Após sucesso no Rio de Janeiro, Formar Cultura - Laboratório
de Produção Cultural inicia nova etapa em Itaguaí,
a partir do dia 8 de julho
Projeto visa desenvolver produtores e potencializar a cultural local
Apresentado pelo Instituto Cultural Vale e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, o Formar Cultura - Laboratório de Produção Cultural inicia em julho, em Itaguaí, nova etapa após grande sucesso na edição do projeto no Rio de Janeiro, entre final de 2024 e início de 2025. O Formar Cultura tem como objetivo o desenvolvimento de produtores para elaboração, enquadramento e realização de seus projetos artísticos e culturais, por meio de Editais de Cultura e das leis de incentivo. Só no Rio foram mais de 1000 inscrições e 260 participantes. A etapa Itaguaí conta com 50 vagas e começa no dia 8 de julho. Serão dois meses de aulas híbridas, presenciais e on-line, mentorias e aulas-espetáculos.
”O Formar Cultura já nasceu com recorde absoluto de inscrições no Rio e tenho certeza que em Itaguaí também será sucesso", vibra Eduardo Barata, idealizador e coordenador geral do projeto.
O corpo docente é encabeçado por Barata — presidente da Associação dos Produtores de Teatro (APTR) e diretor geral da Barata Produções, que atua no mercado cultural há mais de 35 anos e acumula mais de 50 peças produzidas. E composto por competentes profissionais das artes: Elaine Moreira (que também assina a coordenação de produção cultural do projeto), Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais (FGV) e diretora de produção da Barata Comunicação, da Cia Atores de Laura e da CultConsult; Marcelo das Histórias (que também assume a coordenação pedagógica do projeto), gestor cultural, contador de histórias e fundador do Pontão Areté - Escola de Políticas Culturais e do Instituto Latino-Americano de Promoção da Cultura Viva; Mariana Sobreira, produtora de mais de 70 projetos de música, audiovisual, artes visuais e teatro, entre eles os premiados espetáculos “A Hora da Estrela”, “Jacksons do Pandeiro” e “Elza”; e Felipe Valle, diretor da Fomenta Soluções Culturais, é produtor, gestor e consultor cultural com MBA em Gerenciamento de Projetos.
O curso, totalmente gratuito, aborda as múltiplas expressões culturais sobre temas diversos, a fim de qualificar a formação de produtores, fomentando uma produção cultural criativa e gerando um impacto positivo e transformador das realidades locais. O Formar Cultura busca a diversidade geracional, de gênero, étnico-racial e econômica. Busca pessoas comprometidas e apaixonadas pela arte e pela cultura, que desejam transformar as suas ideias em projetos culturais.
A etapa Itaguaí tem duração de dois meses - julho e agosto – e contará com os seguintes módulos:
Módulo 1 – Panorama da produção cultural para aprimoramento de ideias
Módulo 2 – Primeira parte do roteiro para elaboração de projetos culturais
Módulo 3 – Segunda parte do roteiro para elaboração de projetos culturais
Módulo 4 – Terceira parte do roteiro para elaboração de projetos culturais
Módulo 5 – Estudo de casos de editais culturais
Módulo 6 – Apresentação e análise dos projetos dos participantes
Módulo 7 – Lei Rouanet em foco – Fundamentos e aplicações práticas
Módulo 8 – Apresentação final dos projetos e devolutivas presenciais
Mentorias e aulas extras – datas a definir
Aulas-espetáculo – datas a definir
Corpo docente:
Eduardo Barata - Coordenador Geral
Produtor artístico e jornalista. Membro da Academia Brasileira de Cultura, patrono da cadeira número 6/ Dercy Gonçalves. Presidente da Associação dos Produtores de Teatro (APTR), diretor da Barata Produções. Atua no mercado de produção teatral e comunicação cultural há mais de 30 anos. Acumula mais de 50 peças produzidas e algo em torno de 1.000 espetáculos assessorados para a imprensa. Dentre os mais recentes trabalhos com foco em produção teatral, podem-se destacar: “Djavanear” (2023), “O Admirável Sertão De Zé Ramalho” (2023/2024), “Noel Rosa: Coisa Nossa” (2023), “Glauce” (2023/2024), “Sra. Klein” (2023), “A Vida Não É Justa” (2022), “O Marido Do Daniel” (2019/2020), “Minha Vida Daria Um Bolero” (2018/2019), “Os Vilões De Shakespeare” (2017/2018), “Fulaninha E Dona Coisa) (2017/2018), “Estúpido Cupido” (2015/2016).
