(1/8 )- “Estatuto da Criança e do Adolescente - 35 anos”: um dia inteiro dedicado à programação gratuita com painel de debates e música

 “Estatuto da Criança e do Adolescente - 35 anos”: um dia inteiro dedicado à programação gratuita com painel de debates e música

 

Realização: Escola de Música da Rocinha

 


 

Escola de Música da Rocinha vai promover na sua sede em São Conrado - RJ, no dia 1º de agosto, sexta-feira, o evento “Estatuto da Criança e do Adolescente - 35 anos”, que inclui um painel de debates com profissionais que atuam em diversas áreas da infância e juventude. A intenção é marcar a trajetória do ECA como importante garantia dos direitos infantojuvenis no Brasil. No encerramento, apresentação musical com o “Conjunto de Flautas Doce da EMR”. Entrada franca.

Para a professora e pesquisadora Fabiana Melo Sousa, cria da Favela da Rocinha e coordenadora da programação, a expectativa é grande e vai além de uma comemoração. “Esperamos que os encontros sejam provocadores, que fomentem a análise crítica dos conceitos de infância e juventude, os avanços e retrocessos sobre os direitos e as possibilidades e limites de atuação de projetos para a defesa e promoção da vida”- comenta.

Na data, estarão reunidos pela manhã e tarde representantes dos movimentos sociais de favelas e periferias do Rio de Janeiro.  Em pauta, uma reflexão sobre os desafios do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA desde sua implementação em 13 de julho de 1990 até 2025, ano que completa 35 anos.

Assim, a instituição reforça o compromisso com atividades voltadas não apenas para a aprendizagem musical, mas também para o atendimento social. Sobre o evento promovido pela EMR, Fabiana Melo Sousa lembra que é importante trazer à tona o debate como ação para novos avanços e mais conquistas para os movimentos sociais.  Ela ainda ressalta:

_ Precisamos sempre mobilizar a sociedade para pensar sobre as conquistas do passado e também os atuais desafios para a garantia dos direitos. Nossa ideia com o evento é contribuir para sensibilizar jovens e profissionais da educação de projetos sociais acerca dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Ela acrescenta que a realização do evento na Escola de Música da Rocinha se deve ao fato de ser uma instituição que tem a música como um instrumento de transformação de vidas. “E no final das contas, esse é o principal objetivo: a afirmação e defesa da vida de todas as crianças e jovens das favelas e periferias” – finaliza.

Estatuto da Criança e do Adolescente - 35 anos”

Dia: 01/08, sexta-feira

Local: Escola de Música da Rocinha

Endereço: Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro – RJ – auditório - 17º andar

Entrada franca

Inscrições pelo link: https://forms.gle/dYa8R741rEAsL1r49 com emissão de certificado.

 

Programação

        9h30 às 12h30

Mesa: “Entre becos e vielas: o ECA e a conquista dos direitos das crianças e adolescentes das favelas e periferias".

Mediação: Felipe Braga

Participantes

Itamar Silva (Grupo ECO - Liderança do Santa Marta)

Rodrigo Torquato (Advogado e Educador)

Heloísa Helena (Conselheira Tutelar da Rocinha)

 

         14h às 17h

Mesa: “Eu só quero é ser feliz: dignidade e vida para as crianças e adolescentes das favelas e periferias”.

 

*Em 2025 o “Rap da Felicidade” (Cidinho & Doca) completa 30 anos. A música, lançada em 1995, tornou-se um marco no funk brasileiro e continua relevante por abordar questões sociais e o desejo de felicidade em meio às dificuldades enfrentadas nas favelas.

Mediação: Larissa Montez

Participantes

Ivanir dos Santos (Prof. Dr. Babalawô)

Ana Paula Oliveira (Movimento Mães de Manguinhos)

 

Encerramento com apresentação musical do “Conjunto de Flautas Doce da EMR”

Desde 1996 os alunos mais avançados em flauta doce da Escola de Música da Rocinha compõem este grupo, que aprofunda sua habilidade técnica executando arranjos mais complexos com flautas soprano, contralto, tenor e baixo. O repertório é variado e contribui para desenvolver a afinação, a sonoridade e a dinâmica das vozes. Foto @ _johnbraga

 

Comentários