Temporada de estreia “Chá Preto”, do Núcleo Ajeum, passa por espaços culturais e parques de São Paulo

 Temporada de estreia “Chá Preto”, do Núcleo Ajeum, passa por espaços culturais e parques de São Paulo 




Com sessões gratuitas em diferentes pontos da cidade, o espetáculo propõe fabulações coreográficas sobre desejo, memória e futuro negro.


Espetáculo Chá Preto, no Núcleo Ajeum, celebra a existência negra como uma prática de resistência.


O Núcleo Ajeum  (@nucleoajeum), grupo da Zona Sul de São Paulo reconhecido por suas pesquisas coreográficas pautadas nas estéticas e cosmovisões negras, promove a temporada de estreia do espetáculo Chá Preto. A atividade integra o projeto “IBEJADA: Alegria Negra”, contemplado pela 37ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da cidade de São Paulo.


A estreia acontece no dia 26 de junho (quinta), no Espaço Cultural Inventivos, às 20h, e segue com apresentações em 29 e 30 de junho na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão, Parque Augusta e Parque Independência, sempre com entrada gratuita.


Chá Preto é uma ação performática, um "deslocamento sensível" que atravessa o gesto, a memória e o devaneio de homens negros. É um trabalho que habita o entrelugar do sonho e da sobrevivência, da rachadura e da reinvenção. A ação tensiona o tempo linear, propõe fabulações possíveis e encarna uma urgência coletiva: celebrar a existência negra como uma prática de resistência.


“E se fôssemos sol, bolha, mundo? E se, juntos, fôssemos uma boy band?” – provoca um texto-poema que atravessa a obra. Com humor, ficção e delicadeza, os corpos se lançam ao movimento como quem tenta reconfigurar o presente e desenhar futuros onde o agora também seja espaço de festa, desejo e liberdade.


Com concepção, direção e coreografia de Djalma Moura, Chá Preto integra a continuidade da pesquisa do núcleo em torno dos ciclos de vida, como já explorado nas obras IKÚ, LAMA e PADÊ, que articularam morte, nascimento e reinvenção dos corpos negros a partir de mitologias e filosofias afro-diaspóricas.


Ficha Técnica  - Concepção, Direção e Coreografia: Djalma Moura. Criadores Intérpretes: Djalma Moura, Érico Santos, Everton Ferreira, Thalys Felipe e Victor Almeida. Criação Musical: Alisson Amador e Lucas Brogiolo. Provocação Cênica: Aysha Nascimento. Figurino: Alma Luz Adélia. Objetos Cênicos: Núcleo Ajeum. Produção: Dafne Nascimento. Assistente de Produção: Kaike Rodrigues. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Fotografia de Divulgação: Jonathan Aníbal. Arte Gráfica: Bruno Marcitelli


Informações: www.nucleoajeum.com, www.facebook.com/nucleoajeum e @nucleoajeum


Serviço: Temporada Chá Petro - Com Núcleo Ajeum 

Sinopse: Entre camadas de memória, humor e ficção, o espetáculo tensiona o real, fabula presenças, e experimenta futuros onde sobreviver é raro, mas celebrar é urgente. Corpos em estado de criação se lançam ao movimento como quem reconfigura a lógica do tempo: se a pedra foi atirada hoje e acertou o pássaro ontem, dançamos para que o agora se torne um lugar habitável — e o amanhã, um horizonte em festa. Chá Preto é ritual e fabulação, presença em deriva, desejo-coreografia. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos. Grátis. 

Programação: Quando: 26 de junho de 2025 (quinta-feira) - Espaço Cultural Inventivos - R. Limeira, 19 - Q.ta da Paineira, São Paulo - SP, 03150-070
Quando: 29 de junho de 2025 (Domingo), 10h – Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão - Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme - SP
Quando: 29 de junho de 2025 (Domingo), 16h – Parque Augusta -  R. Augusta, 200 – Consolação - SP
Quando: 30 de junho de 2025 (Segunda-feira), 15h – Parque Independência -  Av. Nazaré, s/n – Ipiranga- SP


Comentários