Natura Musical Apresenta: Bagaceira, Videoclipe de Dona Onete faz uma homenagem à cultura paraense
Lançamento ocorre no dia 18 de junho, data em que a Rainha do Carimbó comemora 86 anos e um ano do lançamento do seu disco Bagaceira
Comunidade marcou presença no clipe Bagaceira
Foto: Thiago Gomes
No dia 18 de junho, data em que completa 86 anos, Dona Onete, presenteia seus fãs com o lançamento do videoclipe da música “Bagaceira”, exclusivamente no seu canal no youtube. A faixa-título de seu quarto disco de estúdio, lançado exatamente um ano antes em seu aniversário de 85 anos, ganha vida em um visual que celebra a alegria e a diversidade das festas paraenses.
A escolha da data simbólica reforça a tradição da artista de celebrar novos projetos em momentos especiais, sempre com a genuinidade e o carisma que lhe são peculiares. Dona Onete participou ativamente de cada etapa da produção do videoclipe, do conceito à captação, garantindo que o resultado final refletisse sua visão e o espírito de "Bagaceira".
“Eu queria um vídeo que mostrasse a alegria e a diversidade das nossas festas. Da participação da comunidade, dos idosos e principalmente das crianças. Festa no interior do Pará é isso, tem de tudo. Tem esse zumzumzum todo e eu espero que vocês gostem, assistam e vivam esse mundo com a gente", compartilha a Rainha do Carimbó.
Para atender a esse desejo, a dupla de diretores Naré e Guilherme Takshy embarcou em uma jornada imersiva pelas ilhas e rios paraenses, unindo tradição e afeto em torno da essência do que é uma “Bagaceira”. "A Onete falou que queria ver no clipe os bonecos, a garça, o urubu, o estandarte. Queria ver o povo dela, o interior, o barco chegando. Queria ver o Pará. A missão foi dada e a gente foi atrás de contar essa história como uma grande celebração popular", explica Naré.
O videoclipe é uma homenagem vibrante ao Carnaval das Águas de Cametá, evento tradicional do interior paraense, costurando com sensibilidade a vivência comunitária e elementos visuais marcantes do álbum, como os bonecos no barco, o estandarte e personagens icônicos das canções de Dona Onete, como a garça e o urubu. A narrativa do vídeo retrata os brincantes do interior chegando a Belém em uma poética metáfora da ponte cultural entre as águas e a cidade. A festa se estende ao icônico Ver-o-Peso, invadindo a capital e reunindo diferentes ritmos e tribos em uma celebração contagiante.
Foto: Thiago Gomes
Com um caráter coletivo e artesanal, o videoclipe foi gravado exclusivamente com celulares em locações simbólicas: o Rio Tentém, com a participação dos grupos locais Cordão da Última Hora e Bicharada do Joaba, e em Belém, no Ver-o-Peso e no Barracão de São Lázaro, onde estudantes da ETDUFPA (Escola de Teatro e Dança da UFPA) integraram o elenco e trouxeram a vibração do teatro popular.
Dona Onete aparece no clipe em momentos gravados na casa de uma admiradora, reforçando o caráter coletivo, e no Barracão de São Lázaro, interagindo com elementos visuais inspirados em seu rico universo artístico. A artista, conhecida por sua força simbólica e profundo afeto pela cultura popular, participou ativamente do processo criativo, compartilhando memórias e seu olhar único sobre o que é, afinal, uma “bagaceira”.
O projeto contou com o envolvimento e a paixão de moradores locais, artistas populares e fãs da cantora, como o grupo de dançarinas de carimbó que cresceu ao longo das gravações, ajudando a traduzir em corpo e dança a essência da festa retratada. “Mais do que um videoclipe, Bagaceira é um retrato sensível da nossa festa, da nossa bagunça boa, da nossa raiz”, define Guilherme Takshy, um dos responsáveis pela direção criativa. “É fantasia e é realidade, tudo junto, como só o interior sabe fazer.”
O videoclipe de "Bagaceira" será lançado no canal oficial de Dona Onete no YouTube (www.youtube.com/donaonete), no dia 18 de junho, em meio às celebrações juninas, prometendo ser uma verdadeira festa audiovisual, do Pará para o mundo.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 20 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 200 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical
Sobre Altar Sonoro
Altar Sonoro é uma produtora audiovisual independente criada em 2024 pelos diretores Naré e Guilherme Takshy, com a perspectiva de mostrar o cotidiano urbano da cidade de Belém e a calmaria das florestas e rios que a cercam. Hoje dentro do mercado audiovisual nortista tem se especializado na gravação e produção de videoclipes. No seu portfólio já possuem trabalhos como “Sou do Norte” da cantora Zaynara, “Ocitocina” da cantora Jaloo, “Você É Tudo Pra Mim” da banda Samaúma, “Mulher da Amazônia” de Gaby Amarantos e Zaynara, “É Sal!” de Viviane Batidão e mais recentemente “Bagaceira” de Dona Onete. Sigam a gente nas redes sociais @altarsonoro
ASSESSORIA DE IMPRENSA DONA ONETE
Pantim Comunicação
Tathianna Nunes: tathianna@pantim.co Telefone: 81 99945-4692
Dayw Vilar: dayw@pantim.co Telefone: 81 99728-3549
PR | Natura Musical
Francine Ramos: francine@naturamusical.art.br Telefone: (11) 98839-9735
FICHA TÉCNICA – CLIPE BAGACEIRA!