Nos últimos 4 anos, realizou assessoria de imprensa dos espetáculos: 2021 - “Vamos Aguardar Só Mais Essa Aurora” e “A Valsa De Lili e a Importância Da Vacina”; 2022 - “Quase Normal” (2022); “Vingança - O Musical; Clube Da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem”; “A Última Ata”; “Grupo Galpão celebra 40 anos” com três espetáculos que estreiam no Rio de Janeiro; “Domitila”; “Seu Neyla”; “Uma Aventura Chamada Brasil”; “Eu de Você”; “Irma Vap”; “19 Maneiras de Dizer Eu Te Amo”; “Segredo da Areia”; “As Cangaceiras”; “Teatro Cego” e “Segredo de Areia”. 2023 - “Djavanear – Um Tanto Flor, um Tanto Mar”; “Sr. Klein”; “Viva o Povo Brasileiro”; “Noel Rosa: Coisa Nossa”; “Glauce”; “Dom Quixote de Lugar Nenhum”; “Quando Eu For Mãe Quero Amar Desse Jeito”; “O Incidente”; “Bita e a Imaginação que Sumiu”; “Dominguinhos – Isso Aqui Tá Bom de Mais”; “Longa Jornada Noite a Dentro”; “A Cor Púrpura”; “Renato Russo – O Musical” e “Los Hermanos – Musical Pré-Fabricado”; 2024 - “Bonitinha, Mas Ordinária”; “Admirável Sertão de Zé Ramalho”; “Show Leticia Sabatella”; “O Que Nos Mantém Vivos”; “Um Filme Argentino” e “O Que Só Sabemos Juntos”.
Elaine Moreira - Elaboração de projetos Culturais
Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais (FGV – Fundação Getúlio Vargas), formada em Produção Cultural e Bacharel em Ciências Sociais, com habilitação em Produção e Política Cultural pela Universidade Candido Mendes, Elaine Moreira atua na área cultural há 19 anos. Atualmente é diretora de produção da Barata Comunicação, da Cia Atores de Laura e da CultConsult, onde presta consultoria em projeto cultural e atua no mercado de produção de diferentes segmentos como teatro, música, dança, artes visuais e audiovisual. Além disso, ministra edições de cursos e oficinas de Produção Cultural e Produção Teatral.
Já participou de mais de 40 produções teatrais e trabalhou com importantes nomes da cena brasileira como Marília Pêra, Amir Haddad, Victor Garcia Peralta, Artur Xexéo, Gilberto Gawronski, Cacá Mourthé, Regina Miranda, Daniel Herz, Pedro Kosovski, Marco André Nunes, André Paes Leme, Geraldo Carneiro, Sergio Módena, Marcus Caruso, Flávio Marinho, Lucio Mauro Filho, Duda Maia, João Fonseca, Paulo de Moraes, Eduardo Wotzik, Jacqueline Laurence, Otávio Muller, Alessandra Vannucci e Walter Lima Jr.
Marcelo das Histórias - Eixos estruturantes de toda ação cultural
Gestor cultural, comunicador, contador de história e educador. É formado na Pedagogia Griô, especialista no desenvolvimento de projetos e ações de Cultura de Rede e Cultura Viva. Integrante da Articulação Nacional de Emergência Cultural, docente e fundador do Pontão Areté - Escola de Políticas Culturais e do Instituto Latino-Americano de Promoção da Cultura Viva. Suas ações e projetos foram reconhecidos, premiados e realizados em parcerias com os Ministérios da Cultura e Educação, Biblioteca Nacional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Secretaria de Cultura de Campinas e do Estado de São Paulo, Programa Petrobrás Criança, Embrapa, Seja Digital. Organizações internacionais, como a Fundação Hivos, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Programa IberCultura Viva, da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e universidades públicas, tais como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Unicamp.
Mariana Sobreira - Lei Rouanet em foco: fundamentos e aplicações práticas
Diretora da Fomenta Soluções Culturais, tem MBA em Gestão e Produção Cultural pela FGV. No mercado há 18 anos, é também fundadora da Singularte Produções e produziu mais de 70 projetos de teatro, música, audiovisual, artes visuais e festivais.
Felipe Valle - Estudo de Caso de editais culturais
Diretor da Fomenta Soluções Culturais, é produtor, gestor e consultor cultural e cursou MBA em Gerenciamento de Projetos da USP. Desenvolve projetos com foco em inclusão social e diversidade, com destaque para o projeto Sementes - Caminhos para uma produção mais diversa. É responsável pela idealização e execução pedagógica da Incubadora Cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira. Atuou como pedagogo de produção cultural no PTAC (Práticas Técnicas em Artes Cênicas) e no Curso Intensivo de Produção Cultural do SESI Firjan. Atualmente, é professor do Curso de Qualificação Profissional do Polo Educacional Sesc. Com experiência em mais de 70 projetos de teatro, música e festivais, atualmente assina a idealização e a direção geral do projeto Eu Capitu (Dir. Miwa Yanagizawa) e a coordenação artística e direção de produção do espetáculo Da Janela (Dir. Marco dos Anjos). Dentre outros trabalhos, é diretor de produção de "Um Lugar Onde a Vida Acontece", monólogo de Helena Varvaki (dir. Miwa Yanagizawa) e "As Cosquinhas ou A Dança da Raiva" (Dir. Lisa Eiras).
Formar Cultura
Data: 8 de julho a 28 de agosto
Local: Espaço Célula
Rua Fernando Alberto de Oliveira 277 - Centro, Itaguaí
Comentários
Postar um comentário