Editora Senac São Paulo lança o Gibizão da arquitetura moderna e nos convida para uma viagem ilustrada pelos ícones que moldaram o mundo

  Editora Senac São Paulo lança o Gibizão da arquitetura moderna e nos convida para uma viagem ilustrada pelos ícones que moldaram o mundo



Escrita pelo arquiteto Marcio Mazza, a obra terá seu evento de lançamento na Galeria Idea!Zarvos, em São Paulo, no dia 7 de junho

 

Para quem ama arquitetura, a Editora Senac São Paulo acaba de lançar o “Gibizão da arquitetura moderna”, de Marcio Mazza. O livro apresenta a história e os principais nomes do segmento de forma lúdica e acessível, oferecendo também novas perspectivas para arquitetos e profissionais mais experientes.
 

E no dia 7 de junho, sábado, das 10h às 14h, acontecerá o lançamento desta obra na Galeria Idea!Zarvos, na zona oeste de São Paulo, onde o autor irá conversar com o público e autografar exemplares.
 

Uma breve sinopse da obra

Com cerca de 900 imagens, o Gibizão nos convida para uma viagem no universo da arquitetura, partindo de sua própria definição nas palavras de alguns dos maiores e mais influentes arquitetos dos últimos tempos.
 

Para tal, grandes acontecimentos do mundo são frequentemente apontados como os prováveis pontos de partida para a nova arquitetura moderna. Como exemplos, temos a Revolução Industrial, com a mudança da vida do campo para as cidades; o primeiro projeto construído industrialmente, o Crystal Palace; a Escola de Chicago e a invenção da estrutura metálica; a descoberta do desenho industrial pela Werkbund; e uma série de “outras construções” desenvolvidas na Europa são alguns dos marcos abordados na obra até que se chegue, por fim, naqueles considerados os quatro grandes mestres da arquitetura moderna: Walter Gropius, Mies Van der Rohe, Frank Lloyd Wright e Le Corbusier.

Além disso, o autor se propõe a falar de arquitetura baseando-se mais em ilustrações do que na teoria propriamente dita. “Vamos nos ligar bastante em desenhos e um pouco menos em teorias, mais em edifícios e menos em manifestos. A arquitetura acontece através da construção e não por palavras, por mais importantes que elas sejam para a formação dos arquitetos. Os edifícios que ilustram a história contada no livro já estão impregnados dessas teorias e representam muito bem os principais textos e slogans que foram criados nesse período. Por isso, trata-se de uma obra com cerca de 900 imagens”, diz.
 

Marcio Mazza

Formado Arquiteto pela FAU-USP em 1974, com mestrado em Arquitetura na Califórnia em 1980 no SCI.Arc, Márcio trabalhou no Centro Pompidou, Beaubourg, Paris, de 1980 a 1984 com pesquisas, exposições e publicações sobre arquitetura moderna e vernacular. No Brasil, por sua vez, foi diretor de arquitetura no Centro Cultural de São Paulo na gestão do Secretário de Cultura Gianfrancesco Guarnieri e Diretor do Museu da Casa Brasileira na gestão do Secretário de Cultura Ricardo Ohtake. Já como arquiteto, recebeu diversos prêmios na área de fotografia, design de produto, design gráfico, arquitetura e arquitetura corporativa, tendo criado o portal ARQ/Bacana voltado para arquitetura, design e onde desenvolveu os ArchTours, passeios que levavam grupos para fazerem tours arquitetônicos e gastronômicos em São Paulo. Atualmente possui escritório de arquitetura em SP e acaba de escrever um livro sobre arquitetura, o Gibizão da Arquitetura Moderna.
 

Sobre a Editora Senac São Paulo

Desde 1995, a Editora Senac São Paulo publica conteúdos voltados ao desenvolvimento profissional nas áreas de Gastronomia, Moda, Educação, Beleza e Estética, Turismo e Hospitalidade, Comunicação, Marketing, Design, Arquitetura, Saúde e Tecnologia da Informação. Hoje, seu catálogo possui mais de 1.000 títulos, presentes em todas as plataformas e livrarias. A atuação da Editora reafirma o propósito compartilhado com o Senac São Paulo que é o de disseminar, por meio de suas publicações, conhecimento para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, sempre visando desenvolver profissionais com autonomia, sem perder de vista valores como a ética, o compromisso social, a inovação e o desenvolvimento sustentável.


Ficha técnica

Gibizão da arquitetura moderna
Autor: Marcio Mazza
Páginas: 168
Preço: R$ 90
Onde comprar: Editora Senac São Paulo

 

 

 

 

Serviço - Lançamento do livro “Gibizão da arquitetura moderna”

  • Quando: 7 de junho, sábado
  • Horário: das 10h às 14h 
  • Local: Galeria Idea!Zarvos - R. Sampaio Vidal, 978, Jardim Paulistano, São Paulo (SP)
     

Comentários