHOR BUTECO DO BRASIL. A cada edição, 20% da base de butecos participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada. Mais que um concurso, uma chave de impacto socioeconômico! O Comida di Buteco tem e pratica a missão - “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”.
Milhares de butecos e suas famílias têm sido impactadas ao longo destes 25 anos, gerando resultados e escala muito relevantes:
E em 2024, atingimos resultados recordes:
|
Comentários
Postar um comentário