2a. Mostra Feminina de Hip Hop acontece esta semana no Katarina Bar - SP

 

Mostra Feminina de Hip Hop reúne diversas atividades no Centro de São Paulo no mês de julho
A 2ª edição do evento acontece no Katarina Bar nos dias 15, 16 e 19 de julho, e conta com oficinas, filmes e shows gratuitos. Cristal e DJ Donna são alguns dos nomes presentes.



Foto: Erica Bastos

A cena do Hip Hop ganha destaque na capital paulista com a Mostra Feminina de Hip Hop, que realiza sua segunda edição no sábado, dia 19 de julho, no Katarina Bar, na região central de São Paulo. O evento, gratuito e aberto ao público, será repleto de música, atividades culturais e formação, celebrando a força e a criatividade das mulheres na cultura Hip Hop. O primeiro encontro aconteceu em maio deste ano, na Zona Leste de São Paulo, tendo como elemento principal o Grafite, com atividades com profissionais da arte. Em sua segunda edição, o mote principal da Mostra será o DJ, com dias reservados à oficinas gratuitas de discotecagem. Por isso, a escolha do local que será sede da edição, foi o Katarina Bar (antigo Alberta), fundado por Neiva Silva e KL Jay, DJ do Racionais MCs e um dos mais consagrados do Brasil.
 
“Para nós, a realização da Mostra é de suma importância. Celebrar a força e a criatividade das mulheres na cultura Hip Hop é uma forma de fortalecer a diversidade e promover o protagonismo feminino. Além disso, é uma oportunidade de criar nosso espaço, sem precisar que este seja concedido, e também de mostrar o quanto a colaboração das mulheres é fundamental para a cultura Hip Hop” declara Luana Damasceno, produtora e uma das idealizadoras do evento.

Durante a semana, acontecem oficinas formativas ministradas pela renomada DJ Donna, nos dias 15 e 16 de julho, das 16h às 18h, e dia 19 de julho a partir das 14h, também no Katarina Bar. As atividades são voltadas para mulheres e homens cis, trans, pessoas não-binárias e LGBTQIAPN+, que tenham interesse em se expressar por meio da arte dos toca-discos.

Donna, que irá ministra as oficinas, comenta sobre o projeto: “Sempre tenho manas e até manos que me procuram para aprender a discotecar, sempre dei aulas somente para mulheres e crianças pelo foco na inclusão. Então a expectativa é sempre alta, minhas oficinas não são só sobre aprender a usar os toca-discos ou mixar batida, é também sobre conquistar espaço, aprender a empreender, se valorizar, usar a mixagem como uma comunicação com diversos públicos, às vezes em um mesmo lugar” contextualiza. “O evento inteiro ganha um peso diferente quando é mulher quem gira o vinil, é representatividade viva, que incentiva outras a sonhar, estudar e botar o talento pra jogo. No fim, não é só festa, é revolução, é cultura de rua sendo passada adiante, ainda mais por mulheres” conclui a DJ.

As oficinas são gratuitas e têm vagas limitadas. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição, que segue neste link https://forms.gle/GRREyv54tLf9RUzUA.
Já no sábado, dia 19/07, o evento conta com uma variedade de atividades que contempla o universo Hip Hop, entre elas o resultado das oficinas com a apresentação das DJs que participaram dos encontros realizados nos dias anteriores.

O dia também contará com a exibição de filmes e documentários que abordam as histórias e contribuições das mulheres no Hip Hop, seguida de um bate-papo sobre audiovisual com cineastas, roteiristas, produtoras e artistas envolvidas na produção. 

“Fazer parte de um evento desses é um prazer pra mim, ao lado de mulheres que constroem e mantêm o Hip Hop vivo e possível para todas nós. Sei que vai ser um momento muito especial”, comenta Cristal, que estará presente na Mostra.

Para encerrar esta celebração ao Hip Hop, a Mostra Feminina terá shows e apresentações de lendas do rap nacional, como Tuca, do Realidade Cruel e Lauren, do Visão de Rua, bate-papo com Sharylaine, além de um pocket show especial da Cristal, que trará seu estilo único ao palco. A discotecagem fica por conta da DJ Simone Lasdenas, que mantém a energia do evento durante todo o dia.

A Mostra Feminina de Hip Hop é uma oportunidade de celebrar e fortalecer a presença das mulheres na cultura urbana, promovendo encontros, trocas e inspirações. Como um evento itinerante, a Mostra ainda passará por Porto Alegre em seu terceiro encontro com datas para agosto. 

Acompanhe as novidades nas redes. Para mais informações acesse: https://www.instagram.com/mostrafemininah2/.
SERVIÇO
Local: Katarina Bar, São Paulo/SP
Data oficina: 15 e 16 de julho
Data evento: 19 de julho
Horário oficinas: das 16h às 18h
Horário evento: das 14h às 20h
Faixa Etária: Livre.
Atividades: oficinas de DJ, resultado das oficinas, exibição de filmes e documentários, bate-papo, shows e discotecagem.
Entrada gratuita


Sobre a Boia Fria Produções
Há 17 anos no mercado, a Boia Fria Produções é uma produtora cultural, assessoria de comunicação, gestão de talentos, editora musical e selo fonográfico com foco na música negra em todas as suas vertentes, desde a MPB, passando pelo jazz, samba, funk setentista, até o rap e a soul music nacional. Já trabalhou com artistas de renome como Azymuth, Seu Jorge, Racionais MCs e Elza Soares, e foi responsável pelas carreiras dos rappers Dexter e Rincon Sapiência. Atualmente, administra as carreiras de Amanda Magalhães e Samantha Schmütz. Como selo e editora, além das duas artistas, conta com nomes como Lia de Itamaracá e MC Soffia no casting. Também se dedica a projetos como o Mestres da Soul e o SP RAP, eleito pelo público do Guia da Folha o melhor festival de 2014, além dos festivais Filhos do Guetto, Fico em Casa BR, Favela em Casa e do projeto Diversidartes.

Comentários