GRÁTIS - Artista indígena colombiana abre mostra VERBO nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira a Galeria Vermelho em São Paulo celebra os 20 anos da VERBO, principal mostra de performance do Brasil e uma das mais importantes do mundo.
Quem abre a agenda é a artista colombiana Julieth Morales , integrante de uma geração de profissionais que transitam entre o urbano e o rural, recuperando tradições para se opor ao sistema econômico caracterizado por suas práticas extrativistas e individualistas. Ela apresenta a performance ritualística Pishi Yá: Tejer y Destejer el Ofrendamiento.
|
Destaques da programação
Ao todo, temos artistas de 16 países participando com performances e vídeos desta edição. A Sala 2 da Galeria Vermelho será ocupada com esses vídeos.
Entre os destaques temos ainda o Novíssimo Edgar, e nomes como Sophia Pinheiro (artista visual, cineasta e educadora popular), Gabriel Cândido (performer), Elilson (artista, pesquisador e professor), Gama Higai (artista visual, multiartista e performer queer não binário), Tadzio Veiga (diretor, coreógrafo, performer e pesquisador), além de Pasha Gorbachev e T.F.Cia de Dança, Jardim Miriam Arte Clube (Jamac).
|
Virão de Fortaleza (CE), em sua quarta participação no evento, o No barraco da Constância tem! juntamente com o Teatro Máquina e Marrevolto Filmes. Do Recife (PE), são esperados a dupla Dori Nigro e Paulo Pinto.
Expansão
Além de São Paulo, a VERBO chega em 2025 a Ribeirão Preto (SP). Em setembro, teremos edições em Fortaleza, na Pinacoteca e em São Luís (MA).
|
Serviço
VERBO - Mostra de Performance Arte (18ª edição)
Galeria Vermelho
Local: Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01244-010
Horário: a partir das 19h
Data: de 2 a 5 de julho
Ingressos: Gratuito, mediante a lotação do espaço.
Demais locais:
Espaço Escada (Ribeirão Preto – SP) – 25 e 26 de julho.
Pinacoteca do Ceará (Fortaleza – CE) – 11 a 13 de setembro
Chão SLZ (São Luís – MA) – 17 a 19 de setembro
Sobre a VERBO
A mostra bienal de performance VERBO é um festival dedicado à apresentação de ações na área da performance de artistas brasileiros e estrangeiros. A mostra foi instituída pela Galeria Vermelho em 2005 com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à arte da performance. Mais informações em Link
Comentários
Postar um comentário