Chef Paulo Machado no Congresso Gastronômico Latino-Americano e Food Safaris, México.

 Chef Paulo Machado representa o Brasil no Congresso Gastronômico Latino-Americano no México e inicia temporada de imersões culturais e gastronômicas no país.

 


Chef Paulo Machado (divulgação)



O chef brasileiro Paulo Machado, referência internacional na gastronomia pantaneira, é um dos destaques da programação do 1º Congresso Gastronômico Latino-Americano – ACIMA 2025, a convite do IGM (Instituto Gastronômico de Mérida) pelo chef Luna, que acontece de 11 a 13 de junho, em Mérida, no México. Promovido pelo Instituto Gastronômico de Mérida, o evento reunirá grandes nomes da culinária latino-americana sob o tema “América Latina no Paladar”, com painéis, demonstrações culinárias e degustações que celebram a riqueza e a diversidade dos sabores do continente.
 

No dia 12 de junho, Paulo Machado participa de uma mesa de debate ao lado de chefs renomados como Marcelo Bottli (Paraguai) e Obed Reyes (México), e no encerramento do evento (13/06), será responsável por uma apresentação especial de pratos típicos brasileiros. Sua presença no ACIMA marca a abertura de uma temporada de atividades gastronômicas no México que reforçam sua atuação como embaixador da gastronomia pantaneira no Brasil e no mundo.
 

Paulo Machado é chef de cozinha, apresentador de TV no canal Modo Viagem (Globoplay) e no reality Sabor à Prova (Record MS), e fundador do Instituto de Pesquisas Paulo Machado, dedicado ao estudo da cultura alimentar brasileira, com foco especial no bioma Pantanal. Toda vivencia e atividades pelo Mexico serão registradas para o novo canal, lançado recentemente, do chef Paulo Machado no Youtube.
 

Food Safari México – uma vivência gastronômica durante o Día de Muertos



Após o congresso, entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, o chef Paulo Machado assina a curadoria do Food Safari México, uma imersão cultural e gastronômica em plena celebração do Día de los Muertos, uma das manifestações mais simbólicas da cultura mexicana. A iniciativa faz parte do projeto Food Safaris, criado por ele para realizar expedições gastronômicas ao redor do mundo, em busca de ingredientes, tradições e histórias locais.
 

No México, o roteiro contempla experiências autênticas como:
 

• Aula prática sobre salsas, moles e chillis mexicanos; • Degustação de Mezcal, Tequila e sais exóticos como o de Chapulín; • Aula com a chef Lourdes Hernández, a “Guisandera Atrevida”, em Cuernavaca; • Visitas à Casa Azul de Frida Kahlo, ao Museu Nacional de Antropologia e ao sítio arqueológico de Teotihuacán; • Celebração tradicional do Día de Muertos no vilarejo de San Pedro de Tultepec, com jantar familiar de Posoles, Pan de Muertos, Tamales, Tequila e muito mais.
 


“Essa expedição é mais que uma viagem: é um mergulho em tradições milenares que conectam comida, memória e espiritualidade. Celebrar o Día de Muertos com os mexicanos é uma das formas mais bonitas de entender o que significa cozinhar com alma”, afirma o chef.


Resumo da programação do Food Safari México:
 

• 29/10 – Aula sobre chillis e salsas no Mercado Jamaica + degustação de mezcais e moles tradicionais; • 30/10 – Visita à Casa de Frida Kahlo, Coyoacán e Mercado Roma; • 31/10 – Aula prática com a chef Lourdes Hernández em Cuernavaca; • 01/11 – Visita ao Mus

Comentários