POR ALTAR SONORO
Ficha Técnica
Direção, Roteiro e Direção Criativa: Naré e Guilherme Takshy
Produção Executiva: Geraldinho Magalhães, Marcel Arêde e Viviane Chaves
Direção De Produção Altar Sonoro: Guilherme Takshy e Cau Oliveira
Coordenador De Produção: Fernando Galvão
Direção De Fotografia: Altar Sonoro
Direção De Arte: Guilherme Takshy e Alessandra Torres
Produção De Elenco: Lucas Serejo
Produção Altar Sonoro: Cau Oliveira e Gabriel Barbosa
Assistente De Direção de Arte: Paulo Vinício
Fotografia Still: Thiago Gomes
Drone: Cau Oliveira e Thiago Gomes
Montagem e Colorização: Naré
Designer/Animação: Luska
Making Off: Altar Sonoro e Cau Oliveira
Produção Técnica: Guilherme Takshy e Cau Oliveira
Elétrica/Iluminação Geral: Douglas Pompeu, Sidnaldo Barros e Victor Expedito.
Transporte: Amanda Tur
Equipe Dona Onete
Assistentes Dona Onete: Josi Rodrigues e Silvana Castro
Beleza: Ísis Penafort
Styling: Neto Navarro
Motorista: Alcir De Sousa
Assistente de Produção: Raendrea Sacramento
GRUPO CORDÃO DA ÚLTIMA HORA (CAMETÁ):
COORDENAÇÃO: Mestre Vital e Ruth Carvalho
Douglas Guilherme Silva Da Silva; Ediane Dos Santos Paes; Edivane Dos Santos Paes; Eliana Oliveira; Eliziel; João Batista S. Valente; Marcelo Carvalho Furtado; Marcos Rian; Maria Eduarda Da Silva; Niuvaldo Paiva De Oliveira; Paula Nara Coelho Pinto; Riandra Santos; Rosilma De S. Coelho; Rosimeire De Souza Coelho; Simone De Souza; Steffany Tayne Silva Da Silva
Tacielma Meireles Da Silva; Tiago Rodrigues
ELENCO E FIGURAÇÃO - CORDÃO ULTIMA HORA - BELÉM
Claudio Estrela ; Cleo Dias; Everson Eli; Faísca; Gustavo Sanato; Josué Pantoja; Jothan Netto; Lucas Serejo; Raul Lima ; Wellington Maciel; William Soto
GRUPO DE CARIMBÓ:
GRUPO EQUILÍBRIO - SÃO JOSÉ DE ANCHIETA - CONJ MAGUARY
Agostinho Sampaio; Edna Cruz; Edna Santana; Jaciara Silquera; Joana Ataide; Josilete Silva; Jurema Castro (Urubu); Lourdes Pimenta (Garça); Maria Da Assunção Fernandes; Oscarina Costa; Sandra Rodrigues; Selma Ribeiro; Sonia Ferro; Stael Rosa
GRUPO BICHARADA DO JUABA:
Adrian de Oliveira Aragão (Urubu); Diego Lima Gomes (Tucano); Elvis Souza dos Santos (Palhaço); Leticia Vitória Rodrigues Guimarães (Papagaio); Merian Machado da Silva (Periquito); Michel de Souza (Bem-te-vi); Raiana Costa Rodrigues (Arara vermelha); Tiago da Silva Nascimento (Arara azul)
GRUPO PÁSSARO JUNINO:
PÁSSARO JUNINO SUINDARA - (BAIRRO DO MARCO):
Maria Celeste Lacerda - Porta Pássaro Suindara
GRUPO JUNINO
Luisa Mourão (Fada); Manuelle Lobato (Garça); Vicente Tocantins (Guardião Do Grupo)
GRUPO JUNINO TANGARÁ - BAIRRO DA CAMPINA
Anna Sofia Do Vale (Pássaro Tangará); Geovanna Rodrigues; Giselle Do Vale - (Guardiã Do Grupo)
GRUPO JUNINO TEM TEM (GUAMÁ):
Evandro Albuquerque (Caçador); Isabelly Clarice Amaral (Porta Pássaro Do Tem Tem);
Responsável: Antonio Ferreira - Guardião Do Pássaro
Locação 01: CASA ICOARACI
Cinara Rodrigues; Inácio Oliveira ; Inara Rodrigues
Locação 02: BARRACÃO DE SÃO LÁZARO - ICOARACI
Marilda Mendes; Moacir Dias
BANDA OS HORMÔNIOS (CAMETÁ):
Antonilson Cardoso - Trombone
João Maria - Saxofone
Marcelo - Bumbo
BANDA LOS VIEGAS (GUAMÁ):
Ailton Paixão - Bumbo
Daniel Cordeiro - Sax
Daniel Corrêa - Trombone
Jadson Palheta - Trompete
Sidney Viegas - Baterista
Patrocínio: Natura Musical através da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará
Comunicação: Pantim Comunicação e Banzeiro Comunicação
Realização: AmpliDiversão
Agradecimentos: Josi Rodrigues (Neta)
------------------------------
CRÉDITOS DA MÚSICA
Letra e Música: Dona Onete
ISRC: BRW5V2400001
Gravado por Assis Figueiredo e Marcos Sarrazin no Estúdio Apce, Belém, Pará. Em Setembro de 2023
Mixado e Masterizado por Assis Figueiredo no Estúdio Apce e no Bapo Som, Ilhabela, São Paulo.
Mixagem e Masterização Dolby ATMOS por Assis Figueiredo.
Arranjos: Breno Oliveira, Marcos Sarrazin, Pio Lobato e Vovô.
Capa por Maitê Zara
Distribuição: Ingrooves
Selo: AmpliDiversão
Comentários
Postar um comentário